O que é alfabetização de dados e por que ela é importante?

19/08/2021

Marketing

O que é alfabetização de dados e por que ela é importante?

Saber ler, interpretar e utilizar dados é uma competência necessária nas tarefas mais básicas do dia a dia. Ela está presente quando fazemos compras, ao identificar informações e notícias falsas, ao ver a previsão do tempo, ao acompanhar a situação da pandemia e em tantas outras atividades.

Nos negócios, esse domínio de dados é um diferencial competitivo e uma forma de gerar mais valor para as empresas. Mas, de acordo com o Índice de Alfabetização de Dados, apenas 24% da força de trabalho mundial tem esse conhecimento.

Você já conhece esse conceito de alfabetização de dados e por que hoje ele é tão importante quanto o letramento? Acompanhe a explicação.

O que é alfabetização de dados?

De acordo com a Gartner, a definição de alfabetização de dados (ou data literacy, em inglês) é a capacidade de ler, escrever e comunicar dados dentro de contextos, incluindo uma compreensão de fontes de dados e construções, métodos e técnicas que se aplicam.

No meio corporativo, pode-se ver a alfabetização de dados como o uso eficiente desses dados para gerar ações e resultados positivos nos negócios.

Contudo, a explicação mais concisa vem de Sarah Nell-Rodriguez, gerente estratégica de alfabetização de dados da Qlik: trata-se da capacidade de ler, trabalhar, analisar e comunicar-se com dados.

Para ficar mais claro:

A era digital propiciou o acesso a uma quantidade impressionante de dados, mas a verdade é que ainda são poucas as pessoas capazes de transformá-los em informação e decisões inteligentes.

A Gartner estimava que, em 2020, metade das organizações não teriam habilidades suficientes de alfabetização de dados e inteligência artificial para atingir o valor de negócio. Ou seja, serão empresas pouco saudáveis no longo prazo.

É por isso que tais empresas precisam se alfabetizar nesse sentido, se quiserem ser realmente orientadas por dados.

Leia também: Como começar a usar dados a favor do seu negócio

Profissionais devem ter essa competência para se destacarem no mercado de trabalho. (Foto via Freepik)

O que fazem as empresas com data literacy?

Empresas podem existir sem ter alfabetização de dados. Mas as alfabetizadas são capazes de crescer mais rápido e atingir maiores valores no mercado. Isso é o que aponta o Índice de Alfabetização de Dados, realizado sob comissão da Qlik, plataforma de análise de negócios.

Esse Índice mostra como funciona o processo de alfabetização de dados no meio corporativo.

A partir desses três pilares — capital humano, decisões baseadas em dados e disseminação de dados — é que os negócios alcançam a plena data literacy.

Leia também: Business Intelligence para agências de marketing

Vantagens da alfabetização de dados nos negócios

Os verdadeiros benefícios da alfabetização de dados vêm da sua aplicação no dia a dia nos negócios, e não apenas do domínio teórico. Quando praticada, ela permite:

A alfabetização de dados, portanto, traz importantes vantagens e, quanto maior a concorrência, mais determinante ela é para a sobrevivência dos negócios na era digital.

Para conhecer outras competências essenciais para o mundo atual, veja agora o e-book Liderança e empreendedorismo, com as dez habilidades destacadas pela ONU para empreendedores de sucesso.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui