logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

O consumo de podcasts na pandemia e outras novidades

10/08/2020

A pandemia de Covid-19 afetou de diferentes formas a indústria de conteúdo. Enquanto alguns formatos, como o vídeo, enfrentam desafios de produção e distribuição, outros ganharam um impulso extra. Neste caso, o consumo de podcasts teve um saldo positivo nos últimos meses.

Aqui, vamos mostrar um pouco sobre a audiência dos podcasts na pandemia e dar uma dica para quem quer conteúdos de negócio no enfrentamento à crise. Vamos lá?

O consumo de podcast na pandemia

O podcast já era um formato de áudio em expansão antes mesmo da pandemia. Segundo um estudo da Deezer, uma plataforma de streaming, entre 2018 e 2019 o consumo de podcasts cresceu 67% no Brasil. Esse índice é superior ao de países europeus, de acordo com a mesma fonte.

Então, o que aconteceu com o consumo de podcasts na pandemia?

Dados do Spotify revelam que o consumo de podcasts dobrou no segundo trimestre de 2020 entre os ouvintes da plataforma. Enquanto os hábitos de música retornaram ao nível pré-Covid-19, o de programas continuou em alta.

Outro dado interessante é que os picos de audiência estão mais bem distribuídos ao longo do dia, como ocorreu com o consumo de rádio. Quando as divisões entre trabalho, casa e lazer ficam mais difusas, o comportamento do consumidor se transforma. Assim, vemos essas quebras em padrões a que estávamos acostumados no contato do público com as mídias.

Leia também: Os aplicativos mais baixados durante a quarentena no Brasil e no mundo

Diversificação dos conteúdos

O aumento da demanda por conteúdos de podcast é um estímulo à produção de áudio. E o mercado, por sua vez, tem respondido com muitas novidades para os aficionados pelo formato.

Michelle Obama, advogada, escritora e ex-primeira-dama dos Estados Unidos, foi uma das celebridades que estrearam na podosfera, como é chamado o mundo dos podcasts. Kim Kardashian recentemente fechou contrato com o Spotify para ter um podcast. A Warner Bros. produzirá programas relacionados ao universo dos quadrinhos da DC Comics. No Brasil, o Cartola FC trará conteúdos nesse novo formato. Até o clássico programa televisivo da Escolinha do Professor Raimundo foi adaptado ao podcast.

Exemplos como esses não faltam. Há conteúdos sobre os mais variados assuntos e para diferentes perfis de público. E se você tem interesse por informações de marketing, vendas, empreendedorismo e tecnologia, temos uma dica de podcast para ouvir agora mesmo.

Leia também: O mundo depois do coronavírus: mais 7 tendências para acompanhar

O maior consumo de podcasts aumenta a demanda por diferentes conteúdos. (Foto via Freepik)

Dica de podcast de negócios

O Negócios SC também traz conteúdos em podcast, com a mesma proposta de apoiar o desenvolvimento de melhores estratégias de marketing e vendas. Nos episódios, entrevistamos personalidades de diferentes áreas que compartilham dicas práticas, lições e histórias com os ouvintes.

Já participaram do podcast Negócios SC executivos de empresas como Visa, Exact Sales e Atar. Durante a pandemia, cada edição tem procurado resolver dificuldades específicas dos negócios em meio à crise. É um conteúdo bastante atual, para quem precisa de resultados em curto prazo.

Por exemplo, já foram abordados temas como:

  • Soluções para começar a vender pela internet
  • Empreender no meio da crise
  • Aumentar as vendas B2B

Tudo explicado por quem entende e trabalha diariamente com o assunto. É conteúdo direto ao ponto, do jeito que você precisa para desenvolver seu negócio.

Leia também: O comportamento das lideranças de marketing na pandemia

Como ouvir o podcast Negócios SC

O podcast da NSC sobre o mundo dos negócios está disponível nos seguintes serviços de streaming:

Para ouvir os episódios, basta clicar na sua plataforma preferida entre essas opções e dar o play. Aproveite também para seguir o Negócios SC no streaming escolhido e ficar sempre por dentro dos assuntos mais importantes do momento. 


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico