Tech SC é vitrine para a inovação tecnológica no Estado

25/01/2021

Tecnologia

Tech SC é vitrine para a inovação tecnológica no Estado

O ecossistema da inovação tecnológica em Santa Catarina é destaque no cenário brasileiro. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e da Accenture, o Estado conta com sete cidades entre as 20 com maior quantidade de startups por número de habitantes no Brasil.

Florianópolis, Chapecó, Joinville, Tubarão, Blumenau, Balneário Camboriú e Criciúma são esses polos catarinenses com um número expressivo de empresas inovadoras, em um mercado que gera mais de 47 mil empregos e tem faturamento anual de R$ 15,5 bilhões no Estado. Segundo o Observatório Acate, o setor já representa 5,6% do PIB estadual.

Além do interesse econômico e estrutural, a inovação tecnológica chama a atenção do público também de formas mais próximas e pessoais. E o Tech SC, programa da NSC TV comandado por Rúbia Laidens, está ajudando a conectar quem cria a quem consome tecnologia em Santa Catarina.

Saiba mais sobre essa atração e as oportunidades que ela oferece para seu negócio.

Destaque para a inovação tecnológica de Santa Catarina

O Tech SC estreou na NSC TV em novembro de 2019 e chega à sua terceira temporada conquistando um público fiel e cada vez maior.

O programa focado em inovação tecnológica vai ao ar todos os domingos, às 7h30, com 20 minutos por episódio. Cada temporada tem duração de seis meses. Ao longo dessa trajetória, já passaram pela atração mais de 200 startups catarinenses e mais de 480 empreendedores.

A apresentação do Tech SC é feita por Rúbia Laidens, comunicadora com 23 anos de experiência em televisão e apaixonada por tecnologia e inovação.

— É uma experiência muito rica e uma oportunidade única de comprovar que o nosso Estado tem muitas mentes brilhantes e empreendedores que realmente se preocupam com o próximo, em oferecer produtos e serviços que levem, além de praticidade, mais qualidade de vida, economia de tempo e dinheiro aos usuários — declara Laidens ao celebrar mais de um ano de Tech SC no ar.

O programa atua como vitrine para essas soluções inovadoras desenvolvidas no Estado. E o público catarinense, para a apresentadora, está cada vez mais interessado pelas vantagens que elas oferecem.

— Principalmente depois da pandemia, quando a tecnologia e a inovação viraram os assuntos do momento — acrescenta.

Leia também: Como funcionam as incubadoras de empresas em Santa Catarina?

Rúbia Laidens comanda o Tech SC aos domingos de manhã na NSC TV. (Divulgação)

A audiência do Tech SC: alto engajamento na TV e on-line

O interesse do público catarinense é refletido nos índices de audiência do programa. Aos domingos de manhã, o Tech SC impacta mais de 237 mil telespectadores por minuto em Santa Catarina, segundo pesquisa da Kantar IBOPE Media.

Para se ter uma melhor ideia do poder do Tech SC, 39% de todos os telespectadores da Grande Florianópolis ligados nesse horário na TV, em todos os canais, estão acompanhando as inovações tecnológicas apresentadas no programa. E o índice de fidelidade do público é igualmente impressionante, atingindo a marca de 71%.

Além da audiência televisiva, o programa de inovação e tecnologia da NSC TV tem alto engajamento no meio virtual. O Tech SC é uma plataforma de conteúdo que está presente também no Globoplay, em podcast e nos canais especiais dentro de G1 e NSC Total.

Só no G1, foram mais de 372 mil visualizações de páginas em 2020. Esses artigos recebem, inclusive, um tempo médio de leitura quase 20% superior ao dos outros conteúdos no portal.

O sucesso na TV e on-line pode ser atribuído à proposta democrática do Tech SC, levando a inovação tecnológica de forma acessível para todos. O objetivo é trazer mais praticidade ao dia a dia dos catarinenses.

— Desde a dona de casa que quer conhecer aplicativos, jovens que querem conhecer melhor o setor que mais movimenta a economia em Santa Catarina até empreendedores que buscam inspiração ou querem se atualizar sobre o que acontece no ecossistema — Laidens explica.

Essa diversidade pode ser vista no perfil da audiência. Na televisão, o público tem um aspecto mais maduro, acima de 35 anos. Enquanto isso, no digital, a maioria dos leitores está entre 25 e 34 anos, com um grupo representativo também entre 18 e 24 anos.

Outra vantagem dos canais digitais do Tech SC é a capacidade de apresentar as soluções catarinenses para outros estados. Os conteúdos on-line atraem um significativo número de acessos de São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, entre outras regiões metropolitanas brasileiras.

Leia também: Qual é a melhor emissora de TV em SC para anunciar?

Tech SC traz ótimos resultados para empresas inovadoras

A cada semana, são apresentadas no Tech SC de três a quatro empresas inovadoras. Quem é notícia garante que ser mencionado no programa já traz ótimo retorno da exposição na mídia.

— Nossa entrevista para o Tech SC trouxe um novo fluxo de downloads. Tivemos uma subida nas métricas, com picos nos dias seguintes — comenta Luiza Guerreiro, CEO da Explot, empresa que criou um aplicativo para ajudar no desenvolvimento infantil.

Rafael Cardoso Cunha, CEO do Floripa Hike, responsável por um app de incentivo ao ecoturismo, também comprovou o efeito positivo de ser destaque no programa. Logo após a exibição, o aplicativo recebeu 1.440 downloads e a startup ganhou dezenas de seguidores nas redes sociais.

Os empreendedores ainda afirmam que a visibilidade é capaz de atrair o público B2B, agregando valor às soluções apresentadas.

— A exposição no Tech SC trouxe diversas oportunidades de negócios com grandes players, inclusive posicionados nacionalmente. Além disso, a qualidade da produção da reportagem somou pontos durante a negociação para uma nova rodada de investimentos que já estava em andamento — revela Eládio Isoppo, CEO da Payface, startup de Florianópolis que desenvolve soluções em pagamentos. 

Oportunidades no programa de tecnologia da NSC TV

Os resultados expressivos do Tech SC têm chamado a atenção das empresas que desejam vender mais, fortalecer a marca diante de um público engajado e apoiar o ecossistema de tecnologia em Santa Catarina. Por meio de anúncios, patrocínios, ações de merchandising e outras oportunidades comerciais, é possível ter uma presença constante no programa e colher frutos ainda maiores com a exposição.

— Incentivar a cultura de inovação através do Tech SC, sem dúvida, é a melhor forma de apoiar as startups — garante Rúbia Laidens.

Uma das marcas parceiras da atração é a Unimed Grande Florianópolis, que tem um case de crescimento anual de 545% com o apoio da NSC.

Para aquelas que desejam formar essa parceria, o Tech SC oferece a oportunidade de ter mais de 5 milhões de impactos em TV e digital. Imagine essa visibilidade para seu negócio!

Quer conhecer as possibilidades de ser destaque entre as soluções tecnológicas de Santa Catarina? Então fale com a NSC pelo site ou pelo (48) 99174-3847.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui