Jornal do Almoço: qual é o público e por que anunciar?

26/06/2019

Comunicação

Jornal do Almoço: qual é o público e por que anunciar?

Duas tradições marcam o horário de meio-dia dos catarinenses: boa gastronomia à mesa e o Jornal do Almoço na televisão.

Há quarenta anos no ar, o programa reflete de segunda a sábado o compromisso da NSC TV de oferecer um jornalismo de qualidade ao Estado, com produção e cobertura regional por meio do JA Florianópolis, JA Joinville, JA Blumenau, JA Chapecó e JA Criciúma. Além dos principais fatos de Santa Catarina e de suas cidades, o noticiário traz variedades, entrevistas, atrações musicais e contato direto com os catarinenses.

Recentemente, novos quadros foram acrescentados à fórmula já consagrada para trazer uma conexão ainda maior com a audiência. E o público responde, ficando conectado ao Jornal do Almoço, como mostram os dados a seguir.

Leia também: NSC em números: motivos para anunciar na líder em comunicação em SC

Perfil do público que assiste ao Jornal do Almoço

Usando os dados da Kantar IBOPE Media da Grande Florianópolis** como exemplo, percebemos como o programa se relaciona com o público e o que isso representa para os anunciantes em dois aspectos cruciais.

1. Quem assiste é quem decide as compras

Com 59% do público composto por mulheres, a audiência majoritariamente feminina do Jornal do Almoço se insere em um contexto de mercado muito favorável às marcas. Isso porque, de acordo com uma pesquisa da agência J. Walter Thompson, as mulheres são responsáveis pelas decisões de compra em 61% dos lares.

Em outros 34% dos casos, as decisões são conjuntas entre mulheres e homens, e só em 3% das casas elas são feitas exclusivamente por homens. Ou seja: o JA é um veículo ideal para falar diretamente com quem decide as compras.

2. Relação com diferentes níveis de poder aquisitivo

Além de uma vasta audiência, com 772 mil telespectadores por minuto em todo o Estado de Santa Catarina, o Jornal do Almoço consegue alcançar pessoas com diferentes níveis econômicos.

Um grupo de maior poder aquisitivo, referente a 52% da audiência pertencente às classes A/B, significa um grande potencial para anunciar produtos e serviços com muito valor agregado. Por outro lado, há oportunidade de se comunicar também com essa outra parte do público, das classes C/D/E. Só depende do direcionamento da comunicação.

Leia também: Comercial de televisão: como criar um storyboard passo a passo

Motivos para anunciar

Contato com um grande público

Por dia, o alcance do Jornal do Almoço chega a 888.927 telespectadores* em Santa Catarina, com a qualificação que as mídias essenciais oferecem aos anunciantes. Em Criciúma, por exemplo, a audiência do JA chega a 35,5 pontos e 68,8% do share.

40 anos no ar

Quem anuncia, quer confiabilidade transmitida pelo veículo e isso não se conquista de um dia para o outro. Há quatro décadas presente no cotidiano catarinense e com apresentação de grandes influenciadores de Santa Catarina, como Mário Motta e Laine Valgas, o Jornal do Almoço é referência em informação, o que traz muito valor à comunicação dos anunciantes.

Vários formatos de anúncio

Além dos tradicionais anúncios comerciais nos intervalos do programa, as empresas ainda podem ter aproveitamento de patrocínios em vinhetas no início e no encerramento do JA, chamadas pré-roll com até 30 segundos no canal digital e chamadas patrocinadas ao longo da programação.

Leia também: Quanto investir em marketing: orçamentos com valores reais como base

Investimento acessível

Uma das maiores vantagens de anunciar no Jornal do Almoço é que não pesa em seu orçamento de marketing. É possível alcançar um público de quase 900 mil pessoas com um investimento a partir de R$ 13.227***, ou ainda investir em regiões específicas de acordo com a sua estratégia.

Forte presença on-line

Muito além da TV, o Jornal do Almoço também está presente nos canais digitais da NSC. O conteúdo que se vê ao vivo é bastante acessado on-line por nossa audiência. Confira alguns dados****:

Na internet, os anúncios pré-roll, que antecedem os vídeos, são uma oportunidade para os anunciantes alcançarem seu público-alvo de forma inteligente.

Especial para pequenas empresas

Quer saber mais sobre por que anunciar nos veículos da NSC e como fazer isso? Júlia Munareto, executiva de Negócios e Soluções da NSC Comunicação, compartilha a experiência dela ajudando empreendedores que querem vender mais com o apoio de uma comunicação eficiente.

Confira a entrevista com ela e descubra como pequenas empresas podem anunciar na NSC.

* FONTE: KANTAR IBOPE MEDIA MW, SC1 (JANEIRO 2019 A MAIO DE 2019), BLU (05 A 11 DE ABRIL DE 2019),
CHA (05 A 11 DE MAIO DE 2019), JOI (09 A 15 DE ABRIL DE 2019), COE (04 A 10 DE ABRIL DE 2017) 
E CRI (09 A 15 DE MAIO DE 2019).
** FONTE: KANTAR IBOPE MEDIA MW, GDE. FLORIANÓPOLIS, 01 DE SETEMBRO DE 2018 A 28 DE FEVEREIRO DE 2019
*** Os valores em reais estão com base na lista de preços válida de 1º de abril a 30 de setembro de 2019,
sujeito a alterações conforme período de veiculação.
**** FONTE: GOOGLE ANALYTICS | JANEIRO A MAIO DE 2019.
Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui