logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Marketing

Veja como um publisher potencializa sua estratégia de SEO

31/03/2021

Para se desenvolver uma boa estratégia de SEO, apenas as palavras-chave não bastam. Com a maior concorrência pelas primeiras posições na busca e a evolução no comportamento dos usuários, os algoritmos dos buscadores adotam critérios cada vez mais complexos para definir a ordem de ranqueamento nos resultados.

É importante pensar também na distribuição do conteúdo da sua empresa além do próprio site ou blog. Deve-se ter outros endereços apontando para seus domínios, comprovando assim a relevância das suas páginas em determinado assunto ou palavra-chave.

Nesse sentido, a parceria com um publisher digital é uma ótima forma de potencializar sua estratégia de SEO. Veja a seguir como isso é possível, tendo como exemplo os cases de sucesso com a NSC.

A força digital da NSC e autoridade de domínio

Publisher é quem atua como veículo para a publicação de conteúdo de terceiros. Podemos citar como exemplo disso os veículos NSC Total e G1 SC. Além do jornalismo, diversas marcas têm conteúdos veiculados nesses portais.

Para que esse tipo de parceria funcione, é necessário que o publisher esteja em um patamar acima no potencial de ranqueamento nos buscadores. Isso pode ser avaliado pelo tamanho da audiência que ele atrai e pela autoridade do domínio.

Com relação ao tamanho da audiência, o jornalismo digital da NSC é líder de visualizações de páginas em Santa Catarina. Apenas em fevereiro de 2021, segundo o Instituto Verificador de Comunicação, foram mais de 38 milhões de visualizações no G1 e no NSC Total somados. Este ocupa a primeira posição no Estado, com uma vantagem de 40% sobre a concorrência em todo 2020.

Mais do que isso, portais como o NSC Total detêm uma elevada autoridade de domínio. Essa é uma pontuação desenvolvida pela Moz que prevê as chances de um site ter bom ranqueamento nos resultados das buscas (SERPs). Ela é calculada a partir do número 1, sendo esse o patamar mais baixo, até 100.

Um site recém-criado recebe, então, a nota 1. Já os megadomínios da internet, como Google e Wikipédia, estão acima de 90.

Mas essa é uma escala logarítmica. Isso quer dizer que é mais fácil subir de 20 para 30 do que de 70 para 80.

O NSC Total, por exemplo, tem uma autoridade de domínio avaliada em 84. Já o principal concorrente no Estado recebe nota 72. Ou seja, a NSC tem mais força como publisher para potencializar a estratégia de SEO das marcas.

Leia também: Como ter resultado mais rápido com marketing de conteúdo?

Domínios mais fortes têm preferência nas buscas on-line. (Foto via Freepik)

Boas práticas na criação de conteúdo

Domínios com autoridade em determinado assunto ou conjunto de palavras-chave têm o “poder” de validar outros sites, quando fazem links para eles. É como se avisassem ao algoritmo de busca: este endereço também é útil neste tópico.

Além disso, um ponto positivo de trabalhar com jornais on-line é que eles abordam uma vasta gama de assuntos. Desse modo, as palavras-chave da marca não ficam deslocadas nesse outro domínio.

Então, o Estúdio NSC Branded Content, responsável pelo conteúdo patrocinado nos veículos da NSC, adota boas práticas de construção de link nesses projetos para potencializar a autoridade on-line das marcas

O primeiro passo é a construção de links internos entre os conteúdos. O canal Investe Mais, para a Warren, é um exemplo disso. Ele traz matérias sobre investimentos financeiros para um público específico e as relaciona de forma eficiente com outros temas sobre o assunto, iniciando uma conversa que é essencial para quem está pensando em investir (topo de funil).

A partir disso, cria-se uma trilha de conhecimento que aproxima cada vez mais o conteúdo das soluções da empresa, levando o consumidor à fase de decisão.

Por fim, os conteúdos conectam-se diretamente às páginas da empresa. Logo, a parceria com a NSC não só otimiza sua estratégia de SEO pela autoridade de domínio, mas também contribui com acessos diretos para as páginas da empresa.

Leia também: Saiba como ter seu conteúdo digital na NSC

Resultados no longo prazo com a estratégia de SEO

As práticas de SEO no NSC Total têm um papel fundamental na conquista dessa grande audiência. Somente as buscas orgânicas representam 40,68% do tráfego no portal.

O bom ranqueamento das páginas da NSC é visto também nos conteúdos das marcas. Por exemplo, uma pesquisa por “investir em Santa Catarina” revela em primeiro lugar uma peça de branded content no G1 SC.

Então, se o conteúdo da marca tem um bom ranqueamento graças à boa estratégia de SEO com a NSC, isso quer dizer que ele pode trazer resultados no longo prazo. O Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) é prova disso, tendo feito uma parceria para valorizar a produção e estimular o consumo de carne suína e de frango em Santa Catarina.

Além de aparecerem nos primeiros resultados relacionados a palavras-chave da entidade, os conteúdos produzidos pelo Estúdio NSC Branded Content continuam gerando impacto para o Icasa muito tempo depois. Um bom exemplo é o artigo “Banha de porco faz bem: confira o que diz especialista sobre gordura animal”: ele teve 10.349 visualizações de página nas duas semanas de ativação de campanha. Passado um ano, o número de visualizações ultrapassou a marca de 52 mil.

Portanto, o retorno do investimento em conteúdo nos veículos da NSC é cada vez maior com o passar do tempo.

Descubra mais resultados dessa parceria no Portfólio do Estúdio NSC Branded Content, com diversos cases de sucesso para você se inspirar.


Negócios SC

Estúdio NSC Branded Content

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico