Notícias da NSC estreiam em Destaques do Google

01/10/2020

Novidade do setor

Notícias da NSC estreiam em Destaques do Google

Foi lançado nesta quinta-feira, 1º de outubro, o Destaques do Google. A nova funcionalidade trará uma curadoria de notícias da NSC e de outros veículos de relevância ao redor do mundo em uma nova experiência para o público. A proposta é oferecer mais formas de interagir com notícias na internet vindas de fontes confiáveis de informação.

O Destaques do Google, ou Google News Showcase, por enquanto está disponível dentro do Google Notícias para usuários de Android. Futuramente, também terá acesso pelo iOs (para proprietários de iPhone, por exemplo), pelo Google Discover e pela Busca.

A seguir, saiba mais sobre o novo projeto de notícias do Google e a parceria com a NSC.

O que é o Destaques do Google?

No anúncio da novidade, Sundar Pichai, CEO de Google e Alphabet, admite que a companhia pode fazer mais pelos veículos de comunicação.

O buscador e os demais produtos do Google relacionados a notícias na internet desempenham um papel importante na visibilidade de jornais pelo mundo todo. Afinal, são 24 bilhões de direcionamentos por mês para sites de notícias. No entanto, a postura centralizadora do Google tem sido alvo de críticas constantes pela imprensa internacional. São esses produtos — e não os veículos — que definem o que o usuário verá.

O Destaques do Google é uma forma de a companhia dar mais controle mais controle aos veículos de comunicação e melhorar a experiência do usuário no contato com notícias na internet.

Na prática, o novo produto consiste em painéis de conteúdo dentro do Google Notícias. Esses painéis aparecem para os usuários conforme os jornais que eles seguem, mas têm curadoria dos próprios jornais. É uma forma de dizer: esta notícia é realmente importante, independentemente dos algoritmos.

— [O Destaques do Google] apresenta uma curadoria editorial de jornais premiados para dar aos leitores uma melhor visão sobre os assuntos relevantes e, no processo, ajudar os editores a desenvolver relações mais profundas com as audiências — explica Sundar Pichai.

Leia também: Descubra o formato de jornal multiplataforma da NSC

Demonstração do Destaques via Blog do Google.

Mais formas de interagir com notícias na internet

Além de oferecer aos jornais maior controle sobre as notícias que aparecem em destaque por meio desses painéis, a experiência dos leitores é enriquecida. O lançamento do Google permite:

Para aproveitar esses recursos, o usuário só precisa seguir o veículo no Google Notícias. Acompanhe o NSC Total por lá e fique por dentro de tudo que acontece de mais importante em Santa Catarina. Vale lembrar, no entanto, que o Google Destaque por enquanto aparece apenas para usuários de Android.

Leia também: Saiba como ter seu conteúdo digital na NSC

Notícias da NSC representam o jornalismo catarinense

O lançamento do Destaques do Google ocorre inicialmente em dois países: Brasil e Alemanha. Do lado alemão, jornais renomados como Der Spiegel integram a iniciativa, que se estenderá a mais países progressivamente.

No Brasil, foram escolhidos parceiros de amplitude nacional, como Folha de S.Paulo, Estadão e Uol, e veículos regionais relevantes, a exemplo de Correio Braziliense, Estado de Minas e GZH (Rio Grande do Sul). O jornalismo catarinense é representado pelo NSC Total, o portal de notícias da NSC que é líder em Santa Catarina, com mais de 143 milhões de visualizações de página entre janeiro e agosto de 2020.

A escolha da NSC para integrar o Destaques do Google evidencia, mais uma vez, não só a força da NSC no jornalismo catarinense, mas também a sua importância em meio aos veículos mais tradicionais do Brasil.

– Muito importante para nós estarmos junto aos principais grupos jornalísticos do País e do mundo nessa iniciativa global do Google. É um reconhecimento importante ao trabalho sério e inovador que estamos conduzindo, de distribuição de nosso conteúdo nas mais diferentes plataformas – afirma ao Diário Catarinense Bruno Watté, diretor de operações e produtos da NSC Comunicação.

O novo projeto vem em boa hora, às vésperas das eleições 2020 no Brasil. Será mais uma forma de a NSC contribuir com um jornalismo sério e comprometido com a verdade.

– A iniciativa do Google é um marco para o jornalismo e o início de uma parceria que busca fortalecer o ecossistema e dar musculatura para que possamos combater a desinformação e as fake news, agora, ainda mais fortes – comenta Fabrício Vitorino, gerente de conteúdo da NSC.

Quer saber mais sobre as notícias da NSC? Descubra quem são os profissionais responsáveis por levar informação de qualidade para os catarinenses com nosso E-book de Colunistas.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui