logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Empreende Brazil 2022

Escuta Ativa, uma das estratégias de marketing empregadas em fast food

25/05/2022

Uma das estratégias de marketing do McDonald’s, a maior cadeia de fast food do mundo, é a “escuta ativa”, utilizando ciência de dados e canais de comunicação com os clientes para mapear as suas expectativas com a marca e os produtos McDonald’s. “Ela é fundamental para criar soluções que atendam os desejos do consumidor e para encontrar a maneira ideal de nos comunicarmos com nosso público”, destaca o VP do McDonald’s, João Branco.

Um dos 10 melhores profissionais de Marketing do Brasil, segundo a Forbes, e considerado um dos executivos mais influentes do Brasil, ele destaca que a escuta ativa faz a rede criar conversas que sejam verdadeiras e estejam alinhadas com o perfil de seus clientes. “A campanha do McDelivery, por exemplo, lançada na pandemia, convidava nossos clientes a postarem nas mídias sociais seus melhores looks para receber o delivery da rede. Foi uma maneira divertida e atual de nos comunicarmos, mediante as mudanças de rotina do nosso cliente”, salienta João Branco, que mantém colunas em diversos portais, como o da Forbes, UOL e MIT Tech Review, onde seus textos são lidos por mais de 2 milhões de pessoas por mês.

Olhar primeiro “a pessoa”, depois o consumidor, foi um dos resultados da escuta ativa. Ouvir o cliente e, a partir desta escuta, desenvolver o passo a passo do planejamento. A resposta do brasileiro foi levada tão a sério que a marca humanizou ainda mais a sua comunicação e o próprio nome “Méqui” surgiu a partir de uma campanha de marketing que escutava ativamente o consumidor. “Investimos muito em pesquisa, ouvimos muito o cliente e analisamos as principais tendências para criar conversas que sejam genuínas e campanhas que apresentem com bom humor e de maneira lúdica as nossas mensagens”, ressalta Branco. “O Méqui é uma marca muito próxima de seus consumidores e a escuta ativa tem orientado as nossas decisões de campanhas, ações e o tom das conversas que vamos ter com nosso público interno e externo”, continua. “Entender as dores, preocupações e anseios do nosso público é algo primordial para orientar não só as estratégias de produto e comunicação, mas também a atuação da marca na sociedade”, finaliza.

Profissional de Marketing do Ano em 202, eleito pelo canal especializado Propmark, o VP do McDonald’s, João Branco, estará em Santa Catarina no Empreende Brazil Conference, no dia 28 de maio no Hard Rock Live Florianópolis. As inscrições e ingressos para o evento estão disponíveis no site oficial: https://empreendebrazil.com.br.

EMPREENDE BRAZIL CONFERENCE

Data: sábado, 28 de maio, a partir das 7h45
Onde: arena Hard Rock Live Florianópolis – Grande Florianópolis, São José
Inscrições: https://empreendebrazil.com.br/
Palestrantes: https://empreendebrazil.com.br/#palestrantes
Programação: https://empreendebrazil.com.br/programacao/


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico