Por que as big techs investem em publicidade na TV?

04/02/2021

Novidade do setor

Por que as big techs investem em publicidade na TV?

Na estreia do Big Brother Brasil 21, além da promessa de muitas emoções ao longo de 100 dias de programa, um fato surpreendeu os telespectadores. A Netflix, do popular serviço de streaming de vídeo na internet, entrou no intervalo do BBB com uma publicidade na TV digna de uma big tech, isto é, uma gigante da tecnologia.

O comercial de televisão esteve no ar por 60 segundos. Estima-se que apenas para a veiculação tenha sido necessário um investimento de 1 milhão de reais.

Mas essa publicidade na TV não é novidade para a Netflix. Ela, assim como a Amazon com seu próprio serviço de streaming, o Prime Video, já havia anunciado na edição passada do BBB. E isso levanta uma questão: por que as grandes empresas da internet investem cada vez mais em anúncios de televisão e demais mídias essenciais?

Descubra a seguir.

As big techs Google, Amazon, Apple, Facebook e Microsoft

No decorrer deste século, o marketing das empresas se debruçou sobre como anunciar no Google. Como garantir o melhor ranqueamento nas buscas, como otimizar as campanhas digitais e outras questões relacionadas.

Assim despontou um El Dorado no meio digital. Gurus profetizaram o fim das mídias tradicionais.

Enquanto isso, o próprio Google aumentava seu investimento em publicidade na TV. Ao lado de Amazon, Apple, Facebook e Microsoft, as cinco big techs saltaram de um investimento em televisão, apenas nos Estados Unidos, de 1 bilhão de dólares em 2015 para 2,6 bilhões de dólares em 2019.

Nesse contexto, a Amazon é a gigante da internet com maior orçamento destinado à publicidade na TV. De acordo com um relatório da Ad Age, são mais de 1 bilhão de dólares investidos só na televisão dos EUA.

Em sua coluna no Meio & Mensagem, Igor Puga comenta que a empresa de e-commerce reservou ao marketing televisivo 78% de todo investimento em publicidade no ano de 2020. No caso do Google, esse percentual seria ainda maior, atingindo os 80%.

Não deixa de ser curioso que essas companhias que lucram tanto com marketing digital mirem seus esforços na mídia tradicional para crescer. Mas por que isso acontece?

Para responder a essa questão, precisamos olhar para o impacto da televisão em uma estratégia de mídia.

Leia também: Programas de entretenimento são oportunidade na NSC TV

Netflix mira na audiência da televisão como estratégia de publicidade. (Foto via Freepik)

Vantagens da publicidade na TV

Além das big techs, esse grupo seleto composto por Google, Amazon, Apple, Facebook e Microsoft, outras empresas da internet estão presentes na televisão. Como dissemos, há também a Netflix, além de Uber, Mercado Livre e tantas outras.

Existem boas razões para isso e uma das principais, com certeza, está no fato de que a televisão traz um maior retorno em mídia em relação à própria internet, no longo prazo.

Byron Sharp, professor do instituto de marketing Ehrenberg-Bass, explica também que não há comparação com a TV quando o assunto é alcance da marca. O meio digital é ótimo para uma comunicação individual e ultrapersonalizada com o consumidor, mas o crescimento do negócio depende de a comunicação atrair pessoas que talvez nunca tenham interagido com ele.

Além disso, a publicidade na TV é capaz de construir um público futuro para a marca. A publicidade digital, como nas buscas pagas, foca em grande parte no interesse do momento. A televisão planta a semente para um interesse que ainda pode surgir.

— Seu maior desafio é alcançar as pessoas que estarão comprando carros no futuro e ter certeza de que, quando elas de fato chegarem ao mercado, você ser uma das duas ou três marcas que elas vão olhar, porque elas olham apenas para duas ou três marcas — comenta Sharp, usando como exemplo a indústria automotiva.

Outro ponto a destacar é a capacidade de a televisão gerar um maior impacto no meio digital que os conteúdos nativos. É por isso que os serviços de streaming de vídeo investem em programas como o BBB, porque é onde o grande público está assistindo, interagindo e debatendo.

O vídeo “A Força da TV” traz alguns dados relevantes sobre esse aspecto. Ele mostra, por exemplo, que o BBB 19 gerou 13 vezes mais comentários que as séries originais da Netflix juntas. Mais do que isso, 97% dos tuítes sobre conteúdo referem-se à televisão.

Mas sequer precisaríamos ir tão longe com os casos de Netflix e companhia. Aqui mesmo em Santa Catarina há empresas de tecnologia tendo resultados impressionantes com a publicidade na NSC TV.

Leia também: Passo a passo para criar uma campanha de TV com a NSC

Resultados da mídia televisiva

A Senior Sistemas é uma das maiores empresas de tecnologia do Estado e tem um ótimo case de sucesso com a mídia tradicional na NSC. Além da TV, com ações de patrocínio e merchandising no programa Tech SC, ela contou também com a presença no G1 Santa Catarina, no NSC Total e nos jornais impressos para divulgar uma solução financeira inovadora no meio digital, a wiipo.

— A alta audiência off e on nos apoiou para atender nosso objetivo. A métrica mensurada foi a de acesso no site de forma direta e obtivemos um crescimento, em comparação ao ano anterior, superior a 40% com origem do Estado. O volume de acessos e conversões aos domingos também aumentou, trazendo um forte indicador de que a estratégia foi acertada — conta Bruno Bazarin Scaravelli, head de marketing da Senior Sistemas, sobre o impacto da visibilidade da marca aos domingos de manhã, quando é exibido o Tech SC.

A procura por essa novidade foi impulsionada pela TV. E o resultado comprova: em seis meses, a wiipo já tem mais de 200 mil cadastros na plataforma.

Para conhecer em mais detalhes esse mundo de possibilidades que a publicidade na TV oferece, aproveite nosso guia Tudo Sobre Como Anunciar na Globo em Santa Catarina. Nele, trazemos mais dicas e informações para ajudar no sucesso do seu negócio, seja ele digital, seja tradicional.

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