Projeto transforma vidas pelo esporte e pelo conteúdo na NSC

14/04/2022

Inovação

Projeto transforma vidas pelo esporte e pelo conteúdo na NSC

Conteúdo pode transformar vidas, ainda mais quando está associado a uma prática em si mesma transformadora. Isso é o que prova o projeto Basquete Transforma SC, realizado em parceria entre a NSC e a Federação Catarinense de Basketball (FCB) para a valorização desse esporte em Santa Catarina.

Essa parceria já existe desde 2018, quando foi ao ar o Basquete Inspira. O objetivo inicial era estimular a cultura do basquete no Estado por meio de conteúdos multimídia nos veículos da NSC, que atingiu grandes resultados de engajamento do público. Então, em 2021 foi dado um novo passo com o Basquete Transforma SC.

O novo projeto acontece em duas etapas. Na primeira, a NSC traz relatos pessoais e emocionantes sobre o papel transformador do esporte, além de conteúdos específicos para quem deseja começar a praticar essa atividade. Em seguida, o Basquete Transforma SC ganha também as ruas, a partir de abril de 2022.

Saiba mais sobre a iniciativa e como o conteúdo na NSC pode impactar a sociedade.

Conteúdo patrocinado na NSC para a promoção do esporte

O Basquete Transforma SC foi lançado em outubro de 2021, com duração de um ano e ampla distribuição nos veículos da NSC. Entre os formatos de conteúdo produzidos para esse projeto, incluem-se programas de televisão e rádio, websérie, videoclipe, conteúdos no GE SC, seminários on-line e eventos.

O comunicador EdSoul foi escolhido como âncora devido à identificação especial com o projeto, sendo ele próprio praticante de basquete desde criança. Além disso, tendo crescido no Maciço do Morro da Cruz, ele sabe com propriedade a importância das ações de inclusão social na comunidade.

— Ações como esta incentivam crianças e adolescentes a despertarem para a prática de esportes. Além de ser um hábito saudável, o esporte estimula diretamente sentimentos como união, solidariedade e orgulho — destaca EdSoul.

Outras tantas histórias de relação com o esporte foram abordadas nos conteúdos do Basquete Transforma SC. Entre elas, a jornalista Sônia Bridi compartilhou as lições que a prática lhe ensinou, casais contaram como foram unidos pelo esporte e atletas e ex-atletas relataram como tiveram suas vidas transformadas.

Mas os conteúdos especiais também incluíram dicas básicas para iniciantes. Qual é o material necessário para começar a praticar, regras e vocabulário do basquete, como desenvolver as habilidades nesse exercício etc. Tudo para estimular e facilitar a adesão de novos jogadores.

Esse é mais um exemplo de como a NSC produz conteúdo patrocinado. Toda a produção segue o mesmo compromisso de qualidade do jornalismo e conta com distribuição multiplataforma, acompanhando a jornada de consumo de conteúdo dos catarinenses.

Além disso, a NSC propõe formatos criativos de branded content para destacar e fortalecer seus projetos. É o caso do clipe oficial do Basquete Transforma SC, com música composta e interpretada por Negro Rudhy, que marca o início da segunda fase dessa ação. Assista ao vídeo abaixo!

Leia também: Como funciona o marketing de conteúdo na prática com a NSC?

Basquete Transforma: o esporte na inclusão social

O Brasil foi um dos primeiros países onde se praticou o basquete. A modalidade surgiu nos Estados Unidos, em 1891, e já em 1896 chegou às terras brasileiras. Ao longo dessa história, o País já foi campeão mundial em três oportunidades, duas vezes com a seleção masculina e uma com a feminina. Ídolos como Oscar Schmidt e Hortência Marcari também são amplamente conhecidos.

Entretanto, o objetivo da Federação Catarinense de Basketball é trazer o esporte para cada vez mais perto do dia a dia da população. Aí entra o papel do conteúdo patrocinado na NSC para aumentar a conscientização do público e a segunda parte do projeto Basquete Transforma SC, que vai muito além da mídia.

Nesta nova fase, serão restauradas quadras públicas e instaladas miniquadras para a prática do basquete 3×3. Também serão realizados três eventos para estimular a prática dessa modalidade, assim como a cultura em torno do esporte. Para completar, a Federação planeja a formação de uma academia para qualificar árbitros e profissionais desse universo.

Com isso, a FCB pretende deixar um legado para os catarinenses que supera o período de duração do projeto. O impacto dessa inclusão social promovida pelo Basquete Transforma SC poderá ser sentido ainda por muitos anos.

— A FCB sempre teve como prática fortalecer os espaços de atividade dos clubes e ligas filiadas, é uma tradição nossa de oferecer auxílio para que o basquete seja praticado em boas condições, com revitalização de ginásios e materiais de jogo. Mas com esse projeto nós vamos além, pois ter a NSC como parceira mostra a importância de transformar espaços públicos — relata Fábio Deschamps, presidente da FCB, que já participou do podcast Negócios SC para falar sobre os benefícios da prática de exercícios.

Leia também: Por que anunciar sua marca no GE Santa Catarina?

Nas telas, na rádio e nas quadras

O projeto Basquete Transforma SC é referência na entrega de marketing de conteúdo multiplataforma pela NSC. Os formatos criados para a ação incluem reportagens no Globo Esporte, na NSC TV, um canal de conteúdo exclusivo no GE on-line, com direito a uma websérie, presença na rádio Atlântida e na CBN Floripa, entre outros.

Mais ainda, o projeto reforça o compromisso de NSC e FCB com a comunidade e sua responsabilidade social.

Para saber mais sobre o caráter transformador do esporte, acesse o canal de conteúdo do Basquete Transforma SC.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui