O papel dos meios de comunicação durante a pandemia

05/06/2020

Comunicação

O papel dos meios de comunicação durante a pandemia

Em junho, o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) de Santa Catarina dá continuidade à série de palestras LIDE Talks sobre o cenário do novo coronavírus. Na última quinta-feira (4), o debate on-line trouxe o tema “O comportamento dos veículos de massa durante a pandemia” e contou com a presença de executivos das maiores empresas de comunicação do Estado.

Participaram da transmissão ao vivo Mário Neves, presidente da NSC Comunicação; Marcello Petrelli, presidente executivo do Grupo ND; e Carlos Amaral, vice-presidente de mercado do SCC/SBT e do Grupo SCC. A conversa foi mediada por Wilfredo Gomes, presidente do LIDE Santa Catarina.

Mais do que abordar tendências de produção e consumo de mídia neste momento, Mário Neves definiu o papel dos meios de comunicação da NSC em consonância com a responsabilidade social das empresas defendida pelo próprio LIDE. Destacou ainda as ações que a NSC está tomando em prol do público e dos negócios catarinenses.

Qual é o papel dos meios de comunicação?

Um dos temas principais deste LIDE Talks foi sobre qual seria a postura adequada dos meios de comunicação durante a pandemia. Wilfredo Gomes elogiou a solidariedade em termos de negócios e de informação dos meios catarinenses, mas questionou o balanço entre notícias boas e ruins, além da predominância do novo coronavírus no noticiário.

O presidente da NSC foi enfático na resposta:

— Não seríamos éticos se não informássemos. Temos a obrigação, enquanto veículos sérios, de levar a informação. Com seriedade, sem sensacionalismo — ressaltou o empresário.

Neves recorda também que o novo coronavírus foi o tema central das conversas dos catarinenses. Diante de uma situação inédita e cheia de dúvidas, comprovou-se mais uma vez que as mídias essenciais são onde a maior parte do público vai buscar informações confiáveis. Não à toa, o número de visualizações de página no NSC Total praticamente dobrou e, no mundo, notícias relacionadas à pandemia representaram uma grande parcela do tráfego na internet e das buscas on-line.

Faltar com a representação correta dos fatos neste momento, por mais difícil que seja, seria um prejuízo maior à sociedade catarinense. Somente quando bem-informada é que ela pode responder de acordo à situação.

— Quando temos algo importante para dizer, nós dizemos. Queremos elevar o cidadão. Ele é quem deve tomar a decisão — apontou o executivo.

Leia também: A relevância da marca e o papel da empresa na crise

Mário Neves, presidente da NSC, fala do papel dos meios de comunicação. (Foto de Felipe Carneiro, Agência RBS)

Informação de qualidade

Nesse papel de representar a realidade, o presidente da NSC ressaltou outros dois aspectos do trabalho da empresa líder em comunicação no Estado.

O primeiro diz respeito à necessidade de procurar especialistas em cada área para informar com profundidade e correção. Medidas de saúde devem ser discutidas por profissionais de saúde e cientistas; soluções econômicas para garantir o bem-estar da população, por economistas e outras fontes embasadas do mercado. Afinal, uma decisão ponderada precisa de uma análise com bons fundamentos, seja na vida pessoal, seja nos negócios.

O segundo ponto fala da possibilidade de se trazer também um lado mais positivo durante a pandemia, mas ainda pautado pela realidade. A NSC tem celebrado as boas notícias e, mais do que isso, proposto soluções para amenizar a crise em Santa Catarina:

Com isso, a NSC mostra que é possível encarar a crise com seriedade e compromisso de levar os fatos até o público, mas também oferecendo o amparo para enfrentarmos juntos as dificuldades.

Confira: #JuntosporSC: conecte seu negócio com uma grande audiência

“Vai passar”

Um ponto em comum entre os três convidados foi a esperança na recuperação rápida do mercado catarinense no pós-Covid-19. É certo que podemos ter um “durante” por alguns meses ainda, o que ressalta a importância de as marcas aproveitarem essa ponte que as mídias essenciais oferecem para levar a comunicação delas até os lares catarinenses.

Nesse sentido, Neves destaca os esforços da NSC de trazer principalmente para o meio digital pequenas empresas que nunca haviam sequer anunciado. Assim, elas podem alcançar o público neste novo contexto social, continuar gerando negócios e sair mais rapidamente da crise.

— Confio muito na resiliência do catarinense — declara.

Então, que tal fortalecer seu negócio com a NSC? Baixe o e-book Como otimizar seu funil de vendas e descubra nossas soluções para todos os momentos da sua comunicação.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui