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SEO para pesquisa por voz: do que seu site precisa?

06/02/2020

Até 2023, a IAB Brasil estima que existirão 5 milhões de unidades instaladas de smart speakers no País. Some-se a isso o fato de que 66% da população brasileira já acessa a internet em dispositivos móveis, segundo Hootsuite e We Are Social, e temos aí um grande estímulo para a difusão da pesquisa por voz.

Descubra adiante como otimizar o conteúdo de sites e blogs para as pesquisas por voz e esteja à frente de mais essa tendência de marketing digital.

O que é a pesquisa por voz?

A pesquisa por voz é a consulta on-line baseada na fala do indivíduo e não requer digitação nem toque no dispositivo. Tudo começa com um comando simples, como “OK, Google” ou “Alexa…”. Com a maior conectividade que a tecnologia 5G trará, em breve será possível interagir com os mais variados eletrônicos e eletrodomésticos em casa.

A praticidade de poder fazer essas tarefas sem digitar tem ganhado cada vez mais adeptos da pesquisa por voz. Por exemplo, se surgir uma dúvida na hora de cozinhar, você pode perguntar “quantos gramas são dois terços de xícara?” sem parar o que está fazendo. Não à toa as ferramentas que permitem isso são chamadas de assistentes pessoais.

Mas a pesquisa por voz não é uma mera substituição da pesquisa por texto. Ela é muito mais conversacional e menos robótica.

Em buscas por escrito no Google, por exemplo, é comum sermos mais diretos: “como otimizar site pesquisa voz”. Já no áudio, a pergunta é um diálogo: “como eu posso usar SEO para pesquisa por voz?”. Isso requer um método próprio de interpretação por parte dos mecanismos de busca e a capacidade de conversão de texto em fala (TTS) que entregue resultados mais “faláveis”.

Portanto, profissionais de marketing precisam de uma abordagem diferente à otimização para as buscas.

Como as pessoas usam pesquisa por voz?

A pesquisa por voz representa uma enorme praticidade na vida das pessoas. Isso fica mais evidente quando analisamos os principais motivos para usar essa ferramenta de busca.

De acordo com o site Statista:

  • 43% dizem que é mais rápido que acessar um site ou usar um app.
  • 42% dizem que podem pesquisar enquanto dirigem ou em outras situações em que não não conseguem acessar o dispositivo.
  • 38% dizem que é mais divertido que outros métodos de busca.

É uma combinação de fatores que atrai o público para a pesquisa por voz: rapidez, conveniência, percepção de um contato mais humano… Há também situações específicas que estimulam seu uso, como estar sozinho ou em casa.

Ambientes mais comuns da pesquisa por voz:

  • Em casa, sozinho.
  • Em casa, com companhia.
  • No trabalho, sozinho.

No entanto, ano a ano, esse cenário está mudando para o uso mais público. Nesse contexto, as pesquisas por “perto de mim” são uma das mais populares. Por meio delas, os consumidores descobrem serviços específicos nas proximidades de onde estão, em um estágio já avançado de interesse na compra.

O que as pessoas querem saber, segundo a Microsoft:

  • 68% pesquisam por uma informação pontual.
  • 65% pesquisam como chegar a um lugar.
  • 47% pesquisam por uma empresa.
  • 44% pesquisam por um produto ou serviço.

Leia também: Veja como usar geomarketing na sua estratégia

A pesquisa por voz é uma ferramenta prática para um mundo corrido. (Foto via Freepik).

Como otimizar seu conteúdo para a busca por voz?

Veja agora seis dicas de SEO para seu site ou blog ranquear melhor nas pesquisas por voz.

1. Reduza o tempo de carregamento das páginas

Lembre-se de que a maioria das buscas em áudio será feita em dispositivos móveis. Além disso, os algoritmos dos motores de busca darão prioridade a páginas mais leves para apresentar os resultados mais rapidamente. Portanto, prefira vídeos e imagens compactadas, use apenas os plugins essenciais, evite animações que sobrecarregam o tempo de abertura e configure o carregamento por blocos.

2. Facilite como seu negócio é encontrado

Preencha corretamente e em detalhes as informações no Google Meu Negócio e nos perfis das redes sociais. Localização, formas de contato e horários de funcionamento são fundamentais nas buscas “perto de mim”.

3. Aprenda a usar os destaques no Google

Além dos resultados normais, as buscas no Google retornam diversos destaques, como listas, trechos de conteúdo, perguntas frequentes etc. Segundo a SEMRush, 60% das respostas às pesquisas por voz vieram dos snippets, ou seja, de definições condensadas sobre assuntos específicos. A média das respostas é de 29 palavras, ainda afirma a Backlinko.

Um exemplo disso está no começo deste artigo. À questão “O que é a pesquisa por voz?” trouxemos a resposta direta: “A pesquisa por voz é a consulta on-line baseada na fala do indivíduo e não requer digitação nem toque no dispositivo”.

Leia também: Featured snippets: conquiste a posição zero nas buscas do Google

4. Crie conteúdos em torno de perguntas

Colocar-se no papel do consumidor e imaginar as perguntas que ele faria ajudará sua marca a conquistar esses destaques nos motores de busca. Use-as nos seus conteúdos de site ou blog. Outra dica é criar uma página específica de perguntas frequentes do público.

5. Escreva de modo natural

A menos que seja um conteúdo muito técnico, prefira uma linguagem mais acessível que possa ser facilmente lida pelo dispositivo e entendida pelo público. Evite rodeios na escrita para não confundir o ouvinte da busca. Parágrafos mais curtos também são recomendados, até 75 palavras.

6. Pense em frases-chave

Comentamos que a pesquisa por voz tem um caráter de conversa. Os termos usados na busca, então, costumam ser longos e podem envolver mais de uma palavra-chave. Portanto, uma dica de SEO é produzir conteúdos mais completos e que abordem vários tópicos de um mesmo tema, compreendendo várias palavras-chave relacionadas.

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