logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Tecnologia

Metaverso: o que significa essa tendência?

06/12/2021

O metaverso é uma das grandes tendências para 2022. Mas, afinal, o que é isso?

A definição mais simples de metaverso refere-se a um espaço on-line compartilhado por pessoas que utilizam tecnologias como realidade virtual e realidade aumentada para interagir com o próprio espaço, com conteúdos e com outras pessoas por meio de avatares.

Desde que a empresa Facebook anunciou a mudança de nome para Meta e divulgou planos de investir na realidade virtual, o interesse pelo significado de metaverso disparou nas buscas na internet. Some-se a isso a febre dos NFTs (tokens não fungíveis), que geram movimentações milionárias, e temos aí uma importante mudança no cenário digital.

Quer saber mais sobre essa tendência? Acompanhe a seguir.

A relação entre metaverso e as marcas

A ideia do metaverso não é exatamente nova. Em 2003, o jogo de simulação Second Life já propunha um ambiente virtual com a possibilidade de interações sociais no universo on-line.

Desde então, foi no contexto dos jogos que o conceito de metaverso se fortaleceu. Outras tecnologias, como os óculos de realidade virtual, não se mostraram tão populares ou acessíveis. A própria Meta (antes Facebook) já apostara na realidade virtual do Oculus Rift em 2016 e o aparelho nunca chegou ao grande público.

Até esse momento, a realidade virtual era vista como uma forma de as empresas oferecerem experiências diferentes e imersivas para o consumidor. Mas, devido às limitações dos dispositivos, eram ações ainda restritas a pequenos públicos.

Com o passar dos anos, foram-se criando comunidades dentro de jogos como Grand Theft Auto, Minecraft e Fortnite. Os desenvolvedores também fizeram seu papel, como a Epic Games, por trás do Fortnite, que lançou em maio de 2020 o modo Party Royale, em que se tornou possível participar de apresentações, eventos culturais e debates por meio do espaço virtual. Essa, inclusive, foi uma das grandes tendências do South by Southwest 2021.

No meio da pandemia ainda tivemos todo tipo de experiência on-line ganhando maior popularidade, incluindo aí viagens, eventos, reuniões etc.

As marcas perceberam esse movimento e intensificaram o investimento no metaverso. McDonald’s entrou no Minecraft, O Boticário teve um espaço no Avakin Life, a Brahma criou um bar dentro do GTA, entre tantos outros exemplos. A diferença agora é que o objetivo não é mais de a marca fornecer uma experiência isolada, mas participar de um contexto social, como acontece na vida real.

Leia também: Como a gamificação ajuda as marcas?

Realidade virtual está cada vez mais presente no cotidiano. (Foto via Freepik)

Por que a tendência do metaverso é importante?

Mesmo que o metaverso da Meta não saia do papel, o conceito de um espaço virtual compartilhado ainda vai marcar o debate digital nos próximos anos.

Primeiro, porque as marcas desejam estar onde o público se encontra. Então, é natural que elas vejam o metaverso como uma oportunidade de estar presente no dia a dia do consumidor.

Em segundo lugar, porque abre novas possibilidades de negócio com a venda de produtos digitais, desde tênis e bolsas até iates que só existem na internet.

Por fim, como destaca o relatório Into the metaverse, da Wunderman Thompson Data, o metaverso é variado e se expande em quatro esferas:

  • MetaLives (metavidas): o mercado de produtos digitais, ou NFTs.
  • MetaSpaces (metaespaços): ambientes, imóveis, eventos e até pontos turísticos que só existem no ambiente virtual.
  • MetaBusiness (metanegócios): ambientes de trabalho virtuais em que a interação se dá por meio de avatares, hologramas e cenários digitais.
  • MetaSocieties (metassociedades): são as comunidades on-line que se formam em torno de princípios de identificação comuns.

A Kantar IBOPE Media ainda destaca o papel do metaverso como foco de atenção do público. Em comparação com a média da população, os usuários de ambientes virtuais têm um consumo mais individualizado de cada meio (79% a 59%)

Leia também: 4 formatos de publicidade para incluir no seu plano de mídia

O que o metaverso significa para seu negócio?

Para a maioria dos negócios, no entanto, o significado de metaverso é muito mais simples do que ter um imóvel virtual ou vender NFTs. Basicamente, essa é mais uma oportunidade de mídia para sua estratégia de comunicação.

É preciso mapear e entender esses espaços, descobrir quais são seus públicos e considerar se têm o perfil da marca. A partir disso, é válido projetar ações que impactem essas pessoas no ambiente digital, da mesma forma como se faz com uma nova rede social, por exemplo.

O metaverso, portanto, trata-se menos de um cenário de ficção científica e mais de um modo como a tecnologia permeia as interações sociais. Os mecanismos e a economia digital se desenvolveram, é verdade, mas o princípio desse espaço virtual já estava traçado.

Acompanhe mais mudanças na relação do público com a mídia no e-book Tendências sobre o consumo de vídeo. O download é gratuito, aproveite!


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico