Qual é o caminho para construir uma marca Top of Mind?

11/08/2022

Comunicação

Qual é o caminho para construir uma marca Top of Mind?

O Prêmio Top of Mind, promovido pela NSC em parceria com o Instituto Mapa, revela mais uma vez quais são as marcas mais lembradas pelos catarinenses em seus respectivos segmentos. Mas por que ser Top of Mind é importante para os negócios?

Essa é uma questão de vantagem competitiva. Estar na “ponta da língua” do consumidor significa vir primeiro na lembrança quando ele faz pesquisas por produtos e serviços na internet, quando entra em uma loja ou quando recomenda uma solução a alguém.

Premiar as marcas Top of Mind, portanto, é reconhecer as melhores práticas que levam ao fortalecimento dos negócios. Cada premiada serve como um caso de estudo e aprendizado para as demais também se fortalecerem.

Agora, se tem uma lição que esses exemplos ensinam, é que alcançar o “topo da mente” exige um processo de construção. Então, descubra com o Negócios SC o caminho para chegar lá!

Descoberta e reconhecimento da marca

Tudo começa com a descoberta do consumidor. Afinal, para ser lembrada, a marca precisa ser conhecida, não é mesmo?

Nessa etapa, o essencial é ter a maior visibilidade possível para seu negócio entre o público-alvo. Ou seja, é preciso investir na presença da marca em meios de grande alcance e, melhor ainda, diversificar a estratégia de comunicação.

Isso quer dizer que a marca será mais lembrada quanto mais pontos de descoberta ela tiver? Não exatamente.

Depois da descoberta, entramos no primeiro estágio de consciência da marca: o reconhecimento. Ele acontece quando o público é capaz de confirmar que viu ou ouviu a respeito de uma marca anteriormente. Por exemplo, isso ocorre ao associar um produto visto na loja ao respectivo comercial de televisão, ou perceber a mesma campanha em TV e redes sociais.

O reconhecimento da marca, por sua vez, parte dos princípios de consistência da comunicação e frequência de exposição. Se você não está comunicando com uma linguagem consistente e de forma constante, marcando presença no dia a dia do consumidor, dificilmente chegará à lembrança.

Isso também vale para os profissionais que são suas próprias marcas e fazem marketing pessoal. Todo indivíduo pode ser Top of Mind em seu nicho de atuação, caso seja o mais lembrado em indicações.

Mas esses dois princípios, consistência e frequência, só são possíveis de atingir quando se pensa no longo prazo. Com isso, o retorno também é otimizado. A Thinkbox revela que, em 2.000 campanhas de TV analisadas, o retorno médio foi de 235% entre 3 e 6 meses. Porém, quando aumentamos o período de análise para 3 anos, o retorno médio chegou a 564%.

Então, o caminho para construir uma marca Top of Mind passa pelo equilíbrio entre a maior visibilidade e a maior regularidade da comunicação. É por isso que os negócios devem estar presentes nos meios que oferecem a melhor combinação desses dois fatores, ou montar um mix de mídia que os una na mesma estratégia.

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Ser a marca mais lembrada é uma vantagem competitiva nos negócios. (Foto via Freepik)

Da lembrança à marca Top of Mind

A partir disso, passamos ao segundo nível de consciência da marca: a lembrança. Ela ocorre quando o consumidor consegue mencionar nomes de marcas dentro de certa categoria, diante de uma pergunta aberta.

Esse teste acontece de forma natural no cotidiano. Basta ver nas suas redes sociais quantas pessoas perguntaram recentemente se alguém conhecia algum produto ou serviço para isto ou aquilo.

É claro, a marca deve ser lembrada de modo positivo, ou não haveria na lembrança qualquer vantagem competitiva.

O que se busca, nesse caso, é transmitir sobretudo confiança, autoridade e qualidade. Por qualidade, entenda-se desde a impressão de qualidade que a comunicação dá ao consumidor até a comprovação pela compra e experiência com a marca. E a esta altura você já pode imaginar que a forma como o negócio constrói sua presença na mídia pode igualmente reforçar esses atributos.

Por exemplo, o estudo Signalling Success (Sinalizando o Sucesso), da agência house51, mostra como televisão e rádio podem influenciar a percepção do público sobre as marcas. Nesses meios, elas são percebidas como mais confiáveis, mais bem-sucedidas e mais prestigiadas do que se estivessem presentes apenas na internet. Isso nos traz ao Top of Mind. As marcas que são descobertas, reconhecidas, lembradas positivamente e ainda acrescentam algo além, que seja único e muito próprio, essas são as primeiras a surgir na mente.

Aproveite os casos de sucesso que trazemos nesta 27ª edição do Prêmio Top of Mind para saber como alcançar esse algo além. Mais ainda, continue descobrindo dicas e soluções para construir uma marca forte em Santa Catarina aqui no portal Negócios SC.

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