Veja como um publisher potencializa sua estratégia de SEO

31/03/2021

Marketing

Veja como um publisher potencializa sua estratégia de SEO

Para se desenvolver uma boa estratégia de SEO, apenas as palavras-chave não bastam. Com a maior concorrência pelas primeiras posições na busca e a evolução no comportamento dos usuários, os algoritmos dos buscadores adotam critérios cada vez mais complexos para definir a ordem de ranqueamento nos resultados.

É importante pensar também na distribuição do conteúdo da sua empresa além do próprio site ou blog. Deve-se ter outros endereços apontando para seus domínios, comprovando assim a relevância das suas páginas em determinado assunto ou palavra-chave.

Nesse sentido, a parceria com um publisher digital é uma ótima forma de potencializar sua estratégia de SEO. Veja a seguir como isso é possível, tendo como exemplo os cases de sucesso com a NSC.

A força digital da NSC e autoridade de domínio

Publisher é quem atua como veículo para a publicação de conteúdo de terceiros. Podemos citar como exemplo disso os veículos NSC Total e G1 SC. Além do jornalismo, diversas marcas têm conteúdos veiculados nesses portais.

Para que esse tipo de parceria funcione, é necessário que o publisher esteja em um patamar acima no potencial de ranqueamento nos buscadores. Isso pode ser avaliado pelo tamanho da audiência que ele atrai e pela autoridade do domínio.

Com relação ao tamanho da audiência, o jornalismo digital da NSC é líder de visualizações de páginas em Santa Catarina. Apenas em fevereiro de 2021, segundo o Instituto Verificador de Comunicação, foram mais de 38 milhões de visualizações no G1 e no NSC Total somados. Este ocupa a primeira posição no Estado, com uma vantagem de 40% sobre a concorrência em todo 2020.

Mais do que isso, portais como o NSC Total detêm uma elevada autoridade de domínio. Essa é uma pontuação desenvolvida pela Moz que prevê as chances de um site ter bom ranqueamento nos resultados das buscas (SERPs). Ela é calculada a partir do número 1, sendo esse o patamar mais baixo, até 100.

Um site recém-criado recebe, então, a nota 1. Já os megadomínios da internet, como Google e Wikipédia, estão acima de 90.

Mas essa é uma escala logarítmica. Isso quer dizer que é mais fácil subir de 20 para 30 do que de 70 para 80.

O NSC Total, por exemplo, tem uma autoridade de domínio avaliada em 84. Já o principal concorrente no Estado recebe nota 72. Ou seja, a NSC tem mais força como publisher para potencializar a estratégia de SEO das marcas.

Leia também: Como ter resultado mais rápido com marketing de conteúdo?

Domínios mais fortes têm preferência nas buscas on-line. (Foto via Freepik)

Boas práticas na criação de conteúdo

Domínios com autoridade em determinado assunto ou conjunto de palavras-chave têm o “poder” de validar outros sites, quando fazem links para eles. É como se avisassem ao algoritmo de busca: este endereço também é útil neste tópico.

Além disso, um ponto positivo de trabalhar com jornais on-line é que eles abordam uma vasta gama de assuntos. Desse modo, as palavras-chave da marca não ficam deslocadas nesse outro domínio.

Então, o Estúdio NSC Branded Content, responsável pelo conteúdo patrocinado nos veículos da NSC, adota boas práticas de construção de link nesses projetos para potencializar a autoridade on-line das marcas

O primeiro passo é a construção de links internos entre os conteúdos. O canal Investe Mais, para a Warren, é um exemplo disso. Ele traz matérias sobre investimentos financeiros para um público específico e as relaciona de forma eficiente com outros temas sobre o assunto, iniciando uma conversa que é essencial para quem está pensando em investir (topo de funil).

A partir disso, cria-se uma trilha de conhecimento que aproxima cada vez mais o conteúdo das soluções da empresa, levando o consumidor à fase de decisão.

Por fim, os conteúdos conectam-se diretamente às páginas da empresa. Logo, a parceria com a NSC não só otimiza sua estratégia de SEO pela autoridade de domínio, mas também contribui com acessos diretos para as páginas da empresa.

Leia também: Saiba como ter seu conteúdo digital na NSC

Resultados no longo prazo com a estratégia de SEO

As práticas de SEO no NSC Total têm um papel fundamental na conquista dessa grande audiência. Somente as buscas orgânicas representam 40,68% do tráfego no portal.

O bom ranqueamento das páginas da NSC é visto também nos conteúdos das marcas. Por exemplo, uma pesquisa por “investir em Santa Catarina” revela em primeiro lugar uma peça de branded content no G1 SC.

Então, se o conteúdo da marca tem um bom ranqueamento graças à boa estratégia de SEO com a NSC, isso quer dizer que ele pode trazer resultados no longo prazo. O Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) é prova disso, tendo feito uma parceria para valorizar a produção e estimular o consumo de carne suína e de frango em Santa Catarina.

Além de aparecerem nos primeiros resultados relacionados a palavras-chave da entidade, os conteúdos produzidos pelo Estúdio NSC Branded Content continuam gerando impacto para o Icasa muito tempo depois. Um bom exemplo é o artigo “Banha de porco faz bem: confira o que diz especialista sobre gordura animal”: ele teve 10.349 visualizações de página nas duas semanas de ativação de campanha. Passado um ano, o número de visualizações ultrapassou a marca de 52 mil.

Portanto, o retorno do investimento em conteúdo nos veículos da NSC é cada vez maior com o passar do tempo.

Descubra mais resultados dessa parceria no Portfólio do Estúdio NSC Branded Content, com diversos cases de sucesso para você se inspirar.

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