logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Comunicação

Veja como melhorar a comunicação de startups com a NSC

13/08/2021

Por definição, startups são empresas jovens, fundadas com o objetivo de desenvolver e comercializar produtos ou serviços a partir de novas ideias para o mercado. Nesse estágio, elas ainda buscam o modelo mais eficiente de negócio.

Tratando-se de empresas recentes e, muitas vezes, com propostas sem base de comparação, elas têm o desafio de superar a desconfiança tanto de consumidores quanto de investidores. Diante disso, a forma como é feita a comunicação de startups pode ser determinante para o sucesso delas.

Então, para saber como melhorar a comunicação de startups, conheça a seguir o papel da NSC nesse processo.

Para conquistar o público final

De acordo com uma pesquisa da Campaign Monitor, atualmente a aquisição de clientes é a prioridade número um de pequenos negócios como startups. No entanto, quando o assunto envolve soluções inovadoras, existem algumas barreiras que precisam ser superadas pela empresa para alcançar esse objetivo.

A primeira delas é despertar o interesse do público pela novidade. O marketing inbound, por mais interessante que seja, baseia-se em algum nível de interesse prévio do consumidor. Mas e quando o produto ou serviço é tão disruptivo que o público-alvo sequer considera sua existência?

A segunda barreira é a da confiança. Como o consumidor vai interagir com uma empresa da qual ele nunca ouviu falar?

Esses dois desafios podem ser superados com a ajuda da mídia tradicional. Por terem um DNA bastante digital, as startups costumam não perceber a importância da comunicação em meios como televisão, rádio e jornal para o sucesso do negócio.

Acontece que a publicidade off-line é tão importante quanto a on-line, inclusive para as empresas com foco no ambiente digital. O consumidor não está apenas nas redes sociais ou na internet — e as startups precisam de uma estratégia de comunicação 360° para alcançá-lo onde estiver.

Veja o caso da comunicação da startup AHOY! Serviços Expressos. Por meio de um aplicativo, ela conecta usuários a profissionais de limpeza. A empresa passou da divulgação entre amigos para um crescimento além de toda expectativa em poucos meses com a NSC. 

O sucesso é resultado do investimento em mídia digital, rádio e TV, durante o programa Tech SC, como explica Lucas Almeida Zequinão, cofundador da startup:

— Em termos gerais, podemos dizer que nossas solicitações aumentaram em quase 800% no dia do programa e a quantidade de downloads e cadastros no aplicativo superou todas as nossas expectativas (tanto de clientes em busca do serviço como de novos colaboradores querendo ofertar trabalho). O Tech SC foi a validação definitiva para responder nossas principais questões, ou seja, que nossa ideia era inovadora e funcionava, e que a televisão ainda continua sendo o principal veículo de informação para o público quando se trata de credibilidade.

Como destaca o empresário, a credibilidade é um grande diferencial dos veículos da NSC. Quando a comunicação de startups ocorre em meios de confiança do público, a exemplo da TV, da rádio e do jornal, a mensagem da marca é percebida como de maior valor.

Leia também: O que é marketing multicanal e como fazer na prática?

O crescimento da startup depende da sua estratégia de comunicação. (Foto via Freepik)

Para atrair leads B2B

A comunicação B2B é outra que pode ser otimizada com a NSC. Isso porque as mídias essenciais permitem a segmentação da mensagem para alcançar seu público-alvo com precisão.

Seja qual for o seu cliente ideal, a equipe da NSC pode ajudar sua startup a encontrar a melhor estratégia de divulgação para destacar sua marca. Inclui-se aí a sugestão dos meios, veículos e horários ou temas mais adequados para sua comunicação.

Um exemplo de sucesso para atrair leads B2B é o da IDataDev, startup do pequeno município de Capinzal, com 23 mil habitantes. Nem a localização nem o porte do negócio foram empecilhos para o crescimento da empresa diante de uma estratégia de patrocínio no Tech SC, conhecido como a vitrine para a inovação em Santa Catarina.

O programa da NSC TV atrai uma audiência apaixonada por empreendedorismo, com muitos telespectadores também empresários ou em cargos de decisão dentro das empresas. Então, o patrocínio no Tech SC foi perfeito para a IDataDev, porque a solução oferecida pela startup é voltada para outros negócios.

— Nós conseguimos entrar na vitrine do Estado de Santa Catarina e realmente aumentou a procura de pessoas e de empresas. Tem projetos rodando pelo Estado inteiro depois que passamos no Tech SC — avalia Greg Lucinio Dambros, diretor executivo na IDataDev.

Leia também: Como fazer comunicação B2B nos veículos da NSC?

Para despertar o interesse de investidores

Dados da CB Insights, de 2021, mostram que a principal razão por trás da falência de startups é a falta de dinheiro ou de novos investimentos.

Para uma empresa em validação do negócio, não basta conquistar usuários ou atrair leads. Novos clientes trazem uma demanda maior de atenção, pessoal e recursos, ainda no estágio em que não se atingiu o equilíbrio financeiro da operação. Por isso, é preciso ter uma boa reserva financeira para sustentar esse crescimento ou então buscar investidores.

Nessa busca, a presença da mídia é uma garantia de segurança no trabalho desenvolvido. A própria IDataDev recebeu oferta de compra após aparecer no Tech SC, relata Dambros.

Ter esse planejamento de comunicação não só demonstra que a startup tem uma boa organização e está pronta para crescer, como chama a atenção de investidores para a qualidade da solução desenvolvida.

Quer saber agora como fazer a comunicação da startup na NSC? Aproveite nosso Simulador de Campanha e receba uma sugestão de estratégia de mídia customizada.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico