TV em dados: consumo de vídeo alcança 98% dos brasileiros

31/05/2022

Comunicação

TV em dados: consumo de vídeo alcança 98% dos brasileiros

O vídeo continua sendo um dos principais modos de se conectar marcas ao público. Não à toa, 63% do investimento publicitário no Brasil em 2021 foi concentrado em formatos de vídeo, segundo o relatório “Inside Video 2022”, da Kantar IBOPE Media. Entre as 10 marcas de bens de consumo mais escolhidas, esse investimento chega a 88% do total.

Se o vídeo ainda domina, a televisão é rainha. Em 2021, quase 206 milhões de pessoas assistiram à TV linear no Brasil — mais precisamente 205.876.165 telespectadores. O tempo médio de consumo de TV tradicional ficou na casa de 5 horas e 37 minutos por dia.

Diante de tamanha importância para a publicidade, é preciso acompanhar os últimos dados sobre o consumo de vídeo no País e como isso impacta sua marca. Então, veja outros destaques do relatório “Inside Video 2022” que trazemos até você.

Alcance do conteúdo em vídeo no Brasil

A Kantar IBOPE Media revela números impressionantes sobre o alcance do conteúdo em vídeo no Brasil. Eles mostram que 98% das pessoas no País assistiram a conteúdos do tipo no primeiro trimestre de 2022. 

Mas, quando falamos de alcance de vídeo, estamos nos referindo principalmente à TV. Em 2021, 93% dos brasileiros viram a televisão linear ao longo de um mês e ela alcançou 54% dos indivíduos a cada dia.

Como comparação, o vídeo on-line chega a 51% das pessoas no mês e a 32% diariamente.

A televisão linear ainda concentra 79% de todo o tempo gasto consumido vídeo dentro de casa. Por sinal, o aparelho televisor é o dispositivo escolhido por 92% dos brasileiros na hora de consumir vídeo no lar. Ou seja, por mais útil que o celular seja na interação com conteúdos, a fonte de informação principal continua sendo a TV.

Leia também: QR Codes geram grandes ações e resultados na televisão

Smartphone é só o segundo dispositivo em preferência para consumo de vídeo. (Foto via Freepik)

O perfil do consumidor de vídeo

O consumo de vídeo atravessa a maioria absoluta dos brasileiros. Mas como será o perfil daqueles consumidores mais intensos? Os novos dados sobre o vídeo no Brasil também respondem a essa questão.

A televisão atrai, sobretudo, um público mais maduro. Pouco mais da metade dos telespectadores (51%) têm 50 anos ou mais. Nesse sentido, vale destacar que esse grupo de consumidores acima dos 50 movimenta mais de R$ 1,8 trilhão por ano na economia do País, segundo a pesquisa “Longeratividade”, realizada pelo Instituto Locomotiva para o Grupo Bradesco Seguros.

Logo em seguida vem a faixa etária dos 35 aos 49 anos, com 24% do público. Depois, os telespectadores dos 25 aos 34 anos somam 10%, enquanto os de até 24 anos chegam a 15%.

Já o consumo de vídeo on-line tem uma distribuição um pouco mais homogênea que a TV. Veja o perfil desse consumidor:

Por outro lado, a televisão é mais democrática ao comunicar com diferentes classes sociais:

Outra diferença entre a televisão e a internet é que, se a TV alcançou quase 206 milhões de brasileiros, o Brasil conta com um número menor de usuários digitais. São 165,3 milhões de pessoas conectadas no País, segundo o relatório “Digital 2022: Brazil”, de We Are Social e Hootsuite.

Leia também: Intervalo comercial: como aumentar as vendas pela TV?

O consumo de vídeo na televisão pelos brasileiros

Uma das razões pelas quais a televisão é tão democrática é sua programação agradar a todos os gostos.

Quando se trata de relaxar ou passar tempo em família, por exemplo, lá está a televisão como companhia. De acordo com a Kantar IBOPE Media, 72% dos telespectadores brasileiros gostam de relaxar vendo TV. Além disso, para mais de um quarto do público (28%), o consumo de vídeo domiciliar é feito acompanhado.

Entretanto, o meio também é umas das principais fontes de informação dos brasileiros. Mais da metade (59%) do público televisivo confia na TV para se manter informado, tanto que 25% do tempo que os telespectadores passam consumindo vídeo na televisão linear é voltado ao jornalismo.

Outros conteúdos especialmente populares na TV do Brasil são as novelas, com 18% do tempo passado em frente ao televisor, e esportes, com 11%. Programas de auditório e reality shows vêm logo em seguida.

Portanto, a televisão tem tudo para continuar atraindo o público e se manter como o meio mais consumido não só de vídeo, mas de conteúdos de uma forma geral. Essa é uma ótima oportunidade para sua marca se conectar com um grande público e aumentar suas vendas.

Conheça agora as oportunidades para anunciar na NSC TV, a emissora líder de audiência em Santa Catarina.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui