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O papel da comunicação institucional para a indústria catarinense

30/03/2021

Para conquistar mercados, lançar novas soluções, atrair clientes e vender mais, já é bem sabida a necessidade de se investir na divulgação do negócio. Como prova disso, a NSC tem ajudado empresas de todos os portes e segmentos a terem sucesso em Santa Catarina.

Agora, você sabia que a NSC também pode ajudar empresas que não vendem diretamente ao mercado catarinense? É a situação de algumas indústrias cujo foco está em outros estados ou países. Isso porque o marketing da marca nos veículos da empresa líder em comunicação em Santa Catarina vai muito além do promocional.

O foco, nesse caso, é o fortalecimento da marca e de sua presença digital por meio da comunicação institucional. Então, confira a seguir a importância de ter essa estratégia em parceria com a NSC.

Comunicação institucional atrai talentos e investimentos

Mesmo que uma indústria catarinense venda para outros mercados, ela ainda tem no Estado o cerne do negócio. É aqui onde estão colaboradores, alguns fornecedores e outras pessoas envolvidas na sua estrutura física.

Nesse sentido, a comunicação institucional pode aumentar a percepção de valor de tal indústria perante a sociedade. Mais do que isso, pode torná-la admirada, desejada.

Quando a empresa atinge esse status, ela tem mais facilidade para atrair os melhores talentos para atuar nela. E quem tem os melhores talentos possui um diferencial competitivo no mercado. Esse é um dos motivos para tornar pública e conhecida a cultura, assim como a missão, a visão e os valores do negócio na região em que ele está inserido.

A comunicação institucional, especialmente quando voltada para os meios digitais, também é capaz de atrair investimentos para a indústria catarinense.

A Auten Energy, por exemplo, é uma empresa com foco na produção e consumo de energia elétrica de maneira sustentável. Depois de ser notícia no Tech SC e aparecer na TV e no portal G1 SC, além de ter um aumento instantâneo de busca nas redes e de leads interessados, a empresa agora usa a matéria no G1 como validação do negócio. Afinal, a presença em veículos de confiança do público aumenta a percepção de qualidade e valor das soluções demonstradas.

Com isso, a visibilidade da marca no Tech SC foi capaz de fortalecer a imagem do negócio no longo prazo.

— Serviu para nos aproximar de grandes redes de restaurantes, mercados e pequenas indústrias. Hoje usamos o link para validar nossa solução entre os clientes ressabiados — comenta Alex Lacativa, sócio-diretor da Auten Energy, sobre a matéria no G1.

Leia também: A diferença entre comunicação interna, institucional e promocional

Comunicação institucional na NSC tem o poder de atrair clientes e investimentos. (Foto via Freepik)

A força da NSC no digital contribui para a estratégia de SEO

A comunicação por meio da NSC também pode chegar a outros estados em que a indústria catarinense comercialize seus produtos ou serviços. Isso é possível graças à força dos veículos digitais da NSC.

Apenas em fevereiro de 2021, os portais NSC Total e G1 Santa Catarina somaram mais de 38 milhões de visualizações de páginas, segundo o Instituto Verificador de Comunicação. O jornalismo digital da NSC vem batendo seguidos recordes de audiência, aumentando com isso a visibilidade dos conteúdos patrocinados das marcas nesses portais.

Por se tratarem de endereços confiáveis e veículos com um imenso volume de acessos, eles têm um papel fundamental na estratégia de SEO. Em resumo, funciona assim:

  • Os conteúdos patrocinados na NSC são criados conforme a estratégia digital da marca, baseados nas palavras-chave importantes para o negócio.
  • Os portais da NSC tem ótimo ranqueamento nos resultados dos buscadores, o que permite aos conteúdos da marca pular à primeira página.
  • Os conteúdos então podem ser acessados por qualquer pessoa que pesquise pelo universo da marca. Nesse caso, um veículo de imprensa tem mais destaque que o blog de uma empresa talvez ainda desconhecida pelo público-alvo.
  • Os links dentro desses conteúdos apontam para as páginas da empresa, atraindo visitantes, e com isso sinalizam ao algoritmo do buscador que aquelas páginas são relevantes para o assunto em questão. 

Em resumo, a distribuição do conteúdo da indústria por meio dos veículos on-line da NSC fortalece a estratégia de SEO do negócio.

Leia também: Como fortalecer uma campanha institucional com a NSC

A obrigatoriedade da publicidade legal

Também há um caso específico em que a comunicação da empresa torna-se obrigatória: no contexto da publicidade legal. Essa é uma prática de divulgação de documentos de interesse público, como atas e súmulas de reuniões que envolvam um conjunto de investidores ou a sociedade, a publicação de balanços patrimoniais, comprovando seu compliance financeiro, além de outras informações importantes.

Entretanto, no setor privado, isso deve ser visto além de uma obrigatoriedade. A transparência das empresas por meio da publicidade legal é outra forma de demonstrar o compromisso do negócio com a sociedade, destacar seus valores e até facilitar a entrada de investimentos.

Além disso, a publicidade legal desempenha um papel essencial na relação entre o setor privado e os governos, permitindo a fiscalização e fortalecendo a imagem do negócio perante os agentes de políticas econômicas e sociais.

Para saber mais sobre a publicidade legal, consulte a tabela da NSC. Aproveite também para descobrir como o Estúdio NSC Branded Content pode ajudar na produção de conteúdo da indústria catarinense.


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