logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Empreende Brazil 2022

Por que precisamos falar sobre empreendedorismo social?

25/05/2022

Iniciativas empresariais que geram valor social, impactando comunidades e o meio ambiente, têm ganhado destaque no mundo todo. E são inúmeras as frentes de atuação do chamado empreendedorismo social, conceito que abrange os empreendedores que buscam a melhoria da sociedade com a sua atividade. Em geral, por meio de modelos de negócios que não visam gerar somente lucro, mas que têm um grande objetivo social como finalidade.

Muitas vezes, o empreendedorismo social atende justamente as parcelas da população que não são abrangidas ou não têm acesso aos produtos e serviços gerados pelo empreendedorismo tradicional. E algumas características bastante presentes nessa atividade nos ajudam a entender a importância de falar sobre o empreendedorismo social e de acompanhar mais de perto essa prática:

> Práticas comerciais justas

> Adoção de meios de produção sustentáveis

> Iniciativas inovadoras

> Redução de desigualdades

> Lucro voltado ao impacto social

> Maximização do capital social de uma comunidade

> Diversidade e inclusividade

Mas não é necessário criar uma empresa para atuar como empreendedor social, e mesmo assim é possível impactar um universo imensurável. E cinco nomes que são grandes exemplos disso para o Brasil e para o mundo contarão sua trajetória na edição 2022 do Emprende Brazil Conference, a maior imersão em empreendedorismo da América Latina, no próximo dia 28 de maio, na arena Hard Rock Live, na Grande Florianópolis.

Um deles carrega o viés social no sangue: Siyabulela Mandela, bisneto do ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, estará pela primeira vez no Brasil. Ativista e diretor na África do Sul da organização não-governamental Journalists for Human Rights, ele vai falar no evento sobre empreendedorismo de impacto social, dividindo com o público a sua experiência à frente da ONG, que é voltada à capacitação da imprensa e tem forte atuação também em regiões de conflito pelo mundo.

Siyabulela Mandela é Doutor em Filosofia em Relações Internacionais e Resolução de Conflitos pela Universidade Nelson Mandela (África do Sul). Em seu trabalho, ele reforça junto aos profissionais da mídia o importante papel de agente de transformação social da imprensa. Presente em 29 países, a ONG em que ele atua percorre o mundo treinando jornalistas sobre como denunciar violações de direitos humanos, e atualmente desenvolve um projeto na África do Sul de mobilização da mídia no combate à Covid-19.

Outra empreendedora com participação inédita no evento é a brasileira Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo da América Latina, e CEO da PretaHub, um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas que atua na capacitação, aceleração e incubação do empreendedorismo negro. A proposta é ampliar a representatividade negra na sociedade por intermédio do mercado, inserindo esta população também no empreendedorismo e nos processos de consumo.

Adriana foi reconhecida em 2020 como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo no Ano, pelo Fórum Econômico Mundial e passou a integrar o time de empreendedores sociais da Rede Schwab. Ela também presta consultoria sobre diversidade e inclusão racial para várias empresas, integra conselhos de institutos e instituições e comitês de igualdade racial de grandes marcas. Já recebeu diversas homenagens e prêmios como Empreendedor Social, Claudia, Estado de São Paulo para as Artes e Sim à Igualdade Racial.

O evento também contará com a presença da empresária do Racionais MC’S, o maior grupo de rap do Brasil, Eliane Dias, que coordena a ONG SOS Racismo e foi eleita a melhor empreendedora musical em 2017 pelo “Womens’ Music Event Awards”. E com as fundadoras do ViraSer, Maíra Pereira e Juliana Navea, um programa de logística reversa de embalagens com sede em São Paulo que acelera, qualifica e profissionaliza Centrais de Recicláveis em todo o Brasil, também participarão falando sobre o tema “negócios de impacto”.

Empreende Brazil Conference

Data: 28 de maio, a partir das 8h

Onde: arena Hard Rock Live Florianópolis – Grande Florianópolis, São José

Inscrições: https://empreendebrazil.com.br/

Palestras sobre empreendedorismo social:

Siyabulela Mandela: “Empreendedorismo de impacto social”, às 11h

Adriana Barbosa: “O Poder do Empreendedorismo Negro”, às 13h05

Eliane Dias: “Empreendedorismo de impacto”, às 12h20

Maíra Pereira e Juliana Navea: “Empreender em Negócios de Impacto: Como construir uma marca de sucesso”, às 14h (com possibilidade de alteração)


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico