Estudo revela o comportamento das gerações em SC

14/03/2022

Novidade do setor

Estudo revela o comportamento das gerações em SC

Quando analisamos o comportamento do consumidor, é importante compreender que não existe uma única tendência, um único modo de agir. Basta olhar para as diferentes gerações e perceber como, em um mesmo espaço, podem coexistir os mais variados comportamentos.

Santa Catarina é um exemplo dessa diversidade. A população do Estado é formada por quatro gerações principais:

Então, como pensa e como age cada um desses grupos? Um estudo da equipe de Inteligência de Mercado da NSC nos ajuda a entender melhor esse tema. Fique por dentro!

3 comportamentos do consumidor para acompanhar

Em 2022 poderemos notar três fortes tendências permeando as diferentes gerações de catarinenses: minimalismo e bem-estar, localismo e comunidades, e sustentabilidade e ESG.

Minimalismo e bem-estar

O ano de 2022 marca a entrada da Síndrome de Burnout (cansaço extremo) no rol de doenças do trabalho, segundo a Organização Mundial da Saúde. A era da produtividade a qualquer custo tem cobrado seu preço e, em reação a ela, as pessoas estão revendo suas rotinas em busca de maior bem-estar.

Minimalismo aqui não se trata apenas de ter menos coisas. É investir sua mente em menos preocupações para se conectar melhor com aquilo que faz bem.

Localismo e comunidades

O consumidor tem percebido cada vez mais o impacto das suas decisões de compra. Então, ele decide usar seu poder para o bem, impactando a própria comunidade. Isso o leva a buscar marcas igualmente comprometidas com o local.

Ao mesmo tempo que isso representa uma oportunidade para os negócios, traz o desafio de se adaptar a cada região e procurar a melhor forma de agregar valor às comunidades.

Sustentabilidade e ESG

Também é preciso pensar no impacto de um negócio em um contexto mais amplo, dentro das práticas ecológicas, sociais e de governança (ESG). De acordo com uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, 95,2% das pessoas na região Sul do Brasil concordam com essas práticas.

Leia também: Tech SC destaca 6 tendências mundiais para 2022

Baby boomers também são um público digital. (Foto via Freepik)

As gerações de consumidores em Santa Catarina

Então, como pensam e agem as diferentes faixas etárias de consumidores catarinense? A Kantar IBOPE Media traz alguns dados interessantes a respeito, com base no público de Florianópolis.

Baby boomers

São as pessoas nascidas nas décadas de 1940 e 1950. Nesse momento da vida, elas buscam estabilidade, o que se reflete nas escolhas de compra. Sete em cada dez baby boomers (72%) gostam de marcas mais tradicionais e 66% deles acreditam que marcas conhecidas são melhores.

Apesar de estarem presentes na internet e usarem redes como Facebook e YouTube, ainda fazem pouco uso do meio digital para planejar compras — apenas 20% têm essa postura. Considerando, então, que 98% deles acham muito importante estarem bem informados, as mídias essenciais são o melhor caminho para as marcas alcançarem esse público.

Geração X

Refere-se aos nascidos entre as décadas de 1960 e 1970. Também são tradicionalistas e valorizam a carreira, o tempo com a família e o lar. Entre eles, 82% dizem que a casa é o melhor lugar do mundo.

Nas compras, procuram artigos produzidos no Brasil (85%), gostam de produtos que facilitem o dia a dia (89%) e sempre estão atrás de ofertas e descontos (90%). São mais conectados e podem incluir a internet nessa busca.

Leia também: O que são as gerações X, Y e Z e como se conectar a elas

Geração Y

Os famosos millennials tiveram uma transição para o meio digital ainda na infância ou começo da juventude e cresceram com um poder de compra maior que o da geração anterior. Em vez da tradição, são mais ligados à nostalgia, à lembrança de tempos mais simples.

Eles são mais abertos a novas experiências (89% se interessam por conhecer outras culturas), mas se planejam na hora de comprar. Oito em cada dez consumidores nesse perfil buscam os preços mais baixos e 54% deles se preparam para a compra de produtos caros. Portanto, as marcas podem ter certeza de que eles farão uma boa pesquisa online e na loja física antes de gastar.

Geração Z

Chegamos aos nascidos entre 95 e os anos 2000, a Geração Z. Assim como os millennials, são mais ligados às questões sociais. Por exemplo, 75% deles aceitam as pessoas independentemente da orientação sexual.

Enquanto consumidores, tendem a gostar de marcas divertidas (42%) e inovadoras (52%). É claro, são bastante conectados e gostam de buscar opiniões on-line sobre onde e o que comprar. Para os mais jovens, reputação é coisa séria e os negócios precisam se atentar a isso.

Saiba mais sobre o comportamento das gerações de consumidores em Santa Catarina no estudo para baixar. Nele você conhecerá as tendências e mudanças que impactam o mercado.

 

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