O que é 5G e o que muda com essa tecnologia?

29/01/2020

Inovação

O que é 5G e o que muda com essa tecnologia?

A conectividade digital será, cada vez mais, uma das marcas definidoras das ações humanas. Nos últimos anos temos visto desde carros autoguiados até cirurgias complexas feitas à distância graças à internet.

Quanto mais podemos fazer, também aumenta a demanda por maior velocidade de transmissão e de maior capacidade de conectar diferentes dispositivos. A solução para esse desafio do futuro já está sendo colocada em prática hoje: descubra a tecnologia 5G.

O que é a tecnologia 5G?

Resumidamente, 5G significa a quinta geração da internet móvel.

O 1G foi projetado nos anos 70 para transmitir a voz de forma analógica e sem criptografia, enquanto o 2G permitiu a transmissão digital criptografada. O 3G proporcionou uma revolução no acesso aos dados nos dispositivos móveis, que o 4G ampliou para dar conta do maior volume transmitido em streaming, vídeos, jogos on-line e aplicativos com atualização em tempo real, como Waze e Uber.

O grande diferencial da tecnologia 5G está na maior velocidade de transmissão, na menor latência (tempo mais curto de resposta) e na maior capacidade de conexão entre dispositivos.

Estima-se que a velocidade do 5G chegue a 10 gigabits por segundo. Isso tornará possível baixar um filme 4K de altíssima resolução em apenas 25 segundos, por exemplo. Empresas como a Qualcomm vão além e prometem velocidades de até 20 gigabits por segundo no 5G.

A maior velocidade de conexão tem a ver com o funcionamento dessa tecnologia. Todas essas gerações atuam por ondas eletromagnéticas, em diferentes frequências de banda:

A questão é que, quanto maior a frequência, menor o alcance do sinal. A tecnologia 5G exige, então, transmissores muito mais próximos uns dos outros e seu uso será mais bem aplicado em locais densamente povoados.

Leia também: Lições de transformação digital para aplicar na sua empresa

Mais rapidez na transmissão de dados é uma das vantagens do 5G. (Foto via Freepik).

Que possibilidades o 5G traz?

É claro, a tecnologia 5G nos permitirá navegar em nossos smartphones e tablets com muito mais rapidez. Mas as possibilidades de uso vão muito além disso.

A indústria será uma das maiores beneficiadas por essa nova geração da internet móvel. Na era da indústria 4.0, em que todos os processos e até produtos são conectados digitalmente, a maior e mais rápida conectividade promete trazer índices de desempenho ainda maiores.

Empresas que lidam com processam big data por meio da inteligência artificial para a tomada de decisão ou valem-se de outros recursos em seus projetos, como digital twins, farão essas atividades de forma mais ágil.

Veremos também cada vez mais produtos com a internet das coisas (IOT). Geladeiras, fogões, sistemas de climatização e o que mais possamos imaginar, tudo estará conectado e isso demandará, por sua vez, a maior capacidade de conexão que o 5G traz.

O mundo se tornará mais e mais remoto. O trabalho poderá ser feito de qualquer lugar, veículos e cirurgias serão conduzidos à distância com maior frequência. Inclusive, a Ford já realizou um experimento em que um carro foi dirigido remotamente por um piloto a quilômetros de distância, pela internet.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=fgJBhZCCjc8]

Para a estratégia de marketing, a rapidez na transmissão de dados representa a possibilidade de trabalhar a comunicação de uma forma mais visual e interativa. Vídeos devem ser consumidos com maior frequência em dispositivos móveis. Além disso, conteúdos interativos, jogos e aplicativos das marcas devem ganhar destaque na relação com o público.

Leia também: O incrível futuro das impressoras 3D

Quando a tecnologia 5G chega ao Brasil?

Apesar de já estar sendo colocada em prática nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, a tecnologia ainda sofre um impasse no Brasil. Segundo a Anatel, o leilão das redes 5G deve acontecer no segundo semestre de 2020.

O 5G dependerá também de uma estrutura específica das empresas de telecomunicação para garantir a cobertura aos usuários. Estes, por sua vez, precisarão de uma nova geração de dispositivos capazes de captar essa frequência mais alta de banda. Os atuais smartphones, por exemplo, vão até o 4G.

Essa será uma implementação gradual nos próximos anos e ainda necessitará de muita informação e desmistificação para ser amplamente aceita. As possibilidades que o 5G traz, no entanto, são muitas e positivas.

Quer saber mais sobre tecnologias e novidades que estão em alta no mercado? Então confira nosso e-book especial com as principais tendências para 2020.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui