Mentoring como ferramenta de Gestão

27/08/2021

LIDE

Mentoring como ferramenta de Gestão

As organizações estão a cada dia mais interdependentes e complexas, o papel do mentor começou a sair  do círculo familiar e da nobreza, das artes e da educação para estender-se ao ambiente organizacional, principalmente a partir da preocupação inicial dos empresários e dirigentes em preparar seus sucessores. Quando se fala em estilo de liderança e supervisão, surge naturalmente o conceito de coaching, enquanto o de mentoring está mais relacionado ao estilo de desenvolvimento profissional/negócios.  Na verdade, os papéis de coach e mentor são diferentes entre si.

As funções do mentoring podem ser divididas em duas amplas categorias: funções de carreira e funções psicossociais. As primeiras referem-se àqueles aspectos  do relacionamento que visam a incrementar o avanço da  carreira em termos de experiências profissionais e  conhecimentos que o mentor pode oferecer ao pupilo.

As funções psicossociais constituem  aqueles aspectos que melhoram o senso de competência do  protegido, a identidade e a eficácia no seu papel profissional em  termos de comportamento, atuação pessoal, estilo de liderança,  visão do futuro e tomada de decisão. Elas são eminentemente  comportamentais.

O mentoring, como tantas outras ferramentas importantes de gestão empresarial, está também intimamente relacionado às  necessidades das organizações de enfrentar os desafios globais em termos de qualidade, produtividade e competitividade, porém todos devem ser as etapas descritas:

ETAPA 1 – Definir a missão

Determinar a missão de um programa é uma tentativa de compreender a razão pela qual ele está sendo concebido. A  decisão para iniciar um programa de mentoring pode ser  motivada por diversas razões. Freqüentemente é uma resposta a  um problema específico que foi identificado e deve ser  solucionado.

ETAPAS 2 e 3 – Definir foco e estabelecer objetivos Em termos da avaliação,  o foco é uma situação problemática ou insatisfatória que  necessita de mudança e requer ações.

ETAPA 4 – Definir as diferentes iniciativas

Os tipos de iniciativas estão relacionados às ações necessárias para alcançar os resultados finais. Por outro lado, a  sua missão, foco e objetivos estão relacionados ao alcance  propriamente dito dos resultados. O primeiro refere-se à  eficiência e o segundo à eficácia de um programa de mentoring.

ETAPA 5 – Identificar entradas

A finalidade de definir entradas é identificar todos os  recursos que serão alocados direta ou indiretamente para  implementar com sucesso as iniciativas propostas.

ETAPA 6 – Definir atividades de produção

As atividades de produção referem-se a todo o processo  de gerência e administração do programa, ou seja, como  transformar as entradas em saídas..

ETAPA 7 – Definir saídas

Nesta fase, o coordenador deve identificar as saídas do  programa através da criação e definição de seus indicadores. O indicador pode ser de natureza quantitativa ou qualitativa.  A confiabilidade é uma das qualidades de um bom indicador,  significando que deve dar resultados constantes e precisos quando  usados em circunstâncias similares.

ETAPA 8 – Identificar impactos e repercussões

Numa estrutura  lógica, tais efeitos devem estar articulados e convergentes com  missão, foco e objetivos do programa.

De forma mais específica, determinar os impactos e as  repercussões de um programa significa identificar os benefícios ou  as conseqüências que resultam e sua execução.

Nós do LIDE/SC implementamos no nosso calendários os programas de mentoring pois são excelentes ferramentas de  desenvolvimento individual e social e caracterizam por dar apoio ao empresários e negócios. A  “mentorização”, nesse pano de fundo, deverá certamente ser  uma experiência enriquecedora para os que nela se envolverem,  mentores e orientados, e uma necessidade social-organizacional  que urge em tempos de transição acelerada e mudanças  globais incertas.

Escrito por Carolina Linhares :: Presidente do LIDE MULHER Santa Catarina

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