logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Novidade do setor

Estudo revela o comportamento das gerações em SC

14/03/2022

Quando analisamos o comportamento do consumidor, é importante compreender que não existe uma única tendência, um único modo de agir. Basta olhar para as diferentes gerações e perceber como, em um mesmo espaço, podem coexistir os mais variados comportamentos.

Santa Catarina é um exemplo dessa diversidade. A população do Estado é formada por quatro gerações principais:

  • Baby boomers: 12% da população
  • Geração X: 32,8% da população
  • Geração Y: 29,9% da população
  • Geração Z: 20,2% da população
  • Demais: 5,1% da população

Então, como pensa e como age cada um desses grupos? Um estudo da equipe de Inteligência de Mercado da NSC nos ajuda a entender melhor esse tema. Fique por dentro!

3 comportamentos do consumidor para acompanhar

Em 2022 poderemos notar três fortes tendências permeando as diferentes gerações de catarinenses: minimalismo e bem-estar, localismo e comunidades, e sustentabilidade e ESG.

Minimalismo e bem-estar

O ano de 2022 marca a entrada da Síndrome de Burnout (cansaço extremo) no rol de doenças do trabalho, segundo a Organização Mundial da Saúde. A era da produtividade a qualquer custo tem cobrado seu preço e, em reação a ela, as pessoas estão revendo suas rotinas em busca de maior bem-estar.

Minimalismo aqui não se trata apenas de ter menos coisas. É investir sua mente em menos preocupações para se conectar melhor com aquilo que faz bem.

Localismo e comunidades

O consumidor tem percebido cada vez mais o impacto das suas decisões de compra. Então, ele decide usar seu poder para o bem, impactando a própria comunidade. Isso o leva a buscar marcas igualmente comprometidas com o local.

Ao mesmo tempo que isso representa uma oportunidade para os negócios, traz o desafio de se adaptar a cada região e procurar a melhor forma de agregar valor às comunidades.

Sustentabilidade e ESG

Também é preciso pensar no impacto de um negócio em um contexto mais amplo, dentro das práticas ecológicas, sociais e de governança (ESG). De acordo com uma pesquisa da Kantar IBOPE Media, 95,2% das pessoas na região Sul do Brasil concordam com essas práticas.

Leia também: Tech SC destaca 6 tendências mundiais para 2022

Baby boomers também são um público digital. (Foto via Freepik)

As gerações de consumidores em Santa Catarina

Então, como pensam e agem as diferentes faixas etárias de consumidores catarinense? A Kantar IBOPE Media traz alguns dados interessantes a respeito, com base no público de Florianópolis.

Baby boomers

São as pessoas nascidas nas décadas de 1940 e 1950. Nesse momento da vida, elas buscam estabilidade, o que se reflete nas escolhas de compra. Sete em cada dez baby boomers (72%) gostam de marcas mais tradicionais e 66% deles acreditam que marcas conhecidas são melhores.

Apesar de estarem presentes na internet e usarem redes como Facebook e YouTube, ainda fazem pouco uso do meio digital para planejar compras — apenas 20% têm essa postura. Considerando, então, que 98% deles acham muito importante estarem bem informados, as mídias essenciais são o melhor caminho para as marcas alcançarem esse público.

Geração X

Refere-se aos nascidos entre as décadas de 1960 e 1970. Também são tradicionalistas e valorizam a carreira, o tempo com a família e o lar. Entre eles, 82% dizem que a casa é o melhor lugar do mundo.

Nas compras, procuram artigos produzidos no Brasil (85%), gostam de produtos que facilitem o dia a dia (89%) e sempre estão atrás de ofertas e descontos (90%). São mais conectados e podem incluir a internet nessa busca.

Leia também: O que são as gerações X, Y e Z e como se conectar a elas

Geração Y

Os famosos millennials tiveram uma transição para o meio digital ainda na infância ou começo da juventude e cresceram com um poder de compra maior que o da geração anterior. Em vez da tradição, são mais ligados à nostalgia, à lembrança de tempos mais simples.

Eles são mais abertos a novas experiências (89% se interessam por conhecer outras culturas), mas se planejam na hora de comprar. Oito em cada dez consumidores nesse perfil buscam os preços mais baixos e 54% deles se preparam para a compra de produtos caros. Portanto, as marcas podem ter certeza de que eles farão uma boa pesquisa online e na loja física antes de gastar.

Geração Z

Chegamos aos nascidos entre 95 e os anos 2000, a Geração Z. Assim como os millennials, são mais ligados às questões sociais. Por exemplo, 75% deles aceitam as pessoas independentemente da orientação sexual.

Enquanto consumidores, tendem a gostar de marcas divertidas (42%) e inovadoras (52%). É claro, são bastante conectados e gostam de buscar opiniões on-line sobre onde e o que comprar. Para os mais jovens, reputação é coisa séria e os negócios precisam se atentar a isso.

Saiba mais sobre o comportamento das gerações de consumidores em Santa Catarina no estudo para baixar. Nele você conhecerá as tendências e mudanças que impactam o mercado.

 


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico