logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Tecnologia

Painel Gestão de Valor 2018, destaque para o setor de Tecnologia

01/11/2018

Sizebay e Mercado Livre são destaques no Gestão de Valor

Os principais nomes do setor de Tecnologia da Informação em Santa Catarina estiveram reunidos nesta quarta-feira, dia 31, em Florianópolis, para prestigiar o Painel do Projeto Gestão de Valor 2018. O destaque foi a apresentação do case vencedor do concurso, o Provador Virtual, da startup Sizebay, de Joinville.

O case da Sizebay – Provador Virtual

Desde seu nascimento, em 2013, até 2015, a empresa dedicou esforços para o desenvolvimento de algoritmos que reconhecessem as formas do corpo humano e pudessem recomendar medidas e caimentos de roupa facilitando a escolha e a compra de peças online. Os testes deram origem ao Provador Virtual, ferramenta que auxilia o consumidor e alavanca os resultados de lojas virtuais.

O case da Sizebay foi apresentado por Janderson Araújo, fundador e CEO da empresa. O empresário relata que a startup surgiu de forma inusitada, há cinco anos, quando ele ainda trabalhava com o também sócio da empresa, Marcelo Bastos, em uma agência de publicidade.

O Marcelo foi comprar uma roupa para a esposa na internet e quando a peça chegou ficou bem diferente do tamanho que ele imaginava, o que gerou certa confusão em casa. Conversando comigo, ele alertou que isso deveria ser um problema sério. Começamos a pesquisar e descobrimos que 37% das pessoas tinham medo de comprar pela internet. A partir daí, iniciamos os estudos para desenvolver o Provador Virtual.  Ainda com pouco tempo de projeto, contamos com a chegada da Patricia Araújo, a menina que coloca fogo nas coisas e sai quebrando as barreiras. Ela foi atrás de programas e de fundos que pudessem ajudar a desenvolver a ideia. Conseguiu contato com os centros de antropometria e, com um plano de negócios mais definido, a empresa começou a avançar – relembra Araújo.

Com o sucesso na redução das trocas de roupas compradas pelo e-commerce, utilizando o Provador Virtual, hoje a Sizebay tem 120 clientes como Riachuelo, Nike e Marisa.

WEB-134-MARCOSCAMPOS-0344
WEB-140-MARCOSCAMPOS-0345
WEB-145-MARCOSCAMPOS-9126
WEB-184-MARCOSCAMPOS-0361
WEB-229-MARCOSCAMPOS-9193
WEB-234-MARCOSCAMPOS-0377

A startup espera chegar ao fim do ano com 150 novos contratos, sendo que destes, 20 serão no exterior. Janderson destacou a importância da parceria com o Sebrae para deslanchar o negócio. Em breve o empresário viajará para a Europa com a expectativa de abrir uma unidade da empresa por lá.

Estratégias da Mercado Livre

Os painelistas Guilherme Maba (IT Manager) e Julian Farrapeira (Senior People Business Partner) trataram das estratégias que impulsionaram a Mercado Livre a se tornar líder do comércio eletrônico na América Latina.

Julian discorreu sobre os aspectos estratégicos da companhia e do ecossistema da empresa. A Mercado Livre conta atualmente com cerca de 7 mil funcionários no Brasil e escritórios em 18 países. Ele destacou em seu painel que companhia é a sétima melhor empresa para se trabalhar no mundo, de acordo com o ranking da Great Place to Work.

Em sua fala, Guilherme abordou a aquisição da Axado pela Mercado Livre, fato marcante por se tratar de uma empresa que nasceu no ecossistema catarinense de tecnologia:

Atualmente, a unidade da Mercado Livre de Florianópolis é a área de tecnologia da empresa. Conta com 50 colaboradores, mas tem a expectativa de chegar a 150 profissionais em dois anos. O site é o quinto maior do Brasil – ressalta Guilherme.

Após as exposições, a plateia pôde interagir em uma rodada de perguntas. Cerca de 120 pessoas lotaram o auditório do Sebrae, em Florianópolis. O evento ainda contou com a presença dos parceiros da NSC Comunicação no projeto, o diretor técnico do Sebrae, Anacleto Angelo Ortigara, e a presidente da Câmara de Tecnologia e Informação do Sistema Fecomércio SC, Jamile Sabatini.

Também presente no evento, Alexandre de Souza, gestor de projetos do Sebrae SC e organizador do programa Startup SC, comentou sobre a importância do tema:

Dentro do projeto Startup SC temos um programa de capacitação para empreendedores. É um projeto que conta com a ajuda de empresários maduros em seus setores de atuação que disponibilizam tempo e conhecimento para mentorar os novos empreendedores em sua jornada ao sucesso com o novo negócio – explica Alexandre.

Por esse programa de capacitação já passaram 170 startups, incluindo a Sizebay vencedora do concurso do Gestão de Valor 2018. Conheça mais sobre o Startup SC aqui.

Esse prêmio é muito importante pra gente, pois valida nosso processo de crescimento. Sempre tivemos muitas dúvidas e foi difícil ter a certeza de que estávamos no caminho certo. O apoio que recebemos nos trouxe a outro patamar. Quando participamos do programa Startup SC, nós aprendemos muita coisa e descobrimos como ajudar outras startups. Percebemos que o ecossistema catarinense de tecnologia e inovação é muito forte – relata Janderson, CEO da Sizebay.

O projeto Gestão de Valor 2018, iniciativa do Diário Catarinense e da NSC Comunicação, está na 4ª edição e conta com o patrocínio do  Sebrae SC, Sistema Fecomércio SC e apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC).

Para continuar acompanhando o projeto, acesse o site.

Conteúdo produzido em colaboração com os jornalistas da NSC Cristiano Abreu e Janine Alves.


Gabriela Moura

Gabriela Moura


Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico