Por que precisamos falar sobre empreendedorismo social?

25/05/2022

Empreende Brazil 2022

Por que precisamos falar sobre empreendedorismo social?

Iniciativas empresariais que geram valor social, impactando comunidades e o meio ambiente, têm ganhado destaque no mundo todo. E são inúmeras as frentes de atuação do chamado empreendedorismo social, conceito que abrange os empreendedores que buscam a melhoria da sociedade com a sua atividade. Em geral, por meio de modelos de negócios que não visam gerar somente lucro, mas que têm um grande objetivo social como finalidade.

Muitas vezes, o empreendedorismo social atende justamente as parcelas da população que não são abrangidas ou não têm acesso aos produtos e serviços gerados pelo empreendedorismo tradicional. E algumas características bastante presentes nessa atividade nos ajudam a entender a importância de falar sobre o empreendedorismo social e de acompanhar mais de perto essa prática:

> Práticas comerciais justas

> Adoção de meios de produção sustentáveis

> Iniciativas inovadoras

> Redução de desigualdades

> Lucro voltado ao impacto social

> Maximização do capital social de uma comunidade

> Diversidade e inclusividade

Mas não é necessário criar uma empresa para atuar como empreendedor social, e mesmo assim é possível impactar um universo imensurável. E cinco nomes que são grandes exemplos disso para o Brasil e para o mundo contarão sua trajetória na edição 2022 do Emprende Brazil Conference, a maior imersão em empreendedorismo da América Latina, no próximo dia 28 de maio, na arena Hard Rock Live, na Grande Florianópolis.

Um deles carrega o viés social no sangue: Siyabulela Mandela, bisneto do ex-presidente da África do Sul e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, estará pela primeira vez no Brasil. Ativista e diretor na África do Sul da organização não-governamental Journalists for Human Rights, ele vai falar no evento sobre empreendedorismo de impacto social, dividindo com o público a sua experiência à frente da ONG, que é voltada à capacitação da imprensa e tem forte atuação também em regiões de conflito pelo mundo.

Siyabulela Mandela é Doutor em Filosofia em Relações Internacionais e Resolução de Conflitos pela Universidade Nelson Mandela (África do Sul). Em seu trabalho, ele reforça junto aos profissionais da mídia o importante papel de agente de transformação social da imprensa. Presente em 29 países, a ONG em que ele atua percorre o mundo treinando jornalistas sobre como denunciar violações de direitos humanos, e atualmente desenvolve um projeto na África do Sul de mobilização da mídia no combate à Covid-19.

Outra empreendedora com participação inédita no evento é a brasileira Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo da América Latina, e CEO da PretaHub, um Hub de criatividade, inventividade e tendências pretas que atua na capacitação, aceleração e incubação do empreendedorismo negro. A proposta é ampliar a representatividade negra na sociedade por intermédio do mercado, inserindo esta população também no empreendedorismo e nos processos de consumo.

Adriana foi reconhecida em 2020 como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo no Ano, pelo Fórum Econômico Mundial e passou a integrar o time de empreendedores sociais da Rede Schwab. Ela também presta consultoria sobre diversidade e inclusão racial para várias empresas, integra conselhos de institutos e instituições e comitês de igualdade racial de grandes marcas. Já recebeu diversas homenagens e prêmios como Empreendedor Social, Claudia, Estado de São Paulo para as Artes e Sim à Igualdade Racial.

O evento também contará com a presença da empresária do Racionais MC’S, o maior grupo de rap do Brasil, Eliane Dias, que coordena a ONG SOS Racismo e foi eleita a melhor empreendedora musical em 2017 pelo “Womens’ Music Event Awards”. E com as fundadoras do ViraSer, Maíra Pereira e Juliana Navea, um programa de logística reversa de embalagens com sede em São Paulo que acelera, qualifica e profissionaliza Centrais de Recicláveis em todo o Brasil, também participarão falando sobre o tema “negócios de impacto”.

Empreende Brazil Conference

Data: 28 de maio, a partir das 8h

Onde: arena Hard Rock Live Florianópolis – Grande Florianópolis, São José

Inscrições: https://empreendebrazil.com.br/

Palestras sobre empreendedorismo social:

Siyabulela Mandela: “Empreendedorismo de impacto social”, às 11h

Adriana Barbosa: “O Poder do Empreendedorismo Negro”, às 13h05

Eliane Dias: “Empreendedorismo de impacto”, às 12h20

Maíra Pereira e Juliana Navea: “Empreender em Negócios de Impacto: Como construir uma marca de sucesso”, às 14h (com possibilidade de alteração)

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui