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Marketing

Por que definir o objetivo de marketing do seu negócio?

19/11/2021

Sete em cada dez gestores de marketing (69%) definem o crescimento dos negócios como sua principal prioridade, de acordo com uma pesquisa do Google. Mas de que tipo de crescimento estamos falando?

O fato é que muitos líderes têm dificuldade de estabelecer um foco para onde a empresa deve seguir. Ou, então, focam em um objetivo que na verdade é mais uma consequência ou um meio daquilo que realmente desejam alcançar.

Um exemplo clássico disso é a meta de aumentar o número de seguidores nas redes sociais. Sozinho, esse indicador pode não ter qualquer impacto nos resultados do negócio. Mas, quando alinhado com o objetivo de aumentar o engajamento ou a visibilidade da marca, ele pode desempenhar um papel importante.

Com isso em mente, vamos explicar a importância de definir corretamente o objetivo de marketing. Acompanhe.

Os quatro tipos de objetivos segundo o Google

Muitas vezes, profissionais de marketing e gestores das marcas encontram-se em uma situação de “ovo ou galinha”. Isto é, invertem a ordem natural das prioridades para focar em um resultado secundário, em vez de estabelecer um eixo central de crescimento.

No entanto, para Isabella Milano, Gerente de Marketing do Google, existe uma hierarquia de objetivos que deve ser estabelecida na empresa. Isso permite estimular um processo de trabalho mais efetivo.

1) Objetivos do negócio

Este é o primeiro nível dos objetivos da empresa, definidos pelos executivos. Milano cita entre os exemplos mais comuns “o aumento da receita, a ampliação do market share ou o aumento do lucro”, que podem envolver tanto o marketing quanto os demais setores. 

2) Objetivos do marketing

O segundo nível define a participação do marketing nessa meta macro do negócio. Por exemplo, se o objetivo for o aumento do lucro, o marketing poderá focar em aumentar as vendas enquanto outros setores buscam cortar os custos da operação.

Nesse sentido, o Simulador de Campanha do Negócios SC oferece uma solução para quatro objetivos de marketing diferentes:

  • vender mais;
  • reforçar a marca;
  • lançar algo novo;
  • e captar leads.

Leia também: Como usar o novo Simulador de Campanha do Negócios SC?

3) Objetivos da mídia

O terceiro nível é formado por “aqueles objetivos esperados para cada mídia ou plataforma”. Aqui entram métricas mais específicas para avaliar o alcance, o engajamento e o retorno da publicidade. Como ilustração, é possível utilizar a televisão e outras mídias essenciais para ganhar alcance, enquanto a presença da marca na internet tem um papel de conversão direta.

4) Objetivos da campanha

Estes são os objetivos mais específicos e pontuais dentro do marketing. Falamos de campanhas, como o lançamento de um novo produto ou a Black Friday. Portanto, diante de um objetivo de vender no e-commerce em uma data específica, por exemplo, será necessário avaliar indicadores-chave como o número de visitas à loja virtual, as conversões no carrinho e assim por diante.

Leia também: Quanto investir na comunicação da marca? E por quê?

A definição de objetivos permite que a marca seja mais certeira nas suas ações. (Foto via Freepik)

Definir o objetivo de marketing vem antes das métricas

A partir dessa hierarquia, vemos como, em muitos casos, é costume colocar métricas específicas antes de serem definidos os objetivos estratégicos do negócio. Nisso está um grande empecilho para o sucesso da empresa.

Sem definir uma ordem correta dos objetivos, será mais difícil alinhar os diferentes setores em torno deles, especialmente marketing e vendas, e atribuir metas específicas para cada um.

Depois, isso vai dificultar a elaboração do planejamento de mídia. Vale lembrar que diferentes mídias desempenham funções distintas na comunicação da marca, que se encaixam melhor em certos objetivos.

Por fim, há o esforço gasto em acompanhar indicadores que podem não representar o verdadeiro interesse do negócio naquele momento.

Daí a importância de definir o objetivo de marketing, dentro do objetivo do negócio, antes de estabelecer as métricas que serão avaliadas

Leia também: Como alinhar uma estratégia de vendas e marketing em 5 passos

Como a NSC ajuda seu negócio a atingir o objetivo de marketing?

Como mencionamos, existe uma ferramenta que pode ajudar seu negócio a alcançar os objetivos de marketing: o Simulador de Campanha.

O que ele faz é facilitar a criação de uma estratégia de comunicação. Como? Por meio de um sistema inteligente que permite encontrar soluções customizadas de mídia com base nas necessidades da sua empresa.

Desse modo, é possível dedicar seu esforço em outras áreas, já que o sistema entrega sugestões automatizadas para suas campanhas.

Experimente agora o Simulador de Campanha do Negócios SC.


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