Qual é o perfil atual do público digital no Brasil?

05/08/2019

Marketing

Qual é o perfil atual do público digital no Brasil?

O uso da internet não para de crescer no País. Segundo o IBGE, o público digital no Brasil tem 10 milhões de novos internautas por ano.

Em 2017, o instituto de pesquisa apontava para um total de 126,4 milhões de usuários, entre cerca de 210 milhões de brasileiros. Já em 2019, o site World Internet Stats indica um crescimento para 149,1 milhões de usuários. Isso nos coloca no quarto lugar mundial em uso da internet, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos.

Um dos fatos mais interessantes a respeito disso é que quase todo internauta brasileiro está nas redes sociais. Para as marcas que desejam ter uma comunicação mais próxima de seu público e investir em marketing de conteúdo, esta é uma grande oportunidade.

Mas o Brasil é um continente em si mesmo, com vários “Brasis” dentro dele e perfis dos mais variados. Então, quando falamos do público digital no Brasil, a quem exatamente nos referimos? Descubra a seguir!

Leia também: Guia de estratégia para as redes sociais: completo e direto!

Quem são os brasileiros na internet? (Foto de Kaique Rocha via Pexels.)

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Números gerais do público digital no Brasil

Esses 149,1 milhões de usuários da internet representam 70% da população brasileira. Em média, o brasileiro passa 9 horas e 29 minutos conectado todos os dias, entre variados dispositivos, como smartphone, computador etc.

Quem revela esses e outros dados e estatísticas do uso da internet no Brasil é o relatório Digital 2019: Brazil, resultado da parceria de Hootsuite e We Are Social. Os números estão atualizados para o ano de 2019 e trazemos os mais importantes aqui para você.

Desses quase 150 milhões de usuários, 140 milhões são ativos nas redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube, entre outras. Ou seja, 66% dos brasileiros acessaram alguma rede social pelo menos uma vez no último mês. Nelas, passaram em média 3 horas e 34 minutos por dia — e 85% deles estão on-line todos os dias!

É interessante notar também que 66% dos brasileiros acessam a internet via dispositivos móveis, que desde 2015 ultrapassaram o desktop como fonte de pesquisas no Google. É por isso que ter um site “mobile friendly” (acessível na navegação móvel) é tão importante para seu negócio.

Recapitulando alguns dados relevantes:

Vale conferir: Tenha um site de sucesso: 35 itens indispensáveis

Dados dos usuários das redes sociais

Agora, para entender o perfil demográfico do público, vamos recorrer aos 140 milhões usuários ativos nas redes sociais, que representam mais de 90% dos internautas brasileiros.

Ainda de acordo com o relatório Digital 2019: Brazil, a maior distribuição etária do público está entre os 18 e 44 anos.

Faixa etária da audiência combinada de Facebook, Instagram e Facebook Messenger. (Fonte: Digital 2019: Brazil)

A partir dessa informações, algumas informações relevantes são necessárias. Acompanhe!

1. A faixa etária está mudando rapidamente

Antes de você colocar todo o investimento em redes sociais apenas nos millennials (pessoas nascidas entre as décadas de 80 e 90), saiba que a terceira idade está cada vez mais conectada. O público idoso é o grupo que mais cresce entre os usuários da internet, assim como do Facebook, no Brasil.

2. Cada rede social tem um perfil de gênero predominante

Enquanto a média entre as redes parece ligeiramente equilibrada, com uma leve predominância feminina (no gráfico acima, o amarelo das mulheres supera o vermelho dos homens em todas as faixas etárias), sua estratégia de comunicação social deve considerar o público de cada veículo.

Na pesquisa de Hootsuite e We Are Social, descobrimos essa diferença de gênero em Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat e LinkedIn:

 

Rede Social: Facebook Instagram Twitter Snapchat LinkedIn*
Usuários ativos no Brasil: 130 milhões 69 milhões 8,6 milhões 9,9 milhões 35 milhões
% Feminino /

% Masculino:

53% / 47% 59% / 41% 34% / 66% 71% / 26% 47% / 53%

* Membros registrados. (Fonte)

3. Mulheres são mais ativas nas redes sociais

Considerando os engajamentos no Facebook, o público feminino é mais ativo on-line que o masculino em diversos fatores.

Como já vimos aqui no Negócios SC, isso é uma excelente notícia para as marcas, já que o público feminino é o maior decisor de compras no Brasil.

Leia também: 5 redes sociais para sua estratégia além de Facebook e Instagram

O que dizem o IBGE e o Ipea

Alguns dados complementares da Pnad Contínua, realizada pelo IBGE, mostra ainda como cada região do País está conectada. Em primeiro lugar está o Sudeste, com 72,3% dos habitantes conectados. Em seguida vêm Centro-Oeste (71,8%), Sul (67,9%), Nordeste (52,3%) e Norte (54,3%).

Entre áreas urbanas e rurais, percebe-se também uma grande diferença. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais de 70% dos moradores das cidades usam a internet, enquanto nas áreas rurais apenas 44%.

Já com relação ao nível de escolaridade, quanto mais anos um brasileiro estuda, mais facilidade tem para acessar a internet. Apenas 11,2% das pessoas com menos de um ano de instrução formal têm acesso. Entre 8 e 10 anos, esse percentual chega a 78,7%. Acima dos 15 anos, fica em 96,5%.

Além dessas desigualdades regionais e de instrução, há também a econômica. Para o Ipea, mais de 90% das pessoas nas classes A e B estão on-line, contra 42% das classes D e E.

Mas cuidado para não restringir sua comunicação a uma bolha de gênero, faixa etária ou econômica. É preciso levar esses percentuais em consideração com a realidade plural do Brasil e, claro, com seu público-alvo.

Por exemplo, mesmo que 90% das pessoas de classes A e B estejam on-line, o número de cidadãos das classes D e E na web é maior. Considerando os cálculos do Bradesco, baseados no IBGE, as classes A e B representam 21,3 milhões de brasileiros. Ou seja, 90% na internet somam 19,17 milhões de pessoas ao todo.

Agora, 42% de 73,3 milhões de brasileiros nas classes D e E significam 30,79 milhões de pessoas conectadas. Moral da história: sempre veja os dados em contexto.

Como gerenciar sua presença digital com facilidade

Além das dezenas de redes sociais presentes no Brasil, sua empresa ainda tem site, blog, e-mail e outros canais digitais disponíveis para se comunicar com o público. É difícil se organizar em meio a tudo isso, não é mesmo?

Para ajudar você que deseja gerenciar melhor sua comunicação on-line, com maior produtividade e melhor desempenho, a NSC montou um guia essencial. Nele damos dicas de ferramentas empresariais, muitas delas gratuitas, para turbinar seu jeito de fazer negócios.

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