Termômetro Solidário une marcas em prol da causa social

13/05/2022

Inovação

Termômetro Solidário une marcas em prol da causa social

A preocupação com as boas práticas ecológicas, sociais e de governança (ESG) está presente no dia a dia de um número cada vez maior de empresas. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 95% dos negócios brasileiros já incluem o ESG entre suas prioridades corporativas.

Esse fenômeno está diretamente relacionado com o maior interesse do público por empresas que visem além do lucro. Inclusive, entre as de capital aberto, a GrantThornton revela que 86% delas concordam que poderão sofrer impacto negativo caso não adotem uma gestão que leve ESG em consideração.

Além desse impacto positivo nos negócios, o envolvimento com alguma causa é um bem em si próprio. É com esse espírito que a NSC lançou nesta sexta (13), durante o Jornal do Almoço, a nova edição da campanha Termômetro Solidário. Até julho de 2022, o projeto vai arrecadar agasalhos e cobertores para comunidades catarinenses com o apoio das marcas Fort Atacadista, Casa do Couro Mezzalira, Vigilância Radar, Nostra Casa e OdontoTop Chapecó.

Quer ficar por dentro dessa iniciativa? Então saiba mais sobre as ações do Termômetro Solidário 2022.

A importância de abraçar uma causa social

Dentro do ESG, um terço do público acredita que as práticas sociais de uma marca sejam o fator mais relevante na hora de decidir uma compra. Isso é o que diz o estudo “ESG Consumer Index”, da agência Lew’Lara TBWA, em parceria com a DCode.

Já uma pesquisa da Opinion Box mostra que 76% dos consumidores são favoráveis às marcas terem um posicionamento em relação a causas sociais. Mais ainda, 58% do público afirma que as marcas devem se posicionar quanto ao combate à fome e à pobreza, por exemplo.

Mas também é preciso tornar essas ações de conhecimento público, para que o consumidor possa levar isso em consideração ao escolher de quais marcas vai comprar. Dos entrevistados pela Opinion Box, 53% relatam sentir falta de um posicionamento mais expressivo por parte das marcas.

Aí entra a importância de abraçar uma causa social como o Termômetro Solidário, que acontece anualmente desde 2018. O projeto tem ampla cobertura nos veículos da NSC, fortalecendo o marketing social das marcas parceiras.

Nesta edição, Fort Atacadista, Casa do Couro Mezzalira e Vigilância Radar repetem o apoio que em 2021 arrecadou mais de 295 mil peças de roupa para combater o frio no Estado. Também participam agora em 2022 a Nostra Casa e a OdontoTop Chapecó.

Leia também: O significado de ESG para as empresas responsáveis

Ações como o Termômetro Solidário mostram que fazer o bem é bom para os negócios. (Foto via Freepik)

Sobre o Termômetro Solidário 2022

A campanha deste ano vai até 30 de julho e contará com mais de 30 pontos de coleta de roupas e cobertores por todas as regiões de Santa Catarina. Nesse sentido, os espaços de Fort Atacadista, Vigilância Radar e Casa do Couro Mezzalira contribuem para dar maior capilaridade à iniciativa pelo Estado. O objetivo do Termômetro Solidário 2022 é arrecadar 200 mil peças.

Para acompanhar a arrecadação e lembrar os catarinenses de doar, o Jornal do Almoço receberá um termômetro virtual. Quanto maior a força da campanha, mais quente ele ficará, representando o calor que esse gesto pode levar à vida de quem precisa.

Entre as ações propostas para o Termômetro Solidário 2022, ainda está previsto um Sopão Beneficente no dia 18 de junho, com distribuição de alimentos nas ruas. Mais adiante, no dia 9 de julho, haverá o Dia D de arrecadação, em formato de drive-thru por diferentes cidades catarinenses.

A agenda da campanha pode ser acompanhada pela NSC TV, assim como pelos portais da NSC na internet.

Leia também: Termômetro Solidário mobiliza empresas de SC

Compromisso social com Santa Catarina

O Termômetro Solidário já rendeu à NSC o Prêmio Empresa Cidadã, entregue pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC), pelo impacto positivo gerado para a população catarinense. Mas quem pode atestar melhor o papel desse projeto para a proposta de ESG são as marcas parceiras nessa boa ação.

— Ações que promovem o engajamento da comunidade, que despertam o público para a cidadania, tendo como objetivo fomentar o bem do próximo, o olhar para o outro, têm muito a agregar para a sociedade atual. E a campanha Termômetro Solidário mostrou isso: conseguimos despertar nas pessoas esse cuidado com quem estava em situação desfavorecida. Estes “pequenos” gestos fazem a diferença e, inclusive, fortalecem os nossos negócios — destaca Gustavo Petry Custódio, gerente nacional de marketing do Fort Atacadista.

Alberto Mezzalira, diretor da Casa do Couro Mezzalira, também reforça o poder de engajamento do Termômetro Solidário. Isso porque o projeto vai além do ambiente corporativo e convoca a população como um todo a somar forças. É uma sinergia entre a maior empresa de comunicação de Santa Catarina, grandes marcas presentes no Estado e o povo catarinense.

— Iniciativas como essa e com a força da imprensa catarinense, além do engajamento de toda a população e empresas, fazem a diferença na vida das pessoas — comenta Mezzalira.

Como participar do Termômetro Solidário da NSC?

Até o dia 30 de julho de 2022, você pode doar roupas, agasalhos e cobertores em bom estado em qualquer um dos diversos pontos de coleta em Santa Catarina. Toda a arrecadação do Termômetro Solidário será destinada a comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Veja todos os pontos de coleta do Termômetro Solidário 2022.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui