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SEO: otimização muito além das palavras-chave

27/08/2019

Qual é o segredo para uma boa estratégia de SEO?

Por algum tempo, as palavras-chave foram o foco da discussão sobre como ranquear bem nas páginas de busca. Você as colocava no título, em um subtítulo e com certa densidade ao longo do conteúdo e pronto. Mas isso não é mais o bastante.

Quem está por trás do que funciona ou não em search engine optimization (otimização para mecanismos de busca) é o próprio usuário. Ferramentas como Google e Bing ajustam seus algoritmos para se adequarem às expectativas das pessoas que as utilizam. Para estar na primeira página e tornar seu negócio mais facilmente encontrável, então é preciso ir além das palavras-chave.

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3 dicas de otimização das buscas

1. Utilize LSI (Latent Semantic Index)

Uma das razões pelas quais só as palavras-chave não são mais eficazes para uma boa estratégia de SEO são práticas como clickbait (aquelas chamadas exageradas que não entregam o prometido). O termo de busca aparecia no título e algumas vezes no conteúdo, mas este falava sobre um assunto completamente diferente e frustrava o usuário. E se ele se frustra, quem perde é o buscador.

Aí entra LSI, ou Indexação Semântica Latente. Essa é a forma como os motores de busca entendem seu conteúdo, para saber o que de fato está sendo abordado na página.

Imagine um título como: “A manga ideal de cada temporada”. Só pela palavra-chave “manga” não é possível identificar se o artigo falará de mangas de camisa ou da fruta. Para entender, serviços como o Google encontram padrões de escrita, ou conjuntos de palavras associadas que definem o termo principal.

No caso de “manga”, se for um blog de moda, ela estará relacionada a termos como “manga longa”, “manga curta”, “blusas” etc. Se for uma página de alimentação, virá perto de “manga-rosa”, “vitamina C”, “fruto”, entre outros vocábulos.

É importante usar LSI em seus conteúdos, tanto em títulos quanto no corpo do texto, facilitando o entendimento pelo buscador. Para isso, explore variações da palavra-chave principal ao longo da escrita.

Não existem fórmulas mágicas para ter resultado com SEO, apenas boas práticas. (Foto de Carlos Muza via Pexels.)

2. Invista em conteúdos mais extensos

Continuando na esteira do primeiro tópico, precisamos abordar a questão da extensão do conteúdo. Muitas empresas apostam no início em uma estratégia de conteúdos mais curtos para competir em mais palavras-chave e ter volume de produção, mas isso pode afetar o LSI no longo prazo.

O pensamento é que, quanto menor o texto, menos pistas ele dá aos buscadores sobre o assunto abordado. No entanto, sabemos que no começo de uma estratégia de marketing de conteúdo é difícil produzir artigos longos, que tendem a trazer mais resultados.

Nesse caso, uma vez que sua equipe já tenha estabelecido um ritmo frequente de produção e trabalhado as palavras-chave essenciais, é hora de voltar aos conteúdos criados anteriormente e editá-los, enriquecê-los e atualizá-los. O objetivo é ter algumas páginas-pilar em seu blog que deem sustentação às demais.

3. Conquiste autoridade

Quando falamos de autoridade com marketing de conteúdo existem dois pontos envolvidos. O primeiro é sobre se posicionar como referência para o público naquilo que faz. O segundo é ter seu conteúdo validado por outras fontes que trabalham o mesmo assunto.

Quando uma página menciona outra — e ambas abordam um campo semântico similar —, é como se a primeira dissesse ao motor de busca: esta segunda também é válida. Porém, não é qualquer fonte que consegue atribuir autoridade. Além de falar sobre coisas relacionadas, a referência deve ter um volume considerável de acessos pelo buscador. Ou seja, deve ser relevante.

Para conquistar esse tipo de validação de autoridade, seu blog precisa ter um conteúdo altamente recomendável e rico para atrair a atenção desses portais maiores. Sua equipe pode, inclusive, ir atrás de parcerias para receber essas menções.

Um jeito mais prático de conseguir isso é por meio do seu próprio canal de conteúdo em portais de referência, como o NSC Total. Com mais de 13 milhões de visualizações de páginas mensais e a possibilidade de associar artigos com o mesmo LSI, seu próprio endereço pode ser alavancado nas buscas on-line.

Saiba mais: Entenda como a distribuição de conteúdo impacta sua estratégia de SEO

Conheça mais técnicas avançadas de SEO

Recapitulando o que vimos até agora, podemos definir uma boa estratégia de SEO como aquela que:

  • Tem um conteúdo que corresponde à promessa da palavra-chave e indica aos motores de busca sobre o que trata;
  • Vai além do superficial, sendo mais rica em informações e realmente tirando as dúvidas do público;
  • Conquista autoridade de outras fontes que abordam temas similares e sinalizam aos buscadores sua importância.

Agora, se quiser dominar ainda mais técnicas de SEO e saber como usar meta tags, descrições de imagens e outras boas práticas para levar suas páginas ao topo das buscas, baixe nosso e-book especial de otimização. Nele você vai descobrir 35 itens essenciais para ter um site ou blog de sucesso, é só clicar no link e aproveitar!


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