logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Comunicação

Quanto investir na comunicação da marca? E por quê?

26/04/2021

Investir na comunicação da marca pode despertar muitas dúvidas. Quanto mais experiente você se torna nisso, mais técnicas elas ficam, como a respeito da melhor forma de fazer o planejamento de mídia.

Mas, no começo, é normal que surjam algumas questões lá na base das ações de marketing: por que investir e quanto? Afinal, a empresa ainda não tem muitos resultados nesse sentido como parâmetro para justificar o investimento em anúncios.

No Negócios SC você encontra diversos conteúdos referentes à parte prática de comunicar. São diversos guias e dicas para otimizar a divulgação de produtos e serviços em Santa Catarina.

A seguir, queremos ajudar também quem está começando a investir mais na empresa e quer vender mais. Então, é possível que esteja aqui o impulso que faltava para você anunciar nos veículos líderes de audiência no Estado. Aproveite a leitura!

Por que investir na comunicação?

Existem duas ideias relacionadas ao investimento na comunicação da marca que precisam estar bem claras desde o princípio:

  1. investir em comunicação tem retorno, portanto isso não pode ser visto apenas como custo;
  2. comunicação é inseparável das vendas, ou seja, quem deixa de comunicar prejudica-se na hora de vender.

Sobre o primeiro item, o relatório Profit Ability, realizado por Ebiquity e Gain Theory no Reino Unido, mostra que a cada £1 investida, em média, o retorno da publicidade no longo prazo é de £3.24 (valores em libras esterlinas). Convertendo para o real atualmente*, seria algo em torno de R$ 24,69 para cada R$ 7,62 investidos.

Ou seja, em média há mais que o triplo de retorno sobre o investimento na comunicação da marca.

O segundo item refere-se ao que chamamos de funil de vendas:

  • o processo de venda começa ao facilitar a descoberta da empresa pelo público;
  • o interesse do consumidor é despertado pela apresentação dos produtos ou serviços;
  • a concretização da venda é resultado do convencimento e da adequação ao desejo do consumidor.

Traduzindo para o contexto de uma loja física, imagine que você tem um comércio no fundo de uma galeria onde poucas pessoas transitam. Para facilitar a descoberta, investe em placas de sinalização que apontam a direção do seu negócio. Assim, elas sabem que seu estabelecimento existe.

Mas, chegando lá, o público encontra atendentes pouco preparados e uma disposição dos itens pouco agradável. Então, você investe em informação para a equipe e organiza seu espaço para revelar o melhor aspecto dos produtos.

Para completar, ainda tem uma promoção que facilita a compra pelo consumidor e assim conquista o cliente.

Investir na comunicação da marca na TV, na rádio e nos jornais impressos e digitais é um processo semelhante, só que muitas vezes maior. Isso porque você poderá se comunicar com milhões de pessoas ao mesmo instante por meio dos veículos da NSC.

Leia também: Quanto investir no marketing da empresa?

A comunicação é o primeiro passo para a venda. (Foto via Freepik)

Quanto investir na comunicação da marca?

Uma vez entendido o porquê de investir na comunicação, surge a dúvida: quanto deve ser investido?

Existem diversas formas de abordar essa questão, mas o cálculo mais comum costuma levar o faturamento ou receita bruta como base do investimento. E, para isso, temos o estudo The CMO Survey como referência.

Na consulta com 3.000 gestores de marketing, encontraram-se as seguintes médias entre empresas de diferentes ramos:

  • Venda de produtos B2B: investimento de 5,4%.
  • Venda de produtos B2C: investimento de 7,1%.
  • Venda de serviços B2B: investimento de 10,1%.
  • Venda de serviços B2C: investimento de 8,9%.

Ou seja, com até 10% do faturamento investido em comunicação, sua empresa já está em um nível competitivo. Mas é possível começar a partir de 3% para ir colhendo o retorno da divulgação e incrementar seus esforços com o passar do tempo.

Essa média serve como ponto de partida nos casos gerais. Agora, se você tem o objetivo de conquistar um novo mercado, um público maior ou precisa alcançar metas ousadas de vendas, o investimento em comunicação deverá ser proporcional.

Faça o cálculo. Veja qual é seu orçamento para comunicação e separe uma quantia para mídia. Então, use o exclusivo Simulador de Campanha da NSC para descobrir como é possível colocar sua marca nos maiores veículos de Santa Catarina.

Se desejar, nossos consultores também estão à disposição para encontrar as soluções ideais para seu investimento. Fale conosco pelo site ou pelos telefones (48) 3216-3216 ou (48) 99174-3847.

 

* Cotação de 1 libra equivalente a 7,62 reais.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico