Novos dados sobre a intenção de compra no Sul do Brasil

07/04/2021

Novidade do setor

Novos dados sobre a intenção de compra no Sul do Brasil

Uma pesquisa encomendada pela Globo e realizada pela MindMiners em fevereiro de 2021 traz novos dados sobre a intenção de compra do consumidor no Sul do País. A expectativa é de que o consumo em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná seja cauteloso no curto prazo, com grande atenção ao fator preço.

A consulta abordou consumidores de todas as regiões do Brasil, o que permite comparar a expectativa de compra no Sul com outras localidades. Para isso, foram feitas 500 entrevistas investigando a intenção de gastos até maio de 2021.

Os destaques da pesquisa Consumidor 2021 Versão Regional você pode conferir adiante.

Expectativa de compra de bens duráveis

Ao longo de 2020, na região Sul foi onde se comprou bens duráveis com maior frequência. Entre os brasileiros que declararam realizar esse tipo de compra duas ou mais vezes por mês, os sulistas aparecem com 13%, seguidos pelo Nordeste (12%), Sudeste (11%) e Norte e Centro-Oeste (9%).

O interesse por bens duráveis serve de termômetro econômico, uma vez que indica um poder de compra além das necessidades imediatas, como alimentação e higiene. Isso reflete também a força da economia catarinense mesmo em face da pandemia.

No entanto, a intenção de gastos com bem duráveis será mais cautelosa no Sul que nas demais regiões do País em 2021. Apenas 15% dos sulistas afirmam a pretensão de aumentar os gastos nesse sentido, contra 18% da média nacional.

Como veremos adiante, o preço é um fator determinante na escolha dos consumidores em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, inclusive com maior peso na decisão de compra.

Leia também: Pesquisa Raio-X do Catarinense guia estratégias das marcas para 2021

Dados permitem prever o comportamento do consumidor e preparar estratégias de acordo. (Foto via Freepik).

A intenção de compra no Sul por categorias

A pesquisa da MindMiners encomendada pela Globo também avaliou a intenção de compra em diversas categorias de produtos de consumo imediato.

Ainda vale destacar que, entre os produtos de mercado, a intenção de compra dos sulistas é maior que a média nacional para alimentos, itens de limpeza, bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Leia também: Mercado catarinense é porto seguro para marcas nacionais

Outros destaques do consumidor no Sul do Brasil

Os dados apresentados na pesquisa Consumidor 2021 Versão Regional apontam outras questões interessantes sobre o comportamento do consumidor no Sul do Brasil.

O primeiro deles refere-se ao modelo de compra omnichannel, isto é, utilizando vários canais on e off desde a pesquisa e descoberta até a aquisição. O sulista está à frente das demais regiões na mescla de lojas físicas com a internet na compra de eletrodomésticos, eletrônicos, utilidades domésticas, computadores, smartphones, fones de ouvido, acessórios de moda, perfumes e móveis.

Entretanto, em algumas categorias da pesquisa da MindMiners nota-se a clara preferência pelas compras apenas na internet, como no caso dos livros: 48% do público prefere comprar on-line, 43% compra on e off, e 9% exclusivamente em lojas físicas.

Outros destaques incluem:

Confira todos os dados da pesquisa Consumidor 2021 Versão Regional em nossa seção de novidades do mercado e tenha mais insights fundamentais para o sucesso da sua marca.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui