O que é API e qual sua importância para os negócios?

24/08/2021

Tecnologia

O que é API e qual sua importância para os negócios?

Em 2021, já é lugar-comum afirmar que vivemos na era de dados e que eles são um recurso valioso para as empresas. Mas acontece que muitos negócios ainda lidam com dados de forma isolada dentro das organizações, como em silos.

O verdadeiro valor dos dados — e das tecnologias em geral — está no uso compartilhado. É da troca que surgem inovações mais rápidas e soluções específicas.

Aí surge a importância das APIs, capazes de criar pontes entre diferentes plataformas e aplicações no mundo digital. Mas você sabe exatamente o que é API e como ela ajuda nos negócios?

Confira a explicação a seguir.

O que é API?

A sigla API vem do inglês Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos, em português, e representa um conjunto de padrões que permitem conectar e desenvolver aplicações.

É normal que os usuários não saibam o que é API, pois ela fica escondida na programação tudo que o público geral vê é a interface de aplicativos e sistemas. Mas uma mesma ferramenta pode ser composta por diferentes APIs, comunicando-se com outras soluções.

Um exemplo disso é o aplicativo Uber. Logo ao fazer login, o usuário tem a opção de entrar com as contas de Facebook ou Google. Isso é uma API, que conecta o app de transporte com as duas big techs.

Então, ao traçar o trajeto, o Uber já utilizou duas APIs de mapas diferentes: Mapbox e Google Maps. Isso economiza o tempo e o investimento de desenvolver um sistema global de mapas a partir do zero.

Até na hora de pagar a corrida há APIs conectando o serviço com as operadoras de cartão, PayPal e outras formas de pagamento.

Perceba como cada interface de programação de aplicações é responsável por uma tarefa específica dentro do aplicativo, programa ou plataforma. Isso acontece porque a empresa criadora da API define o tipo específico de solicitação que deve ser apresentada e os protocolos para liberação da função. As outras partes não têm acesso completo às ferramentas, apenas a um conjunto de tarefas controladas pela empresa desenvolvedora da API.

Outros exemplos de API incluem:

Ou seja, o uso de APIs está completamente inserido em nosso dia a dia e tornam muitas tarefas possíveis.

Leia também: Os 5 estágios do varejo: lições das empresas inovadoras

Da integração de diferentes blocos (microsserviços) surge a inovação. (Foto via Freepik)

APIs privadas, de parceiros e públicas

Uma API é criada quando a empresa tem a intenção de compartilhar seu serviço. Mas pode variar com quem ela decide fazer esse compartilhamento.

Segundo a definição da Red Hat, existem três tipos de APIs:

De acordo com um relatório da Visa, a maturidade digital de uma empresa pode ser medida pela quantidade de APIs que integram suas soluções. Quanto mais avançado o negócio, também há uma preferência pela adoção de APIs entre parceiros e abertas, que aceleram o processo de inovação.

Leia também: Empresas digitais investem em publicidade off-line

Vantagens da interface de Programação de Aplicativos (API)

As APIs são as grandes facilitadoras do mundo digital. Mas elas não são importantes apenas para os usuários, que podem utilizar diversas soluções integradas sem precisar entender de programação. Os negócios que as desenvolvem e as utilizam também têm muito a ganhar.

Essas são algumas das vantagens das APIs para os negócios. Mas as possibilidades são inúmeras.

Conheça agora mais transformações tecnológicas que estão definindo nosso futuro no e-book NSC Talks: SWSW 2021, com as maiores tendências do evento South by Southwest.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui