logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Marketing

Planejamento de Marketing Digital 2021: como fazer?

16/12/2020

Em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, o Marketing Digital se tornou a principal estratégia das empresas para aumentar suas vendas. Para continuar prosperando em 2021 ou retomar seu crescimento —, é essencial que as empresas já comecem a construir seu planejamento de Marketing Digital para ele.

Pois é a partir desse planejamento que as empresas serão capazes de identificar aquilo que as tornam únicas e como se comunicar melhor com seu público, além de revelar novas oportunidades para expandir sua presença em um mercado cada vez mais competitivo.

Mas se você não sabe por onde começar, fique tranquilo. Para ajudá-lo a se preparar para o próximo ano trouxemos neste artigo algumas dicas de como construir um plano de Marketing Digital para 2021 de maneira prática e assertiva. Confira!

Realize um diagnóstico da situação atual do seu negócio

O ponto de partida é analisar a situação atual do Marketing Digital do seu negócio. Isso vai ajudá-lo a entender melhor quais são os pontos mais fortes das suas estratégias e ações digitais e quais as que têm mais problemas a serem resolvidos, além de mostrar quais são os fatores externos à sua empresa, que podem impactar nos seus resultados de forma positiva e negativa. Para não errar, siga este roteiro:

Durante essa fase faça as contas…

– Determine quantos leads você precisa para atingir seus objetivos atualmente.

– Identifique a quantidade de leads gerados em cada etapa do funil de vendas.

– Calcule os custos do seu lead.

– Descubra a quantidade de receita que um lead gera.

– Veja qual é a frequência de conteúdo compartilhado nos diferentes canais de comunicação.

Tente responder às seguintes perguntas:

– Qual é a posição do seu site no Google?

– Qual a origem do seu tráfego?

– O processo de marketing e vendas está bem definido?

– As metas estão sendo alcançadas?

– Quais são os seus principais concorrentes?

– Todas as estratégias de Marketing Digital estão sendo exploradas?

Identifique seus objetivos de Marketing Digital

É importante definir objetivos e metas para que você e sua equipe saibam exatamente o que desejam alcançar de forma online, bem como saberem onde suas ações devem levá-los. Principalmente neste período de incertezas em que programar o futuro é ainda mais desafiador.

Aqui estão alguns exemplos de objetivos e metas comuns no Marketing Digital:

  • gerar 30% a mais de leads qualificados pelo time de marketing em 6 meses;
  • aumentar as vendas em 10% no prazo de 1 mês;
  • otimizar as conversões no funil de vendas em 15% em um trimestre;
  • aumentar a produtividade da equipe em 5% no prazo de 2 meses;
  • aumentar o conhecimento da marca entre o público-alvo;
  • melhorar o retorno sobre o investimento em 25% até o final do ano.

Reformule as estratégias de Marketing Digital

Agora que você já tem seus objetivos e metas bem definidos, está na hora de transformá-los em ação para alcançá-los. Ah, não se esqueça das informações obtidas no diagnóstico sobre o seu negócio, pois é ele quem vai dizer quais são os pontos que precisam ser melhorados e quais oportunidades podem ser aproveitadas.

Por exemplo, se a taxa de conversão do funil de vendas está aquém do esperado, pode ser que haja problemas na jornada de compra do consumidor, como a mudança nos canais de comunicação que seu público-alvo está.

Isso pode ter acontecido devido à mudança de hábito de consumo da população durante a pandemia, como o aumento do uso das redes sociais e compras por aplicativos. Portanto, é fundamental reformular suas estratégias de Marketing Digital.

Comece pelos seguintes fatores:

Personas e jornada de compra

Por conta dos novos hábitos de consumo, houve uma mudança no perfil de cliente ideal. Para evitar que você desperdice recursos em estratégias e ações que não funcionam mais para esse novo público, é essencial redesenhar sua persona e a jornada de compra. A partir daí desenvolver uma nova comunicação com esse público.

Posicionamento

Se você quer ter sucesso com suas estratégias de Marketing Digital também deve saber  como a sua marca precisa se posicionar diante do mercado, principalmente no pós-pandemia, como mostra o estudo Creative Insights 2020. Segundo ele, os consumidores procuram por empresas que adotem uma postura social ativa. Isso deve estar relacionado com o propósito da sua marca.

Canais de comunicação

Como já vimos, o uso das redes sociais se intensificou durante o período da pandemia. Por isso, as empresas devem estar mais preparadas para dedicar mais recursos ao Marketing Digital nas redes sociais. As pesquisas nos mecanismos de buscas também aumentaram, o que faz com que o Google também mereça uma atenção especial no próximo ano.

Conteúdo e campanhas

Também vimos neste ano, que humanizar o atendimento e intensificar o diálogo entre as marcas e os consumidores se tornou um diferencial. Por isso, no seu planejamento de Marketing Digital para 2021 não se esqueça de personalizar a produção de conteúdos e campanhas de acordo com as necessidades do seu público.

Crie um plano de ação de Marketing Digital

O próximo passo é montar o seu plano de ação. Para tanto, descreva todas as atividades que serão realizadas para atingir cada objetivo traçado, bem como o prazo para começar cada projeto e o prazo previsto para obter os resultados desejados, além de definir os responsáveis por cada atividade.

Veja só este exemplo:

Objetivo: gerar leads qualificados para as vendas.

Atividades:  – Redefinir a persona e reformular a jornada de compra do consumidor;

 – Fazer um fluxo de nutrição de leads por meio do e-mail marketing;

   – Otimizar a forma como os conteúdos são distribuídos ao longo do funil de   vendas;

   – Atrair mais tráfego qualificado para as páginas de vendas;

   – Acompanhar o lead scoring em tempo real.

Início do projeto: 01/02/2021

Prazo previsto para o resultado: 31/07/2021

Responsável: equipe Alpha

De nada adianta ter um plano de ação se você ou sua equipe não acompanharem os resultados das ações realizadas, pois medir cada ação permite descobrir o que não está funcionando para atingir os objetivos traçados. Então, faça correções em tempo real. Como realizar esse monitoramento?

Defina uma métrica específica para cada objetivo traçado e estabeleça uma rotina para monitorá-la. Se você quer gerar 30% a mais de leads qualificados em 6 meses, por exemplo, então precisa acompanhar a taxa de conversão em cada etapa do funil de vendas mensalmente.

Pronto para começar o planejamento de Marketing Digital para 2021?

O Marketing Digital pode ser o seu grande aliado na tarefa de fazer com que o seu negócio seja um grande sucesso em 2021. Mas, para que isso realmente dê certo, é essencial fazer um bom planejamento de Marketing Digital. Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo com isso.

Este texto foi escrito por Diego Martins, CEO da Inside Digital e especialista em Marketing Digital pela FGV.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico