logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Marketing

O consumo de conteúdo digital no mercado de educação

22/07/2021

Entre os setores que precisaram adaptar-se por causa da pandemia, a educação com certeza passou por uma das maiores transformações. O distanciamento social acelerou a digitalização do ensino e trouxe consigo necessidades para o mercado educacional. Novas formas de educar e de conectar-se com o público-alvo entraram no rol de investimentos das empresas.

Mas essa urgência de transformação tende a ser positiva no longo prazo. O desenvolvimento assistido é uma das maiores tendências para o pós-pandemia. Uma pesquisa da Opinion Box mostra, por exemplo, que 18% dos brasileiros começaram algum curso on-line nos primeiros meses em casa.

A comunicação digital tem, assim, importância renovada para o mercado da educação. Confira a seguir mais dados sobre o setor e conheça as soluções da NSC para universidades, colégios, cursos, centros profissionalizantes e outras empresas do gênero.

Cresce o consumo de conteúdo educativo on-line

Dados da Comscore mostram que os brasileiros passaram 44,5% de tempo a mais com conteúdo educativo na internet em março de 2021 que no mesmo período de 2020. Fevereiro deste ano teve aumento de 56,7%, enquanto em janeiro a alta foi de 36,4%, em relação aos respectivos meses do ano passado. Nesse consumo entram informações sobre educação, sites relacionados ao aprendizado, sites de cursos, tutoriais e com endereço “.edu”.

O público da educação on-line no Brasil já abrange 78,7 milhões de visitantes únicos. Isso representa 62,3% da população digital no País.

No setor, o comportamento de navegação móvel é bem difundido: 71% do consumo ocorre em dispositivos móveis, com 52,3 milhões de usuários únicos e exclusivos, contra 29% no desktop. Portanto, não só as ferramentas e os conteúdos relacionados à educação precisam ser digitalizados, como devem ser otimizados para a realidade de acesso do público, tendo bom aproveitamento na tela do celular.

Vale destacar que uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), órgão vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, indicava que 58% dos internautas brasileiros acessavam a internet apenas pelo celular já em 2019. A tendência é que esse percentual cresça cada vez mais.

E quem consome esse conteúdo de educação no ambiente digital? Sobretudo as pessoas de classes AB (43%) e C (46%), com apenas uma pequena parcela das classes DE (12%).

Leia também: O que são EdTechs e como transformam a educação?

Brasileiros usam mais o celular no ensino digital. (Foto via Freepik)

Engajamento do conteúdo sobre educação nas redes sociais

A Comscore também revela que o mercado de educação foi o que mais cresceu em interações nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) em 2020, na comparação com 2019. A partir de dados da Shareablee, mostra que as interações com educação aumentaram 60%, acima dos conteúdos financeiros (47%) e de publishing (28%). Já o varejo teve um crescimento de 7%.

Agora em 2021, comparando o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2020, ainda houve um aumento de 19,9% no engajamento on-line da educação.

Esse conteúdo de educação nas redes sociais tem sido distribuído principalmente pelo Facebook:

  • Facebook: 38%
  • Instagram: 22%
  • Twitter: 21%
  • YouTube: 18%

Para as empresas de educação, as redes sociais da NSC despontam então como uma ótima oportunidade de aumentar tanto a visibilidade quanto o engajamento dos conteúdos educativos. São milhões de seguidores nos veículos digitais:

  • DC: cerca de 1 milhão no Facebook, 270 mil no Instagram e 478 mil no Twitter;
  • AN: mais de 415 mil no Facebook, 32 mil no Instagram e 113 mil no Twitter;
  • Santa: mais de 151 mil no Facebook, 43 mil no Instagram e 93 mil no Twitter;
  • Hora: mais de 352 mil no Facebook, 86 mil no Instagram e 38 mil no Twitter;
  • NSC Total: mais de 446 mil no Facebook e 146 mil no Instagram;
  • NSC TV: mais de 177 mil no Facebook e 95 mil no Instagram.

Leia também: Eleve os resultados da sua marca nas redes sociais da NSC

Cases de comunicação digital na educação com a NSC

A NSC tem cases de sucesso na educação tanto em conteúdo patrocinado nos portais e redes sociais quanto em mídias on-line servindo de apoio para campanhas integradas.

A UniSociesc é um bom exemplo de case de conteúdo patrocinado, ou branded content. O Estúdio NSC Branded Content criou para a instituição o canal Transformação na Prática, dentro do G1 SC, com matérias destacando os cursos oferecidos pela universidade como passagens para uma carreira e uma vida melhores.

Para ressaltar os cursos de pós-graduação, por exemplo, foram desenvolvidos conteúdos como “Fazer uma pós-graduação pode impactar positivamente na remuneração de profissionais”. O canal trouxe uma ampla visibilidade para a marca, com mais de 30 mil acessos no período de ativação de campanha.

As pautas criadas para a UniSociesc ainda tiveram um ótimo desempenho no perfil da NSC TV no Facebook, onde foram compartilhadas. Os conteúdos alcançaram um CTR (taxa de cliques no link) de 1,58%, acima da média do segmento de educação, de 0,55%.

Já a Universidade Regional de Blumenau (FURB) contou com uma campanha institucional multiplataforma para comemorar seus 55 anos. A estratégia envolveu uma ação de ativação, rádio, jornal e mídias digitais da NSC, gerando um grande engajamento tanto do público interno quanto externo da instituição de ensino.

— Essa interação a gente conseguiu casando estratégias já planejadas pela universidade e soluções oferecidas pela equipe comercial da NSC, que soube trazer criatividade. Foi recompensador ver isso ser realizado de uma forma tão competente e profissional, com a repercussão que gerou e continua gerando — relata Fernanda Ostetto, coordenadora de comunicação e marketing.

Para ver mais cases de sucesso em comunicação com a NSC, confira o portfólio do Estúdio NSC Branded Content.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico