logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

Infográfico: importância, como criar e dicas de ferramentas

27/03/2020

Há muitos anos já se fala em marketing da importância de ter uma estratégia de comunicação visual, em especial do uso de infográficos. Você sabe o porquê disso?

Descubra a seguir.

O que é um infográfico dentro de uma estratégia de conteúdo?

A esta altura, todo mundo já sabe o que é um infográfico. É um formato de conteúdo que apresenta informações de forma ilustrativa, em que o design tem um papel essencial para destacar a mensagem. Mas que função ele desempenha dentro de uma estratégia de conteúdo?

Primeiro, infográficos são uma boa fonte de tráfego e engajamento para a marca. Eles são capazes de aumentar o tráfego de um site em 12%, segundo a Demand Gen Report, e recebem três vezes mais links e compartilhamentos nas redes sociais que outros tipos de conteúdo, como revela NN Group.

Em decorrência da maior disseminação desse tipo de conteúdo, a exposição da marca aumenta. Melhor ainda: é uma exposição orgânica.

Um infográfico ainda é considerado um material rico e pode ser usado para a conversão de visitantes em leads ou na qualificação destes. Ele ajuda o consumidor a visualizar melhor o problema ou necessidade que sente, além de entender a solução oferecida.

Esse papel educativo do infográfico precisa ser destacado. Um estudo de pesquisadores da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Viçosa e Universidade do Vale do Rio dos Sinos chegou a uma conclusão interessante nesse sentido. Ao analisar estudantes que usaram infográficos ao estudar para testes, em comparação com outros que usaram gráficos e textos separadamente, “foram encontradas significativas e positivas correlações entre respostas corretas” e uma maior avaliação de prazer no aprendizado.

Por fim, o estudo afirma que infográficos ajudam a reter a informação por mais tempo.

Leia também: Conteúdo interativo: a solução para aumentar o engajamento

Infográfico do NSC Total para explicar a complexa criação de uma nova cebola. (Fonte)

Dicas para fazer um infográfico espetacular

Traduza palavras em imagens

A primeira dica é pensar visualmente a apresentação do seu infográfico. Para isso, faça antes uma boa pesquisa sobre o tema, selecione as informações mais relevantes e enxugue o texto o máximo possível. A partir daí, dê vida a essas palavras por meio de representações gráficas, fontes e outros elementos visuais.

O melhor infográfico é aquele que pode ser entendido sem palavras. 

Cuidado com as informações

A pesquisa deve ser criteriosa e considerar apenas fontes relevantes de informação. Se tiver dúvida sobre a veracidade de um dado ou não conseguir encontrar a fonte original, é recomendado não arriscar a qualidade do seu material.

Escolha o formato mais adequado

Existem diversos formatos disponíveis de apresentação do infográfico, desde passo a passo, linhas do tempo, comparativos etc. Na hora da criação, é possível se inspirar em modelos já existentes fazendo uma pesquisa no Google Imagens, no Pinterest ou  em bancos de imagens como Freepik.

Seja consistente com a identidade da marca

O infográfico agrega valor à comunicação por meio do conteúdo. Você precisa, então, associar fortemente a imagem à sua marca. Se conseguir manter o esquema de cores e fontes da identidade visual da marca, melhor. Em todo caso, o logo deve sempre estar bem visível, assim como a indicação das redes sociais e site.

Otimize para as buscas on-line

Para que o infográfico funcione no aumento do tráfego orgânico, é preciso que ele tenha um bom SEO. Ao subir o arquivo ao site ou blog, dê um nome específico a ele, como “infográfico-narradores-de-futebol-copa-do-mundo.jpg” e preencha também o texto descritivo da imagem (alt text) para facilitar nas buscas.

Leia também: 10 práticas de SEO para aplicar agora mesmo

Infográfico interativo criado pelo Globo Esporte. (Fonte)

Ferramentas para criação de infográficos

Como o infográfico necessita de muito cuidado com o design, é mais indicado deixar a criação com profissionais da área. Mas se você está confiante de que consegue fazer por conta própria, existem algumas ferramentas on-line que podem ajudar.

  • Canva: oferece modelos prontos para editar e um plano inicial grátis.
  • Venngage: também oferece um plano gratuito e permite criar infográficos em três passos.
  • Piktochart: é uma ferramenta intuitiva que permite criar diversos conteúdos visuais.

Infográficos para vender mais

Aqui no Negócios SC nós também já aproveitamos o potencial didático dos infográficos e criamos em parceria com a Exact Sales conteúdos essenciais para ajudar sua empresa a vender mais.

Confira alguns materiais para baixar:

  • Criando um processo de vendas replicável para escalar: conheça as etapas de uma venda, quais são os profissionais envolvidos e como ter um processo eficiente para fazer o negócio crescer.
  • Dicas de vendas: um infográfico com dicas para sua empresa aumentar o desempenho nesse setor.
  • A cold calling ainda funciona?: respostas sobre esta forma de prospecção ativa de novos clientes.

Acesse nossa página de materiais gratuitos e baixe esses infográficos.


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico