Locavorismo: a solução para a cadeia de alimentos na crise?

09/06/2020

Novidade do setor

Locavorismo: a solução para a cadeia de alimentos na crise?

Locavorismo é a preferência por comprar e consumir alimentos produzidos localmente. O conceito em si não é novidade e o termo “locavorismo” foi cunhado ainda em 2005, por Jessica Prentice, a partir da palavra “local” e do sufixo “-voro”, que significa “comer”.

Então, por que ele desponta como uma das tendências para o mundo pós-coronavírus?

Para entender melhor essa questão, vamos abordar alguns prós e contras desse estilo de vida que tem um impacto direto na cadeia de alimentos. Confira.

Os problemas do locavorismo

Primeiro, é preciso compreender que locavorismo não tem uma definição tão precisa quanto vegetarianismo ou veganismo enquanto dieta. Ele não diz que alguém deva consumir apenas alimentos produzidos a 20, 50 ou 100 quilômetros de distância, embora muitos adeptos dessa prática adotem algumas regras pessoais.

Uma das defesas para esse estilo de vida é que o encurtamento da distância de transporte reduziria o impacto ecológico. No entanto, um estudo de Christopher L. Weber e H. Scott Matthews mostra que esse transporte representa, em média, menos de 11% da pegada de carbono de produtos alimentares. Considerando também que a logística de uma grande operação costuma ser mais eficiente que a da produção local, até mesmo no consumo de combustível por quilômetro, é difícil sustentar esse argumento.

O que mais impacta o ambiente é a produção do alimento em si, com a carne vermelha representando a maior pegada de carbono. Os pesquisadores sugerem, portanto, que “uma mudança na dieta pode ser um meio mais efetivo de reduzir o impacto ambiental relacionado à comida de cada lar que comprar localmente”.

Outro problema de se adotar uma dieta estritamente local é que certos alimentos dependem de regiões específicas para produção. Da castanha-do-pará ao pinhão, do cacau ao azeite de oliva. Logo, argumenta-se que o locavorismo estrito poderia reduzir a diversidade da alimentação, inclusive tornando-a menos nutritiva.

Isso invalida o locavorismo? Não. Debater esses pontos nos ajuda a definir o que esse estilo de vida pode realmente entregar e quais são os verdadeiros benefícios dele.

Leia também: O novo normal: o que é expectativa e o que é fato?

Santa Catarina tem uma produção diversa e com grande potencial para parcerias locais. (Foto via Freepik)

Argumentos a favor

O fato de não haver uma distância exata para se definir o que é um produto local também pode ser usado a favor do locavorismo. Embora a agricultura urbana seja uma realidade e pequenos espaços nas cidades possam ser aproveitados para a produção de alimentos, aumentar o raio de procura possibilita ter uma variedade maior de opções.

Vejamos o exemplo do best-seller “The 100-Mile Diet” (A Dieta dos 160 Quilômetros, em tradução literal), em que os autores Alisa Smith e J.B. MacKinnon se alimentaram por um ano apenas do que era produzido nessa distância. Isso é o equivalente a um transporte de Florianópolis até Blumenau ou quase Urubici, ou ainda de Chapecó até Joaçaba ou a fronteira com a Argentina.

Isso aumenta a variedade da dieta, mas ainda faltarão alguns itens conforme a região. Aí entra outro aspecto da definição de locavorismo: não é preciso, nem possível em alguns locais, alimentar-se exclusivamente do que é produzido no lugar. O conceito deve ser visto sempre sob essa perspectiva de flexibilidade e possibilidade de cada município.

Para o que, então, serve o locavorismo?

A Covid-19 jogou uma luz sobre a importância de ter uma cadeia de produção, distribuição e comercialização local quando o sistema global é interrompido. Em uma situação como esta, a cadeia de alimentos também é menos impactada negativamente que outros setores da economia, ao menos da produção ao varejo, o que mantém mais empregos.

Chegamos aí ao cerne do locavorismo: ele estimula a economia e a criação de empregos locais. É uma compra que gera mais retorno para a própria região. Assim, todos ao redor ganham diretamente ou indiretamente com isso.

Os próprios empreendedores têm um papel nesse contexto. Na cadeia de alimentos, o locavorismo vai além do contato entre produtor e consumidor final. Restaurantes, empresas de marmitas, clubes de assinatura de produtos alimentícios, feiras e marcas artesanais podem estabelecer parcerias locais e desenvolver suas regiões. 

Leia também: Como divulgar um serviço de delivery (entrega em domicílio)?

Além da alimentação

É importante ressaltar que o locavorismo faz parte de uma tendência maior de consumo que já vinha em andamento e ganhou contornos especiais por causa do novo coronavírus.

O consumidor moderno está mais engajado em conhecer quem produz e como o faz. Nesse sentido, marcas e produtores mais presentes na comunidade ganham destaque.

Com a chegada da pandemia e a potencial crise econômica, o consumidor percebeu que não é uma questão apenas de preferência, mas comprar localmente é também necessário para a sobrevivência desses pequenos negócios — e dos empregos que geram. Por isso temos campanhas como o #JuntosporSC, da NSC, que conectam o público a essas empresas locais.

Conheça a plataforma que conecta estabelecimentos a consumidores catarinenses.

Desafios da comunicação no locavorismo

Esse tipo de operação local, assim como em qualquer pequeno negócio, tem o desafio de romper a barreira do anonimato. Isso só é possível com investimento em comunicação para se chegar ao público-alvo desejado.

Outro ponto fundamental é passar ao consumidor a mesma segurança que ele tem de comprar de um produtor mais conhecido. É preciso mostrar o cuidado de levar produtos de qualidade até a mesa, ou seja, abordar aquele “quem produz e como o  faz” que comentamos acima.

Se o seu modelo de negócio se encaixa nessa tendência e quer mostrar seu trabalho para milhares de catarinenses, confira as condições especiais para anunciar na NSC. São descontos impressionantes para tornar sua marca conhecida.

Para mais informações, entre em contato pelo site ou mande um WhatsApp para (48) 99188-5651.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui