logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Vendas

Semana do Brasil e Dia do Cliente: veja como se destacar

04/08/2021

O Dia do Cliente é comemorado todos os anos em 15 de setembro. A data comercial é uma criação brasileira que existe desde 2003, preenchendo um mês até então mais fraco para as vendas do varejo, entre o Dia dos Pais em agosto e o Dia das Crianças em outubro.

Diferentemente do Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, que busca ressaltar os direitos do público, o Dia do Cliente tem uma estratégia de vendas mais agressiva. O objetivo é conquistar e fidelizar com bons preços. Nesse sentido, é mais próximo da Black Friday.

Desde 2014, o interesse pelo Dia do Cliente vem crescendo expressivamente nas buscas do Google e atingiu o pico em 2020. A partir de 2019, a data ainda ganhou a companhia da Semana do Brasil, criada pelo Governo Federal para movimentar o varejo no período próximo ao Dia da Independência do Brasil.

Veja a seguir como se destacar nesse importante momento das vendas.

Desconto é o diferencial na Semana do Brasil e Dia do Cliente

O Dia do Cliente é diferente do Dia das Mães ou Dia dos Namorados, por exemplo, por não ter um vínculo emocional associado. O foco é todo nas vantagens oferecidas ao consumidor.

Outra diferença é que o Dia do Cliente tem um peso menor de presentes nas compras, em relação às demais datas comemorativas. Segundo uma pesquisa de Social Miner e Opinion Box, 57% dos entrevistados pretendiam usar a ocasião no ano passado para comprar itens de necessidade com melhor preço.

Isso significa que o Dia do Cliente, assim como toda a Semana do Brasil, está aberto aos mais variados segmentos do varejo. Supermercados, farmácias, padarias, açougues, serviços de entrega, pet shops, postos de combustível, casa e construção e tantos outros estabelecimentos competem com as compras de desejo em moda, beleza, eletrônicos e informática.

Ainda mais em 2021, o consumidor está atento aos melhores descontos. O brasileiro enfrenta um período de elevação dos preços e deve aproveitar as promoções das marcas para economizar. 

Leia também: Desmistificando: vale mostrar preços nos anúncios?

Aumento das buscas no Google pelo Dia do Cliente desde 2011, com pico em 2020. (Google Trends)

Olho no e-commerce e na concorrência internacional

Dados da Ebit | Nielsen mostram que o período da Semana do Brasil movimentou no comércio eletrônico brasileiro R$ 2,3 bilhões em 2020. O faturamento foi 25% maior que o registrado em 2019. O ticket médio também apresentou alta: 11% a mais entre um ano e outro, chegando a R$ 467.

Além disso, o número de pedidos foi uma surpresa bastante positiva em meio à crise da pandemia, com aumento de 52% entre a primeira quinzena de 2020 e o mesmo período de 2019.

O resultado é muito positivo para as empresas com lojas virtuais. Mas outro crescimento aumenta a disputa pelo interesse do consumidor, é o que revela um relatório do Setor de Inteligência de Mercado da Globo. Os sites internacionais cresceram 76% em faturamento entre 2019 e 2020, tendo a alta do dólar um papel muito pequeno nesse desempenho. Já o número de pedidos aumentou 56% no período.

Portanto, o e-commerce brasileiro precisa de estratégias para enfrentar os pontos fortes dos varejistas internacionais, especialmente no quesito preço. Mas existem outras vantagens que podem atrair o consumidor, como o cashback e programas de fidelidade.

Outra dica é captar o máximo de contatos das visitas que ocorrem com maior intensidade a cerca de 15 dias do Dia do Cliente, como demonstram dados da Social Miner. Então, antes da campanha de descontos, é interessante fazer uma pré-campanha de captação de leads e a partir dela oferecer promoções mais personalizadas e efetivas.

Leia também: Cashback: o que é e como ajuda as lojas a vender mais?

Investir na comunicação é fundamental

Uma boa estratégia de comunicação para a Semana do Brasil e Dia do Cliente envolve as mídias tradicionais, como a televisão. Isso porque elas dão visibilidade para a marca, mas com a credibilidade de um meio admirado pelo público.

A pesquisa Consumidor 2021 Versão Regional mostra, por exemplo, que 67% dos consumidores no Sul do Brasil preferem comprar de marcas mais conhecidas. E 61% têm o hábito de pesquisar na internet sobre produtos vistos na televisão.

A Social Miner também revela que o fato de não confiar na loja faria 40% dos consumidores on-line desistirem da compra, mesmo diante de uma oferta excelente.

Além disso, o Setor de Inteligência de Mercado da Globo mostra que a rede, à qual a NSC TV é afiliada, tem imensa afinidade com os interesses do público na Semana do Brasil e Dia do Cliente. A consumidora procura especialmente por itens de beleza, farmácia e saúde, e moda, acessórios multicategoria. Já o consumidor busca eletrônicos e informática, bebidas e casa e construção.

Veja mais dados sobre como se destacar na Semana do Brasil e Dia do Cliente no relatório Globo Insights: Dia do Cliente 2021.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico