Marketing pessoal: o que é e como vender seu trabalho?

03/05/2021

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Marketing pessoal: o que é e como vender seu trabalho?

Quem espera deixar sua marca no mundo precisa, primeiramente, desenvolvê-la. Para isso, os mesmos princípios de marketing que utilizamos para empresas de todos os portes podem ser usados na esfera do indivíduo. A essa prática se dá o nome de marketing pessoal.

Profissionais autônomos e freelancers precisam de marketing pessoal para criar um fator de diferenciação e atrair clientes. Atletas costumam usá-lo para despertar o interesse de equipes e patrocinadores. Influenciadores digitais recorrem a essa prática para fechar parcerias com empresas. Até empreendedores que já têm suas marcas investem nisso para fomentar os negócios.

Ou seja, o marketing pessoal tem muitas aplicações. Então, veja o que é e como você também pode usá-lo para crescer na carreira. 

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal, que também pode aparecer como branding pessoal, refere-se a estratégias e ações para fortalecer a imagem de alguém no meio de atuação. Mais especificamente, elas visam a destacar as qualidades dos profissionais, tornar suas experiências conhecidas e transformá-los em autoridade ou referência em determinada área. 

Entretanto, os benefícios dele vão além de melhorar a empregabilidade no mercado de trabalho.

Como descrevemos acima, ele pode ser útil até para quem já tem uma empresa. Assim, a autoridade da marca pessoal soma-se à marca da empresa. É por isso que muitos CEOs dedicam-se à produção de conteúdo próprio deles e investem em assessoria de imprensa, servindo de ponte para a descoberta dos seus negócios por um público afim.

Os meios de comunicação no marketing pessoal podem ser os mais variados. É claro, como estamos falando da promoção do indivíduo, blogs e redes sociais são muito utilizados para isso, em especial o LinkedIn. Eles permitem criar uma relação próxima com outras pessoas da mesma área e oferecem um canal de contato direto.

Também vale incluir um site profissional ou portfólio digital para facilitar a descoberta do seu trabalho e fortalecer sua presença na internet. Em todos esses pontos de contato, procure manter uma constância entre endereços e nomes de usuário.

O marketing pessoal ainda pode ser feito por meio de eventos, conteúdo patrocinado em veículos de comunicação e o que mais você imaginar. 

O objetivo aqui não é o de inventar algo que você não seja, mas ressaltar suas habilidades. Inclusive, é possível usar a mesma matriz SWOT do marketing empresarial para identificar seus pontos fracos e oportunidades, como a necessidade de adquirir uma competência ou especializar-se em um ramo ainda pouco explorado no seu mercado.

Leia também: Dicas de como usar o LinkedIn no marketing de conteúdo

O marketing pessoal ajuda você a se destacar na multidão. (Foto via Freepik)

8 dicas para desenvolver sua marca pessoal

Agora que está mais claro o que é marketing pessoal e qual é a importância dele, veja como aplicá-lo no dia a dia.

1) Entregue conteúdo de valor

Marketing pessoal não quer dizer que tudo na sua comunicação deva girar em torno de si. Na verdade, você precisa mostrar sua experiência ajudando a resolver as dores do seu público-alvo. É assim que as pessoas perceberão sua utilidade e sua competência na área de atuação.

2) Comente seu processo de trabalho

Não tenha receio de compartilhar seus truques de produtividade ou como funciona seu processo de decisão ou desenvolvimento de um trabalho. É isso que humaniza sua marca pessoal — além de comprovar que você realmente entende o que faz.

3) Cuide da sua imagem pública

Muito cuidado ao lidar com as esferas pública e privada no marketing pessoal. Em termos de empatia e respeito pelos outros, você deve sim comportar-se da mesma forma no palco e nos bastidores, mas pode deixar o compartilhamento do que faz no tempo livre apenas para as pessoas mais próximas se acreditar que isso compromete sua imagem pública.

Se está à procura de emprego, pode ter certeza que o setor de RH olhará suas redes. Então, mantenha uma boa apresentação nelas.

4) Interaja nas redes sociais

Falando em redes sociais, não se esqueça do papel principal delas: interagir. Se você quiser que as pessoas comentem e compartilhem seus conteúdos, precisará responder, comentar e compartilhá-las de volta.

Leia também: 8 dicas essenciais para uma comunicação efetiva e de qualidade

5) Aproveite as oportunidades de networking

Ser conhecido dentro de uma área de atuação depende da sua capacidade de construir pontes. Participe de eventos, grupos, debates, associações e projetos que coloquem você em contato com seu público-alvo.

Nesse sentido, não se esqueça de que ajudar os outros é uma ótima forma de se conectar.

6) Defina seus domínios de conhecimento

Sobre quais temas você tem propriedade para dar uma entrevista? Pense nisso e defina alguns assuntos correlatos para os quais seria uma boa fonte de opinião em reportagens, eventos, webinars etc.

Em seguida, que tal montar um mídia kit informando seus domínios de conhecimento e deixá-lo à disposição? Ou quem sabe até divulgá-lo com o apoio de uma assessoria de imprensa?

7) Tenha sua apresentação pessoal na ponta da língua

Da mesma forma como é preciso ter um pitch de vendas sobre produtos ou serviços, é importante ter seu pitch pessoal bem treinado. Saiba explicar rapidamente qual é sua experiência, o que faz e como contribui para seu mercado de atuação.

8) Continue desenvolvendo suas habilidades

O marketing pessoal pode destacar suas habilidades, mas sem desenvolvê-las não haverá o que ressaltar. Além disso, outras pessoas na mesma área estão investindo no branding pessoal, portanto caberá a você criar novos diferenciais do seu trabalho.

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