logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

LIDE

Mentoring como ferramenta de Gestão

26/08/2021

As organizações estão a cada dia mais interdependentes e complexas, o papel do mentor começou a sair  do círculo familiar e da nobreza, das artes e da educação para estender-se ao ambiente organizacional, principalmente a partir da preocupação inicial dos empresários e dirigentes em preparar seus sucessores. Quando se fala em estilo de liderança e supervisão, surge naturalmente o conceito de coaching, enquanto o de mentoring está mais relacionado ao estilo de desenvolvimento profissional/negócios.  Na verdade, os papéis de coach e mentor são diferentes entre si.

As funções do mentoring podem ser divididas em duas amplas categorias: funções de carreira e funções psicossociais. As primeiras referem-se àqueles aspectos  do relacionamento que visam a incrementar o avanço da  carreira em termos de experiências profissionais e  conhecimentos que o mentor pode oferecer ao pupilo.

As funções psicossociais constituem  aqueles aspectos que melhoram o senso de competência do  protegido, a identidade e a eficácia no seu papel profissional em  termos de comportamento, atuação pessoal, estilo de liderança,  visão do futuro e tomada de decisão. Elas são eminentemente  comportamentais.

O mentoring, como tantas outras ferramentas importantes de gestão empresarial, está também intimamente relacionado às  necessidades das organizações de enfrentar os desafios globais em termos de qualidade, produtividade e competitividade, porém todos devem ser as etapas descritas:

ETAPA 1 – Definir a missão

Determinar a missão de um programa é uma tentativa de compreender a razão pela qual ele está sendo concebido. A  decisão para iniciar um programa de mentoring pode ser  motivada por diversas razões. Freqüentemente é uma resposta a  um problema específico que foi identificado e deve ser  solucionado.

ETAPAS 2 e 3 – Definir foco e estabelecer objetivos Em termos da avaliação,  o foco é uma situação problemática ou insatisfatória que  necessita de mudança e requer ações.

ETAPA 4 – Definir as diferentes iniciativas

Os tipos de iniciativas estão relacionados às ações necessárias para alcançar os resultados finais. Por outro lado, a  sua missão, foco e objetivos estão relacionados ao alcance  propriamente dito dos resultados. O primeiro refere-se à  eficiência e o segundo à eficácia de um programa de mentoring.

ETAPA 5 – Identificar entradas

A finalidade de definir entradas é identificar todos os  recursos que serão alocados direta ou indiretamente para  implementar com sucesso as iniciativas propostas.

ETAPA 6 – Definir atividades de produção

As atividades de produção referem-se a todo o processo  de gerência e administração do programa, ou seja, como  transformar as entradas em saídas..

ETAPA 7 – Definir saídas

Nesta fase, o coordenador deve identificar as saídas do  programa através da criação e definição de seus indicadores. O indicador pode ser de natureza quantitativa ou qualitativa.  A confiabilidade é uma das qualidades de um bom indicador,  significando que deve dar resultados constantes e precisos quando  usados em circunstâncias similares.

ETAPA 8 – Identificar impactos e repercussões

Numa estrutura  lógica, tais efeitos devem estar articulados e convergentes com  missão, foco e objetivos do programa.

De forma mais específica, determinar os impactos e as  repercussões de um programa significa identificar os benefícios ou  as conseqüências que resultam e sua execução.

Nós do LIDE/SC implementamos no nosso calendários os programas de mentoring pois são excelentes ferramentas de  desenvolvimento individual e social e caracterizam por dar apoio ao empresários e negócios. A  “mentorização”, nesse pano de fundo, deverá certamente ser  uma experiência enriquecedora para os que nela se envolverem,  mentores e orientados, e uma necessidade social-organizacional  que urge em tempos de transição acelerada e mudanças  globais incertas.

Escrito por Carolina Linhares :: Presidente do LIDE MULHER Santa Catarina


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico