Startups catarinenses que se destacaram na pandemia

06/07/2020

Marketing

Startups catarinenses que se destacaram na pandemia

O mundo da inovação já costuma ser uma montanha-russa de emoções. Agora, no meio de uma pandemia e frente a um cenário econômico desafiador, o ecossistema empreendedor está ainda mais agitado.

De um lado, infelizmente temos redução de pessoal e desaceleração dos negócios em algumas empresas, mesmo em um mercado forte como o de Santa Catarina. Outras, favorecidas por tendências de consumo que despontaram com o novo coronavírus, estão em ritmo acelerado. E ainda há aquelas que desenvolveram soluções específicas durante a crise de Covid-19, tudo isso enquanto adaptam a operação para o modelo de trabalho remoto.

A seguir, veremos algumas dessas startups catarinenses que se destacaram na pandemia com serviços bem adequados à nova realidade. Acompanhe.

Quais startups catarinenses se destacaram na pandemia?

Sizebay

Sem dúvida, o e-commerce foi favorecido pelas medidas de distanciamento social, tornando-se a única opção de compra em alguns casos. Mas isso não exclui a necessidade de as marcas se diferenciarem entre si para conquistar o consumidor.

Na indústria da moda, uma das soluções mais promissoras para isso é oferecida pela Sizebay, startup de Joinville. A empresa é pioneira no Brasil na criação de provadores virtuais, que promete uma experiência de compra diferenciada e mais aprofundada. Isso pode, inclusive, levar o consumidor a testar novas marcas.

ToPedindo

Outro segmento que cresceu por causa da pandemia foi o de entrega em domicílio. Com muitos estabelecimentos sem poder atender presencialmente, o serviço de delivery por meio da compra pela internet foi a ponte necessária entre o comércio e o consumidor.

Uma plataforma catarinense que acompanhou esse aumento da demanda foi a ToPedindo, solução desenvolvida em Criciúma e que atende cerca de 20 cidades do Sul de Santa Catarina. A startup catarinense teve, inclusive, um aumento de 126% no faturamento com o maior número de pedidos on-line.

Zygo

Merece destaque também o delivery para restaurantes e bares criado pela Zygo, startup de Florianópolis. O Delivery do Bem foi desenvolvido assim que se revelaram os primeiros impactos da crise no setor. O que torna esta plataforma especial é o fato de que não há taxas ou cobranças para os donos de estabelecimentos gastronômicos, enquanto permite a criação de lojas on-line para o consumidor encontrar esses lugares pela internet. 

Leia também: #JuntosporSC: conecte seu negócio com uma grande audiência

As startups catarinenses trazem diversas soluções para o cenário de pandemia. (Foto via Freepik)

Smart Tour

Algumas startups catarinenses estão fazendo parcerias com governos para ajudar no controle da pandemia, como a Smart Tour Brasil. A empresa com sede na capital de Santa Catarina criou o Smart Tracking da Covid-19, utilizado pela Prefeitura de Florianópolis nos ônibus municipais para rastrear contatos de casos positivos do novo coronavírus.

Essa solução é adequada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e foi selecionada por órgãos internacionais como uma das 10 maiores propostas que auxiliam no combate à Covid-19, entre 1.183 soluções de 120 países.

Biocelltis

Outra startup de Florianópolis que vem se destacando na pandemia é a Biocelltis, empresa de engenharia biomédica que é referência na produção in vitro de pele humana. Agora, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), a startup catarinense passará a produzir também tecido pulmonar.

O objetivo é possibilitar maiores análises sobre a ação do novo coronavírus e testar medicamentos para curar a doença.

Agendaki

Enquanto isso, algumas soluções estão sendo desenvolvidas para ajudar marcas e consumidores a respeitar as determinações dos órgãos de saúde. Nesse sentido, podemos citar a Agendaki, uma plataforma para agendar atendimentos entre lojistas e clientes, evitando aglomerações.

O projeto conta com profissionais de tecnologia de Santa Catarina e estreou em meio às medidas de distanciamento social.

Leia também: O que as empresas resilientes fazem?

Payface

Na hora de pagar, o consumidor também pode se proteger utilizando novas tecnologias de pagamento sem contato. Uma delas está sendo desenvolvida em Florianópolis pela startup catarinense Payface. Ela possibilita a autorização de transações por meio de reconhecimento facial e promete ter um grande impacto no mercado, tendo recebido recentemente um investimento de R$ 3 milhões para continuar se desenvolvendo.

CredPago

Outras fintechs catarinenses trazem vantagens específicas para determinados setores da economia. A CredPago, por exemplo, é uma startup de Joinville voltada ao mercado imobiliário que oferece uma solução para imobiliárias poderem negociar dívidas em aberto com os clientes. Com isso, espera-se recuperar até o final do ano R$ 20 milhões em aluguéis atrasados no Brasil.

E como a NSC está ajudando Santa Catarina?

Durante toda a pandemia de Covid-19, a NSC também lançou diversas soluções para ajudar o público catarinense, em especial os pequenos negócios que foram mais afetados pela crise. Destacamos aqui três conteúdos com informações essenciais para ajudar sua empresa:

Para mais informações, entre em contato pelo site ou mande um WhatsApp para (48) 99188-5651.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui