logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Vendas

O que esperar do Dia do Consumidor em 2021?

10/03/2021

O Dia do Consumidor tem se tornado a Black Friday do primeiro trimestre no calendário comercial brasileiro. Realizado sempre em 15 de março, ele é responsável por um grande aumento das vendas no comércio, em especial no comércio on-line. A data movimentou um total de R$ 1,41 bilhão no e-commerce em 2020, segundo a Ebit | Nielsen.

As buscas pelo Dia do Consumidor no Google aumentam ano a ano e cada vez mais pessoas estão interessadas nas ofertas e condições especiais que as empresas oferecem nesse período. De acordo com uma pesquisa de Social Miner e Opinion Box, 46,9% dos brasileiros conheciam a data em 2019. No ano seguinte, o percentual saltou para 64,1%. Ou seja, é um evento que se consolida na mente do consumidor.

Além da maior popularização da data, entenda a seguir o que mais esperar do Dia do Consumidor em 2021.

O impacto da pandemia no Dia do Consumidor

A data coincide com o início das medidas de combate ao novo coronavírus no Brasil. Vale lembrar que em 11 de março de 2020 a Organização Mundial da Saúde classificou a Covid-19 como pandemia e nos dias seguintes os estados brasileiros adotaram restrições à movimentação de pessoas.

Mas isso não impactou negativamente as vendas no Dia do Consumidor. Pelo contrário, no meio digital elas cresceram 18%, como revela a Ebit | Nielsen.

A importância desse evento comercial, portanto, permanece inabalada. Como revela uma pesquisa da Inteligência de Mercado Globo, 62% das pessoas que conhecem a data pretendem comprar no Dia do Consumidor em 2021. O que muda é a forma como o público está comprando agora.

No ano passado, por exemplo, não se falava em pagamentos digitais instantâneos via Pix. Com poucos meses de utilização, 9% dos compradores on-line já preferem pagar dessa maneira, também de acordo com a Globo.

O omnichannel já era importante naquele momento, mas quem poderia imaginar que uma estratégia multicanal envolvendo retirada de produtos em drive-thru seria essencial a partir de então? Nos centros comerciais, 50% dos consumidores esperam ter essa opção, segundo um levantamento da Social Miner.

De um modo geral, a pandemia acelerou a transformação digital da jornada de compra. E esse deve ser o foco dos negócios neste Dia do Consumidor.

Leia também: Vendas no varejo: como se adaptar para sobreviver?

As vendas on-line do Dia do Consumidor cresceram em 2020. (Foto via Freepik)

A jornada de compra digital

O saldo de 2020 foi bastante positivo para as lojas on-line no Brasil. Um mapeamento envolvendo All iN, Social Miner, Opinion Box, Compre & Confie | Neotrust, Clearsale e Aftersale revela que o comércio virtual ganhou 42 milhões de consumidores únicos no ano passado.

Ao todo, o e-commerce brasileiro cresceu 75% no período, ainda aponta um dado de Mastercard SpendingPulse.

Isso significa que as empresas devem ter alguns cuidados especiais para atrair esse consumidor digital. Para ele, o preço, embora ainda seja um fator importante na decisão de compra, não é o único elemento decisivo.

Nesse sentido, a Globo mostra que a confiança no site ou aplicativo vem em primeiro lugar nessa jornada de compra digital. Em seguida, está o preço e, então, ter um site ou aplicativo descomplicado. Ou seja, a estratégia comercial do negócio precisa andar lado a lado com o investimento em soluções seguras e fáceis de usar. Essa facilidade é especialmente importante para os milhões de novos compradores on-line que surgiram durante a pandemia.

Outras práticas para facilitar a jornada de compra digital incluem a otimização para dispositivos móveis, oferecer descrições e conteúdos mais detalhados nas páginas de produtos e estimular as avaliações da experiência de compra, é o que aponta um estudo de Lett e Opinion Box. 

Leia também: Site Express: tenha um site ou loja virtual em pouco tempo

Como fazer o Dia do Consumidor todo dia?

Essa é uma data fundamental para as vendas no comércio, mas não podemos nos esquecer do verdadeiro significado do Dia do Consumidor. Muito mais que boas ofertas, ele representa a valorização de quem sustenta os negócios.

Sua empresa pode fazer uma semana inteira de ações para essa data, seguindo o exemplo de outras que já adotam essa estratégia. Como o Dia do Consumidor em 2021 cai em uma segunda-feira, isso é interessante para aumentar as vendas. Assim, é possível diversificar as ofertas, atraindo diferentes públicos ao longo da semana.

Além disso, é fundamental implementar estratégias de relacionamento com o consumidor no longo prazo. Por exemplo, sua empresa tem oferecido opções de pagamento digital como o público deseja? Tem a opção cashback para atraí-lo? Disponibiliza a retirada de produtos com segurança das compras on-line?

Ainda, no quesito confiança de compra, a empresa tem algum programa de fidelidade para que o consumidor retorne à experiência já conhecida com seu negócio?

É esse tipo de questões que você precisa resolver. Então, com as respostas prontas, é hora de comunicar seus diferenciais ao público para que ele os conheça.

Saiba agora algumas soluções da NSC para ajudar nessa divulgação. Baixe o e-book Soluções para divulgar seu negócio e veja como podemos impulsionar suas vendas.


Negócios SC

Estúdio NSC Branded Content

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico