Feira de oportunidades conecta talentos femininos com a tecnologia

03/03/2022

Novidade do setor

Feira de oportunidades conecta talentos femininos com a tecnologia

Na semana do Dia Internacional da Mulher, uma feira de oportunidades promete conectar dez jovens talentos femininos, de 14 a 18 anos, ao mercado de trabalho. A iniciativa organizada pelo grupo temático Mulheres ACATE, em parceria com o projeto social Prototipando a Quebrada (PAQ), será realizada no dia 9 de março e visa fortalecer o protagonismo de mulheres e meninas no setor de tecnologia de Santa Catarina.

Atualmente, o ecossistema de inovação catarinense é o quarto maior do Brasil em número de colaboradores (67,8 mil trabalhadores em 2019) e sexto em número de negócios (17.720 empreendimentos ativos). Entretanto, quando se trata da participação por gênero no setor, menos da metade dos colaboradores (43%) e apenas 22,8% do total de empreendedores são mulheres. É o que apontam os dados do Tech Report 2021 — um estudo realizado pelo Observatório da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a empresa Neoway, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A Feira de Oportunidades será um espaço para dar visibilidade a meninas que estão se capacitando e buscando sua primeira oportunidade de emprego. A estratégia é permitir que as estudantes do PAQ se apresentem para vagas abertas de estágio e Menor Aprendiz. Empresas interessadas em ter seus ambientes de trabalho mais diversos podem contactar o Mulheres ACATE até o dia 7 de março, através do e-mail mulheres@acate.com.br.

Em busca de novos talentos

As empresas de base tecnológica de Santa Catarina devem abrir 16.612 novas vagas até 2023 e a procura crescente por profissionais qualificados vem preocupando entidades públicas, privadas e do terceiro setor. Não há talentos suficientes para suprir a demanda. Por isso, diversas iniciativas têm se mobilizado na formação de pessoas para preencher esses postos. Uma delas é o Prototipando a Quebrada, organização não-governamental periférica que, desde 2018, leva a educação tecnológica a espaços de sensibilidade social da Grande Florianópolis.

Com mais de 540 famílias impactadas e 25 investidores, a equipe do PAQ quer, até o final de 2022, ajudar mais de 100 jovens das periferias da capital por meio das capacitações oferecidas pelo projeto. Desses garotos e garotas, espera-se que pelo menos metade seja inserida no mercado.

Para contribuir com esse processo, o grupo Mulheres ACATE ofereceu mentorias profissionais a dez adolescentes selecionadas, ao longo do mês de fevereiro. As meninas do PAQ também foram convidadas a preparar um vídeo de apresentação e responder um desafio técnico, que será exibido na feira de oportunidades para as empresas parceiras.

“O Mulheres ACATE, por meio de seu comitê +Oportunidades, tem justamente esse objetivo de conectar essas duas pontas importantes do ecossistema, talentos e empresas, que talvez nunca se conectariam de forma orgânica, a fim de gerar uma mudança no ecossistema de Santa Catarina”, explica Bruna Sartori, vice-coordenadora do comitê.

Cássia Liandra, coordenadora de eventos do grupo, completa que essa feira representa um olhar para o futuro. “É a diversidade que buscamos tanto atingir, em forma de ação. Queremos que as empresas de tecnologia passem a enxergar as mulheres e meninas com outros olhos, e esperamos que esse tipo de iniciativa se espalhe por todo o Estado”.

#SouMulherACATE

A Feira de Oportunidades será realizada dentro do #SouMulherACATE, uma série de três eventos que serão realizados em 2022. O primeiro, no dia 09 de março, celebra o Dia Internacional da Mulher e traz discussões em torno de tópicos importantes da vida contemporânea feminina: comportamento, desenvolvimento e networking.

“Santa Catarina é reconhecida por ter um ecossistema referência em nosso país. Queremos mostrar o quanto também somos preparados no que tange à presença feminina no universo da tecnologia”, afirma Betina Zanetti, diretora do Mulheres ACATE. “Esta é a nossa forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher: inspirar e engajar mais mulheres para o setor de tecnologia, onde estarão grandes oportunidades de trabalho no futuro”.

Na programação, as meninas do PAQ terão um espaço de 30 minutos para apresentarem seus trabalhos e, logo após, ficarão à disposição das empresas que quiserem conversar sobre vagas.

O #SouMulherACATE será transmitido ao vivo pelo canal da ACATE no YouTube. Clique aqui e inscreva-se.O evento tem o apoio da Prefeitura de Florianópolis, Rede de Inovação e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Sobre o Mulheres ACATE

Criado em abril de 2018, o grupo temático Mulheres ACATE nasceu com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino no universo tech e transformar a cultura empreendedora, tornando o ecossistema catarinense mais igualitário, justo, criativo, inovador e diverso. Por meio de reuniões mensais, o grupo abre espaço para a representatividade e planeja ações que encorajem gerações mais novas a buscarem seus espaços na tecnologia.

Saiba mais

Serviço

Evento: #SouMulherACATE

Data: 09/03/2022

Prazo para inscrições: 08/03/2022

Valor: gratuito

Local: Online / YouTube da ACATE

Clique aqui para acessar a programação e inscrições

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui