Retrospectiva: os artigos de maior sucesso em 2020

14/12/2020

Marketing

Retrospectiva: os artigos de maior sucesso em 2020

Este ano de 2020 será um capítulo à parte nos livros de História. Aconteceu muito de tudo nos últimos meses, mas em nenhum momento deixamos de acompanhar o que ocorria pelo mundo para ajudar nosso público a atravessar um período tão difícil quanto cheio de oportunidades.

Foram mais de 180 artigos aqui no blog, além de dezenas de episódios do podcast e da nossa presença nas redes pelo LinkedIn e Instagram. Em 2020, também apoiamos importantes eventos de marketing e vendas, a exemplo de Exposuper e Global Retail Show, bem como estudos essenciais para entendermos as transformações que vivemos, entre eles o Catalisadores da Mudança.

Agora, em meio a todas as tendências, novidades e soluções que apresentamos, o que teve maior destaque entre o público? Confira a seguir a lista de artigos mais lidos no ano para entender os assuntos mais relevantes dos últimos tempos.

Foi sucesso: os artigos mais lidos do Negócios SC em 2020

10. Dicas para criar anúncios impressos durante a pandemia

Saber reinventar-se diante do novo cenário foi uma das competências mais importantes para profissionais de comunicação em 2020. Para as agências de publicidade, o desafio mostrou-se ainda maior. Elas não só tiveram de mudar a si próprias, como precisaram adaptar a forma de criar para os clientes.

Pensando nisso, trouxemos uma série de conteúdos com dicas para criar anúncios surpreendentes, mesmo em face das restrições impostas pela pandemia. Neste caso, abordamos os anúncios em jornais e revistas. Algumas dessas recomendações, inclusive, valerão por muito tempo.

9. Quantos segundos deve ter meu comercial de televisão?

Por outro lado, algumas certezas tornaram-se ainda mais evidentes com a pandemia, como a importância de anunciar na televisão para aumentar o retorno da publicidade.

Procuramos mostrar aqui como uma campanha na TV pode ser acessível até para quem nunca anunciou nesse meio antes. Nesse caminho, é natural que surjam algumas dúvidas, como o tempo de duração que seu comercial deve ter.

Esse conteúdo trouxe exemplos de diferentes formatos para ajudar os anunciantes a resolver essa questão.

8. Como pensar suas campanhas durante o coronavírus?

Além dos anúncios em si, as estratégias de comunicação das marcas precisaram adaptar-se à nova realidade. Então, este artigo, entre os mais lidos de 2020, apontou as direções tanto estratégicas quanto criativas a seguir na pandemia.

O texto também trouxe alguns exemplos concretos do que as marcas estavam fazendo para superar as dificuldades encontradas, vale a leitura.

7. Os mandamentos da área de relacionamento com a cliente da Arezzo&Co

O ano de 2020 foi repleto de entrevistas sensacionais no Negócios SC. E uma das que mais fizeram sucesso entre os nossos leitores do blog foi com Cristiano Chaves, compartilhando suas experiências como Head of OMNI Customer Support na Arezzo&Co, que envolve as marcas Arezzo, Schutz, Alexandre Birman, Anacapri, Fiever, Alme e Vans.

Na conversa, ele conta sobre os dez mandamentos do atendimento ao cliente da Arezzo&Co e como funciona a fábrica de cases de encantamento da consumidora. Com o aumento da competitividade entre as marcas por causa da pandemia, esta é mais uma leitura obrigatória.

6. O que é 5G e o que muda com essa tecnologia?

Embora o coronavírus tenha atrasado a implementação global da tecnologia 5G, essa revolução na conectividade continuará em andamento. No Brasil, o Senado aprovou em dezembro a criação de uma comissão para acompanhar a implementação da quinta geração para redes móveis em banda larga. É bom ficar por dentro dos impactos que ela pode trazer no futuro.

“Como se adaptar” foi um dos maiores interesses dos profissionais em 2020. (Foto via Freepik)

5. Criatividade na pandemia: novas tendências de propaganda

Aqui fizemos uma compilação de tendências e dicas para criar anúncios em diferentes meios, dos impressos à televisão. O destaque fica por conta das soluções criativas que surgiram nos meses de maior distanciamento social, em que marcas e agências de publicidade precisaram elaborar novas campanhas em meio a um “cenário de guerra”.

4. O papel dos meios de comunicação durante a pandemia

Além de vitrine para as marcas, os veículos de mídia foram ainda mais importantes para o público em 2020, trazendo conteúdo relevante que salva vidas.

Esse papel foi discutido por Mário Neves, presidente da NSC Comunicação, ao lado de outros líderes empresariais dos meios de comunicação catarinenses, em transmissão ao vivo do LIDE Santa Catarina. Na conversa, Neves reforçou o comprometimento da NSC de levar informação com seriedade e sem sensacionalismo para a população do Estado.

3. 7 tendências de consumo para o mundo pós-Covid-19

Também procuramos entender o que vem depois da pandemia. E entre os artigos mais lidos de 2020 está justamente um desses conteúdos que olham para o futuro, para que as marcas possam preparar-se.

Aqui trouxemos sete tendências para o longo prazo que foram aceleradas nos últimos meses. Fique por dentro dessas transformações!

2. O novo normal: o que é expectativa e o que é fato?

Sem dúvida, um dos maiores debates deste ano foi sobre o “novo normal”. A começar pelo questionamento de haver ou não tal panorama pela frente.

Neste artigo que fez sucesso em 2020, trouxemos diferentes perspectivas sobre o assunto para que você chegue às próprias conclusões. O “novo normal”, afinal, é mais complexo e variado do que se pode imaginar.

1. A importância do marketing digital durante a pandemia

No ano em que marcas e consumidores se viram mais on-line do que nunca, o marketing digital ganhou maior importância para os negócios. Em muitos casos, significou a própria sobrevivência deles.

Não é de se espantar, então, que o marketing digital tenha sido o assunto mais lido em 2020 no Negócios SC.

E o que vem pela frente em 2021? Já nos antecipamos também a isso e apresentamos as tendências de consumo, as expectativas e os sentimentos do consumidor em Santa Catarina na pesquisa “Raio-X do catarinense”, realizada pelo Instituto Mapa para a NSC. A pesquisa é apoiada pelo Negócios SC e você pode baixá-la gratuitamente aqui.

 

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui