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Marketing

Veja como gerar leads nas redes sociais em 5 passos

30/03/2020

Quer gerar leads nas redes sociais? Este é o conteúdo certo para você.

A seguir, vamos mostrar cinco passos para otimizar sua estratégia de marketing digital e transformar redes como Facebook, Instagram e LinkedIn em ferramentas de venda. Acompanhe.

Considerações para gerar leads nas redes sociais

Antes de entrarmos propriamente no passo a passo para gerar mais leads nas redes, é preciso fazer algumas breves considerações iniciais.

Primeiro, é importante salientar que as redes sociais andam lado a lado com outros canais de comunicação. De acordo com um estudo da Kantar Media, o consumidor reúne informações de três fontes ou canais diferentes, em média, para se decidir sobre uma marca. Limitar a presença no dia a dia desse consumidor, como ter uma comunicação só on-line ou só off-line, coloca a empresa em desvantagem diante de outras que adotam uma estratégia 360º.

Segundo, segmentação é essencial para gerar leads nas redes sociais. Estamos falando aqui tanto da mensagem que sua marca passa em cada rede, e como aproveita os recursos de cada plataforma, quanto da segmentação de público. Quanto mais específicas forem suas ofertas de conteúdo e seus anúncios, mais qualificados serão os leads.

Confira o que mais já falamos sobre redes sociais no Negócios SC:

O público está conectado com todos os tipos de mídia, não só as redes sociais. (Foto via Freepik).

5 passos para gerar leads nas redes sociais

Otimize seu perfil

O primeiro passo a trabalhar é a apresentação da marca e, mais especificamente, da sua campanha para gerar leads nas redes sociais.

É importante ter uma identidade visual constante entre as diversas redes que sua empresa utilize e fazer com que caminhem para o mesmo objetivo. Passar impressões contrastantes ou informações desatualizadas faz o consumidor questionar a credibilidade do negócio. Por exemplo, rodar uma campanha de Páscoa na TV e nas redes sociais todo o visual ainda ser de Natal.

Além disso, explore os recursos que cada rede oferece. Algumas redes permitem mais informações que outras, esta disponibiliza um botão com chamada para ação enquanto aquela não, e assim por diante.

Alguns cuidados que você pode ter:

  • Insira seu link mais importante no perfil de cada rede.

  • Prefira descrições curtas de perfil e com chamadas para ação.

  • No Facebook e no Twitter, troque a imagem de capa para cada campanha.

  • No Facebook e no Twitter, deixe em destaque um post para geração de lead.

  • No Facebook e no Instagram, utilize o recurso de criar anúncios compráveis.

  • No Facebook e no Instagram, aproveite os botões acionáveis, como o de contato ou agendar horário

  • No LinkedIn, evite colocar links nas postagens, pois isso reduz o alcance. Use as caixas de comentários ou de mensagens para isso.

Publique conteúdos acionáveis

Existem duas formas de gerar leads nas redes: conseguir o dado de contato por algum recurso da própria rede, como a captação de e-mail para newsletter, ou levar o público até uma landing page com formulário para preencher. Em ambos os casos, o conteúdo postado precisa ser acionável.

Em termos práticos, isso quer dizer que não adianta ter imagens ou textos bonitos sem uma chamada para ação. Coloque um link curto nas suas postagens (no Instagram, indique o link no perfil ou use os Stories), insira botões em seus anúncios e encurte a distância entre a visualização do conteúdo e o resultado desejado.

Crie anúncios para gerar leads nas redes

Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter têm, cada um à própria maneira, a opção de criar anúncios focados na geração de leads. Explore o gerenciador de anúncio de cada rede e crie novas campanhas com objetivos como gerar cadastro ou converter em cliques no site.

O segredo para o sucesso nesse tipo de campanha é fornecer um bom motivo para o cadastro. O público não fornecerá os dados simplesmente por fornecer, ele espera algo em troca. Então, é preciso usar alguma oferta como “isca”, como um conteúdo relevante gratuito, um concurso, um sorteio, uma promoção limitada, um cupom de desconto ou uma vantagem extra da compra.

Pense na experiência do usuário

Quanto mais complicada a mecânica para o fornecimento de dados e quanto mais informações o usuário deva preencher, maiores as chances de ele desistir no meio do caminho. Facilite.

Se o post ou anúncio direciona para seu site, que seja diretamente para a página de formulário, em vez de a pessoa ter de procurar na página inicial o link certo. No formulário, peça apenas as informações essenciais, como orienta a Lei Geral de Proteção de Dados. No geral, reduza ao máximo o número de cliques necessários para concluir a tarefa.

Integre com as campanhas nas mídias essenciais

Para finalizar, lembramos a importância de integrar a campanha para gerar leads nas redes sociais com os demais canais de comunicação da marca. As mídias essenciais, como televisão, rádio e jornal, têm um importante papel a desempenhar na atração desses leads.

Entenda como criar uma campanha integrada de comunicação com a equipe do Estúdio NSC Branded Content. Nosso time pode ajudar sua empresa a preparar a melhor estratégia para se conectar com o perfil desejado de consumidor de diferentes formas e maximizar os resultados. Entre em contato pelo e-mail nscbrandedcontent@somosnsc.com.br ou pelo telefone (048) 3216-3528.


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