logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Novidade do setor

Pesquisa aponta desejos para a temporada de verão

16/12/2021

A temporada de verão 2021/2022 chegou com tudo e não se trata apenas do calor. A estação marca também o retorno de muitas atividades que foram adiadas durante a pandemia, entre elas as viagens de férias.

Até o final da temporada, 68% dos brasileiros deverão ter retomado totalmente suas atividades, considerando que 66% da população já completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Além disso, 76% do público quer viajar, de acordo com uma pesquisa do Instituto Behup para o setor de Inteligência de Mercado da Globo.

Com essa movimentação, espera-se também um novo fôlego na economia. Saiba, então, quais são os planos dos brasileiros para esta temporada de verão e o que eles pretendem consumir.

Descaso é a prioridade para a temporada de verão 2021/2022

No final de novembro de 2021, o Instituto Behup ouviu 1.502 pessoas de todas as regiões do Brasil, acima de 18 anos e das variadas classes sociais.

Um dos principais resultados da pesquisa é o fato de que o brasileiro deseja, acima de tudo, descansar na alta temporada. Por conta do ano difícil, 66% dos entrevistados querem aproveitar a estação de alguma maneira, sendo que 48% esperam fazer agora tudo que não puderam fazer no verão passado.

Para isso, 47% dos brasileiros querem tirar férias. Mas nada de grandes aventuras — o objetivo é recarregar as energias e matar as saudades.

Objetivo das férias de verão:

  • Descansar: 71%
  • Rever familiares e amigos: 40%
  • Turismo: 35%

Mas o tempo livre também deve ser usado para resolver pendências, estudar e fazer tratamento de saúde. Esse clima de colocar a vida em dia aparece, de outro modo, nas atividades específicas programadas para a temporada de verão:

  • Organizar a casa: 42%
  • Cuidar da saúde/alimentação: 40%
  • Cuidar da aparência: 34%

Em meio a isso, o brasileiro procura encaixar momentos de lazer e descontração, como ao fazer atividades ao ar livre (38%), encontrar-se com amigos (36%), ir à praia (35%) ou frequentar restaurantes, bares e cafés (26%).

Agora, seja para descansar, seja para organizar a rotina, inevitavelmente a estação também será usada para muitas compras. Nesse período, a preferência é pelas lojas físicas. Em Santa Catarina, por exemplo, 74% dos consumidores no Estado declaram que as lojas físicas serão seu principal canal de compra em 2022, como revela a pesquisa Raio X do Catarinense.

Leia também: Veja os destaques da pesquisa Raio X do Catarinense 2022

Brasileiro está de malas prontas, mas não deve ir muito longe neste verão. (Foto via Freepik).

Principal destino das férias é o próprio Brasil

Entre os brasileiros que desejam viajar na temporada de verão 2021/2022, a maioria absoluta pretende circular pelo próprio País. Enquanto 93% dos turistas terão destinos nacionais, apenas 7% irão para o exterior.

O resultado, inclusive, é muito próximo dos números encontrados pela Fecomércio SC em relação aos planos de viajar dos catarinenses. No Estado, 92% devem viajar dentro do Brasil.

Voltando aos números do Instituto Behup, ainda chama a atenção que 46% das pessoas que pretendem viajar ficarão no mesmo estado em que residem. Não à toa, o principal meio de locomoção dos turistas deve ser o carro (61%), seguido por ônibus (62%), já que se tratam de viagens mais curtas.

Isso mostra que o turismo local não se resume apenas a uma necessidade da pandemia, mas é uma tendência de médio prazo, fortalecida pelo cenário econômico. Seis em cada dez brasileiros (63%) têm planos de economizar dinheiro em 2022. Portanto, é entendível que busquem destinos mais próximos de casa.

Leia também: Turismo aquecido movimenta economia do litoral catarinense

Consumir conteúdo é um dos lazeres de verão

Não podemos falar de lazer sem mencionar entretenimento — e a TV tem um lugar reservado nos planos da estação. Afinal, para 73% dos entrevistados, assistir a conteúdo em vídeo sempre faz parte das atividades de verão.

Além disso, a televisão também é uma forma de conexão social, de evento conjunto. Durante o verão, 58% dos brasileiros afirmam que gostam de ver programas que amigos e familiares também viram para conversar e trocar opinião. Essa audiência, por sua vez, pode ser convertida em engajamento para as marcas anunciantes.

Para completar, 72% dos brasileiros buscam pelos canais Globo na hora de consumir conteúdo em vídeo. E vale lembrar que a NSC TV é a afiliada Globo em Santa Catarina, trazendo o melhor da programação nacional para milhões de catarinenses.

Quer saber o que mais está nos planos de férias e de compras dos consumidores? Baixe o estudo completo Verão 2021/2021 e fique por dentro de todos os detalhes.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico