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Tecnologia

O que é digital twin e como seu conceito é aplicado ao marketing?

13/05/2019

Uma nova revolução na indústria 4.0 está acontecendo graças ao uso digital twins, ou gêmeos digitais. Esse conceito permite acelerar o ciclo de desenvolvimento de produtos, reduzir custos de fabricação e manutenção e ainda pode ser aplicado ao marketing.

Já sabe o que isso significa? Confira a seguir!

O que é digital twin ou gêmeo digital?

Digital twin é uma cópia digital de um produto físico, serviço ou processo. Esse gêmeo digital funciona como uma simulação detalhada de objetos ou modelos de atuação, substituindo a criação de protótipos reais.

No modelo atual de produção, faz-se o design de um produto, a prototipagem do mesmo e por fim os testes. Isso demanda tempo e recursos extras.

Imagine, por exemplo, a fabricação de um carro de Fórmula 1. O protótipo do veículo é testado por dezenas de horas em túnel de vento, depois na pista etc. Se algo precisa ser corrigido, já houve um custo de produção que não será recuperado, além do tempo gasto.

Com o digital twin, o processo é diferente. Essa representação em ambiente digital simula as condições reais de uso do carro e quanto mais informações constar nessa simulação, mais eficientemente ela identificará possíveis problemas no projeto e o que pode ser melhorado.

A mesma utilidade dos digital twins para o setor automobilístico pode ser vista em outros segmentos. Prédios, roupas, objetos de decoração, eletrônicos e mesmo serviços públicos podem testar o funcionamento mais rapidamente, reduzir custos de operação e otimizar o desempenho das funções.

Além disso, com o desenvolvimento da inteligência virtual aplicada à área da saúde, essa tecnologia já está sendo usada para auxiliar no tratamento de doenças graves como o câncer por meio da simulação da absorção de medicamentos pelo corpo humano.

Leia também: Inteligência artificial e o futuro do marketing da sua empresa

Digital twins preveem o desgaste de peças para repará-las a tempo.
Foto de Jeshoots via Pexels

Manutenção em tempo real e à distância

Outra vantagem dos digital twins, que a Gartner aponta como uma das maiores tendências tecnológicas para os próximos anos, é a otimização da manutenção de objetos e até de sistemas inteiros.

O avanço da IoT (internet of things, ou internet das coisas) permite tornar qualquer produto inteligente, capaz de coletar dados de uso e interagir com sua cópia virtual. No futuro, cada objeto será único, com uma identificação digital própria.

Uma lâmpada de iluminação pública, por exemplo, pode estar conectada via IoT a uma gêmea digital para detectar uma série de fatores. Remotamente, o software que recebe os sinais da lâmpada real reproduziria seu comportamento, possibilitando avisar sobre a necessidade de troca, detectar problemas de instalação, controlar a intensidade da luz de acordo com o ambiente, entre outras situações.

Em muitos casos, isso permitirá economizar no deslocamento de técnicos para a realização de reparos e evitar prejuízos sérios graças à manutenção preventiva.

Em breve será possível ter irmãos digitais de cidades inteiras.
Foto de Vitaly Vlasov via Pexels

Digital twin aplicado ao marketing: conheça o object marketing

Nem só na produção e no suporte e manutenção o uso de digital twins traz ótimas possibilidades. Esse conceito também pode ser aplicado ao marketing, na forma de object marketing, ou marketing de objeto.

E como object marketing funciona?

Vejamos o caso de um tênis de corrida equipado com sensores inteligentes. Por meio de um digital twin, com informações distribuídas de forma segura entre consumidor e empresa via blockchain, o objeto real reproduziria uma cópia virtual.

Isso abre um duplo caminho para o marketing. O primeiro é poder levar ao cliente ofertas baseadas em dados concretos de uso, como ao alertar o melhor momento de trocar o tênis com base no desgaste natural do produto. Ou ainda dar desconto em produtos complementares de acordo com o desempenho da pessoa.

Esse tipo de comunicação — e até mesmo de transação comercial — tem a vantagem de ser feita diretamente entre as partes, por meio de um aplicativo próprio da marca no qual o consumidor tem acesso às informações do objeto.

O segundo caminho aberto pelo digital twin é de coleta de dados cada vez mais precisos sobre hábitos de uso. Com isso, é possível produzir com um nível de exatidão e personalização cada vez maior. Assim o foco no cliente ganha uma dimensão até então inimaginável.

Leia também: 6 práticas para entender as necessidades dos seus clientes

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