logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Vendas

Raio X do Catarinense analisa a intenção de compra em SC

13/12/2021

Em 2022, um dos maiores desafios nos negócios será conquistar a fidelidade do consumidor. Um em cada três catarinenses mudaram de marcas durante a pandemia e, entre esse grupo, apenas 16% têm a intenção de voltar a usar as mesmas marcas de antes. Outros 25% consideram a mudança definitiva.

Esses dados estão na pesquisa Raio X do Catarinense 2022. A segunda edição do estudo sobre os comportamentos e a intenção de compra em Santa Catarina é realizada pelo Instituto Mapa e NSC, incluindo 540 entrevistas de consumidores nas cidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Lages. A consulta abrangeu pessoas entre 20 e 65 anos de todas as classes.

Para superar o desafio da fidelização de clientes, é preciso estar em sintonia com os interesses do consumidor neste momento. Então, no Raio X do Catarinense você vai encontrar dados essenciais para compreender o público no Estado. Veja mais detalhes a seguir.

Como o consumidor catarinense escolhe onde comprar?

O cenário é de incerteza econômica, deixando o consumidor catarinense mais cauteloso em relação aos gastos. Como reflexo disso, a Intenção de Consumo das Famílias, índice avaliado pela Fecomércio SC, registrou queda no segundo semestre de 2021.

Diante dessa situação financeira, é natural que preço, promoções e condições de pagamento sejam os fatores mais relevantes na decisão de compra. Para aprofundar esse aspecto, o Raio X do Catarinense 2022 analisou, em uma escala de 0 a 10, sendo 10 o nível de maior importância para o consumidor, quais critérios que vão influenciar o público neste período.

Critérios avaliados na decisão de compra:

  • Preço, promoções e descontos: 9,1
  • Condições de pagamento: 8,9
  • Segurança sanitária ao comprar: 8,7
  • Engajamento em ações sociais: 8,5
  • Qualidade do produto ou serviço: 8,3

Ainda aparecem na lista fatores como atendimento, confiança na marca, comodidade na entrega e o fato de ser uma marca catarinense.

Aqui merecem atenção mais detalhada dois itens dessa lista. O primeiro deles é o da segurança sanitária, que ainda tem grande importância nas compras presenciais. Como revela o próprio Raio X do Catarinense, 74% dos consumidores em Santa Catarina declaram que as lojas físicas serão seu principal canal de compra em 2022.

Portanto, mesmo com o avanço da vacinação, a pandemia e a necessidade de proteção contra o coronavírus não foram totalmente superadas.

A avaliação do envolvimento social das marcas é outro destaque, confirmando que as práticas de ESG já estão no radar do consumidor.

Leia também: Veja os destaques da pesquisa Raio X do Catarinense 2022

Consumidor catarinense prioriza preços e condições de pagamento. (Foto via Freepik)

A intenção de compra em Santa Catarina

Adequar as finanças deve estar entre as prioridades do consumidor catarinense em 2022. Para isso, ele pretende reduzir refeições e lanches fora de casa, comprar menos artigos de decoração para casa (considerando que já houve um grande investimento nesse sentido durante a pandemia), além de roupas, calçados e acessórios.

Por outro lado, economizando em certas compras, os catarinenses ainda pretendem investir em boas experiências. Academia ou clube, cursos e alimentos e bebidas importados são alguns dos itens desejados pelo público em 2022.

O consumidor no Estado também pretende comprar mais:

  • Refeições preparadas em casa: 34
  • Produtos de higiene pessoal: 33
  • Produtos de limpeza: 31
  • Medicamentos e vitamínicos: 21
  • Produtos alimentícios básicos: 20

Os resultados baseiam-se numa escala de 0 a 100, sendo 100 o maior interesse.

Notam-se aí duas tendências que influenciarão o comportamento do consumidor. A primeira delas é a maior necessidade de cozinhar em casa para economizar. A outra refere-se aos cuidados com a saúde, que devem continuar sendo prioridade para o público.

Leia também: Como se conectar com o consumidor na volta às compras?

Raio x do Catarinense revela interesse por bens duráveis

Em um estado tão diverso quanto Santa Catarina, encontramos também uma parcela de público que já está planejando a compra de bens duráveis.

Nesse sentido, veículos e imóveis aparecem no topo dos planos do consumidor em todas as regiões analisadas pelo Raio X do Catarinense 2022.

Intenção de compra de bens duráveis:

  • Blumenau: imóvel 21% / veículo 21%
  • Chapecó: imóvel 34% / veículo 23%
  • Criciúma: imóvel 28% / veículo 17%
  • Florianópolis: veículo 25% / imóvel 23%
  • Joinville: imóvel 26% / veículo 23%
  • Lages: veículo 34% / imóvel 18%

Logo em seguida, aparece também o interesse por reformar a casa, comprar móveis e eletrodomésticos.

A partir desses dados, conhecendo o interesse de compra dos catarinenses e o que eles estão avaliando nessa decisão, é possível elaborar estratégias mais próximas do consumidor.

Então, para saber mais sobre o comportamento do público, conheça os dados completos da pesquisa Raio X do Catarinense. Aproveite para baixar o material gratuitamente!


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico