Hackathon NSC premia aposta no WhatsApp para gerar notícias

18/12/2019

Inovação

Hackathon NSC premia aposta no WhatsApp para gerar notícias

Mais de 30 horas de evento. Participação de 39 talentos de diversas áreas, vindos de diferentes cidades do Estado. Muitos desafios, troca de experiências e aprendizados. No fim, um grande vencedor: o futuro da comunicação em Santa Catarina.

Esse é o resultado da primeira edição do Hackathon NSC, realizado em Florianópolis entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2019. 

Saiba como foi essa maratona de inovação no vídeo abaixo e confira mais informações a seguir.

O WhatsApp para produção de notícias foi a aposta da equipe vencedora do evento. Como prêmio, eles ganharão uma viagem para o Rio de Janeiro, onde visitarão cases de inovação. Além disso, os participantes mantêm o direito à propriedade intelectual do projeto desenvolvido.

A solução foi proposta pela equipe hiCom, formada por Karine Iris Rosa, Fernanda Brecht, Ana Júlia Bittencourt Fogaça, Vinicius Estevam, Edson Burg e Matheus Rodrigues Urbano. O caminho encontrado por esse time multidisciplinar para o futuro da comunicação está em aproximar jornalistas e leitores pela ferramenta.

De um lado, tem-se o público vivendo as notícias. De outro, há o trabalho cuidadoso de averiguação e reportagem dos fatos pela imprensa. Entre eles surge essa solução pelo WhatsApp. Por meio dela, as mensagens dos usuários são analisadas, categorizadas e recebem curadoria inteligente para chegar a uma interface disponível para jornalistas, filtrando os conteúdos de maior frequência e relevância.

Segundo a equipe, assim as duas pontas são beneficiadas por um processo mais colaborativo e efetivo. O efeito desejado, então, é o de intensificar as interações entre o público e a redação.

O primeiro Hackathon NSC foi realizado em parceria com a Shawee, que é referência nesse tipo de evento, e contou com presenças importantes do mercado e da própria NSC. Juliano Cristian, líder de comunidades da AWS, setor de tecnologias da Amazon, atuou como mentor das equipes e garante:

— O evento proporcionou grandes aprendizados para os participantes e nós mentores fomos impactados positivamente com isso, porque gerou uma sinergia maravilhosa de conhecimento e conexão.  

Com muita tecnologia e inovação, a NSC está encaminhando os próximos passos da comunicação. Saiba agora como a empresa está pensando também o futuro da televisão.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui