O consumo de conteúdo digital no mercado de educação

22/07/2021

Marketing

O consumo de conteúdo digital no mercado de educação

Entre os setores que precisaram adaptar-se por causa da pandemia, a educação com certeza passou por uma das maiores transformações. O distanciamento social acelerou a digitalização do ensino e trouxe consigo necessidades para o mercado educacional. Novas formas de educar e de conectar-se com o público-alvo entraram no rol de investimentos das empresas.

Mas essa urgência de transformação tende a ser positiva no longo prazo. O desenvolvimento assistido é uma das maiores tendências para o pós-pandemia. Uma pesquisa da Opinion Box mostra, por exemplo, que 18% dos brasileiros começaram algum curso on-line nos primeiros meses em casa.

A comunicação digital tem, assim, importância renovada para o mercado da educação. Confira a seguir mais dados sobre o setor e conheça as soluções da NSC para universidades, colégios, cursos, centros profissionalizantes e outras empresas do gênero.

Cresce o consumo de conteúdo educativo on-line

Dados da Comscore mostram que os brasileiros passaram 44,5% de tempo a mais com conteúdo educativo na internet em março de 2021 que no mesmo período de 2020. Fevereiro deste ano teve aumento de 56,7%, enquanto em janeiro a alta foi de 36,4%, em relação aos respectivos meses do ano passado. Nesse consumo entram informações sobre educação, sites relacionados ao aprendizado, sites de cursos, tutoriais e com endereço “.edu”.

O público da educação on-line no Brasil já abrange 78,7 milhões de visitantes únicos. Isso representa 62,3% da população digital no País.

No setor, o comportamento de navegação móvel é bem difundido: 71% do consumo ocorre em dispositivos móveis, com 52,3 milhões de usuários únicos e exclusivos, contra 29% no desktop. Portanto, não só as ferramentas e os conteúdos relacionados à educação precisam ser digitalizados, como devem ser otimizados para a realidade de acesso do público, tendo bom aproveitamento na tela do celular.

Vale destacar que uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), órgão vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, indicava que 58% dos internautas brasileiros acessavam a internet apenas pelo celular já em 2019. A tendência é que esse percentual cresça cada vez mais.

E quem consome esse conteúdo de educação no ambiente digital? Sobretudo as pessoas de classes AB (43%) e C (46%), com apenas uma pequena parcela das classes DE (12%).

Leia também: O que são EdTechs e como transformam a educação?

Brasileiros usam mais o celular no ensino digital. (Foto via Freepik)

Engajamento do conteúdo sobre educação nas redes sociais

A Comscore também revela que o mercado de educação foi o que mais cresceu em interações nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) em 2020, na comparação com 2019. A partir de dados da Shareablee, mostra que as interações com educação aumentaram 60%, acima dos conteúdos financeiros (47%) e de publishing (28%). Já o varejo teve um crescimento de 7%.

Agora em 2021, comparando o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2020, ainda houve um aumento de 19,9% no engajamento on-line da educação.

Esse conteúdo de educação nas redes sociais tem sido distribuído principalmente pelo Facebook:

Para as empresas de educação, as redes sociais da NSC despontam então como uma ótima oportunidade de aumentar tanto a visibilidade quanto o engajamento dos conteúdos educativos. São milhões de seguidores nos veículos digitais:

Leia também: Eleve os resultados da sua marca nas redes sociais da NSC

Cases de comunicação digital na educação com a NSC

A NSC tem cases de sucesso na educação tanto em conteúdo patrocinado nos portais e redes sociais quanto em mídias on-line servindo de apoio para campanhas integradas.

A UniSociesc é um bom exemplo de case de conteúdo patrocinado, ou branded content. O Estúdio NSC Branded Content criou para a instituição o canal Transformação na Prática, dentro do G1 SC, com matérias destacando os cursos oferecidos pela universidade como passagens para uma carreira e uma vida melhores.

Para ressaltar os cursos de pós-graduação, por exemplo, foram desenvolvidos conteúdos como “Fazer uma pós-graduação pode impactar positivamente na remuneração de profissionais”. O canal trouxe uma ampla visibilidade para a marca, com mais de 30 mil acessos no período de ativação de campanha.

As pautas criadas para a UniSociesc ainda tiveram um ótimo desempenho no perfil da NSC TV no Facebook, onde foram compartilhadas. Os conteúdos alcançaram um CTR (taxa de cliques no link) de 1,58%, acima da média do segmento de educação, de 0,55%.

Já a Universidade Regional de Blumenau (FURB) contou com uma campanha institucional multiplataforma para comemorar seus 55 anos. A estratégia envolveu uma ação de ativação, rádio, jornal e mídias digitais da NSC, gerando um grande engajamento tanto do público interno quanto externo da instituição de ensino.

— Essa interação a gente conseguiu casando estratégias já planejadas pela universidade e soluções oferecidas pela equipe comercial da NSC, que soube trazer criatividade. Foi recompensador ver isso ser realizado de uma forma tão competente e profissional, com a repercussão que gerou e continua gerando — relata Fernanda Ostetto, coordenadora de comunicação e marketing.

Para ver mais cases de sucesso em comunicação com a NSC, confira o portfólio do Estúdio NSC Branded Content.

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