ESG: A agenda dos líderes empresariais da nova economia

10/08/2021

LIDE

ESG: A agenda dos líderes empresariais da nova economia

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais – reúne as principais lideranças nacionais e internacionais com o objetivo de integrar empresas, organizações e entidades privadas por meio de programas de debates, fóruns de negócios e atividades de conteúdo. Enquanto uma das maiores plataformas empresariais do mundo, atua com foco em impulsionar os líderes e as organizações, sendo a voz que traduz e amplifica o pensamento de empreendedores e executivos para a sociedade.

Para conectar lideranças locais e regionais, tratar de temas importantes para o nosso Estado, fortalecer e aumentar a competitividade das empresas locais, o LIDE Santa Catarina, o LIDE Solidariedade, o LIDE Mulher e o LIDE Futuro investem em campanhas mobilizadoras, como “É Hora de Acelerar”, uma série de eventos em todas as regiões catarinenses no formato de painéis de discussão voltados a ações que favorecem a retomada da economia; a campanha “Unidos pela Vacina”, um amplo movimento em prol da agilização da imunização; e o apoio ao “Estímulo 2020”, ação sem fins lucrativos que oferece suporte financeiro e capacitação para pequenos empreendedores atravessarem as consequências da pandemia.

A prioridade do cronograma de ações do LIDE SC está em disseminar os conceitos do ESG (sigla do inglês Environmental, Social and Corporate Governance, que significa o conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança realizadas por empresas) de forma a ampliar a competitividade e geração de valor das organizações catarinenses na perspectiva de todos os envolvidos, sejam clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios, comunidade, meio ambiente, acionistas e investidores, em um círculo virtuoso e de sustentabilidade integral.

A aderência ao ESG faz com que as empresas vejam seu resultado além das métricas de desempenho operacional e financeiro, agregando seus valores, propósito e impacto em um sentido mais amplo, tornando-se o novo indicador de sucesso de líderes e dos negócios.

Com o objetivo de valorizar a importância, a união de forças de líderes para gerar oportunidades econômicas e soluções aos desafios atuais e futuros, bem como para a construção de uma nova economia e de uma nova sociedade, o LIDE SC lança uma campanha institucional inédita com o tema “Por trás de um grande líder, existem inspirações de muitos outros”.

As peças, ilustradas a partir de impressões digitais, trazem em suas artes grandes líderes catarinenses, entre empresários, executivos e dirigentes associativistas. A ideia é mostrar a importância do exemplo, das experiências, do networking e das parcerias no mundo do empreendedorismo. Que grandes lideranças nascem do aprendizado, dos erros e dos acertos. A campanha já está no ar e pode ser conferida em diversas plataformas e mídias.

O associativismo empresarial é um instrumento de expressão e posicionamento diante da sociedade e a campanha evidencia a força do empresariado catarinense no protagonismo e enfrentamento das adversidades. Queremos que os nossos filiados sejam influenciadores da recuperação e desenvolvimento da economia do Estado, trabalhando com inovação e impactando positivamente a comunidade, os colaboradores, parceiros, fornecedores e até mesmo os concorrentes, afinal não se pode ser uma empresa de sucesso se a sociedade não for beneficiada pela geração de valor.

É hora de empresas cidadãs. É hora de líderes que façam a diferença.

Delton Batista é fundador e CEO da aceleradora de negócios 8R e presidente do LIDE Santa Catarina.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui