O comportamento das lideranças de marketing na pandemia

04/08/2020

Marketing

O comportamento das lideranças de marketing na pandemia

A crise gerada pela pandemia de Covid-19 exigiu um nível de superação ainda maior das lideranças de marketing. Restrições ao funcionamento dos negócios, novos modelos de trabalho, mudanças drásticas no consumo tanto de produtos quanto de mídia e conteúdo, tudo isso se misturou em um turbilhão de inquietações para esses líderes.

No entanto, algumas das maiores lideranças de marketing no Brasil mostram um caminho possível em meio à crise. É o que mostra um estudo da Orbit, empresa especializada em ciência de dados, ao analisar o comportamento de CMOs, VPs de marketing e diretores e diretoras de marketing das principais marcas no País.

As principais conclusões desse estudo você confere a seguir, que servem de inspiração para profissionais da área que atuem em empresas de quaisquer portes.

Com a palavra, as lideranças de marketing

O estudo da Orbit buscou averiguar quais foram os assuntos mais abordados pelas lideranças de marketing durante a pandemia. Essa análise permite fazer algumas observações importantes a respeito das movimentações nos últimos meses.

Para isso, foram monitorados os posts públicos no LinkedIn desses líderes entre 20 de fevereiro e 20 de julho de 2020. Eles representam as marcas mais valiosas do Brasil, segundo a presença delas no ranking top 60 de marcas brasileiras da BrandZ 2019, realizado pela WPP e Kantar, e no Top Of Mind Datafolha 2019.

Essa análise foi baseada em 633 posts publicados no período, que resultaram em uma classificação de 1.864 rótulos de assuntos abordados, ou tags. Ao serem agrupadas, essas tags apontam os direcionamentos que as lideranças de marketing no Brasil tomaram na pandemia.

Na página de divulgação do estudo, é possível observar alguns gráficos sobre a frequência com que certos temas foram abordados. Mas já adiantamos alguns insights abaixo.

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Temas mais falados pelas lideranças de marketing. (Divulgação OrbitReport)

​Principais observações do estudo

Distanciamento

As lideranças de marketing das maiores empresas do Brasil refletiram o papel das marcas em meio à crise. Elas agiram em consonância com as determinações de segurança e atuaram como amplificadoras das mensagens dos órgãos de saúde.

Em um primeiro momento, as postagens trouxeram tags como “fique em casa”, “todo cuidado conta” e “cada pessoa importa”. Esse discurso foi reforçado pela comunicação de como os colaboradores passaram a atuar em home office, levantando essa tag na base de posts e dando o exemplo para a sociedade.

Solidariedade

A pandemia também demonstrou ser um momento de união. As grandes marcas precisaram comprovar o propósito que havia nos discursos de marketing e, aparentemente, saíram-se bem nesse quesito.

As tags “doação” e “solidariedade” foram destaque no estudo, mostrando o quanto as lideranças de marketing estiveram empenhadas em ajudar. Isso trouxe um grande senso de orgulho das equipes que se engajaram, como pode ser visto na nuvem de palavras, a exemplo da tag “parabéns, equipe!”.

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Adaptabilidade

Como não poderia deixar de ser, outros temas importantes para os gestores das maiores marcas brasileiras foram “inovação”, “adaptação”, “reinvenção”, “adaptação digital” e “tecnologia”.

Mesmo as empresas líderes em seus segmentos compreendem que não podem ficar paradas diante dos desafios que traz a crise do novo coronavírus. Elas se adaptaram às novas experiências de consumo e de compra para continuarem relevantes no mercado.

Presença das datas comerciais

Entretanto, ao longo da pandemia, as lideranças de marketing não perderam o viés comercial. As grandes datas do calendário estiveram presentes na comunicação dos líderes, dentro desse contexto peculiar de 2020. Nesse sentido, destacou-se o Dia das Mães no período analisado.

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Olhar para outras questões importantes

Mas nem tudo girou em torno do coronavírus. As marcas estão cada vez mais ligadas às pautas sociais e isso se viu em tags como “diversidade”, “lgbtqia+” e em referência ao movimento antirracista. As relações humanas estão cada vez mais em discussão, portanto as lideranças de marketing devem ter um pensamento universal para abranger essas questões.

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