Entenda como emitir boletos bancários pode te ajudar a vender mais

31/01/2019

Vendas

Entenda como emitir boletos bancários pode te ajudar a vender mais

Ofertar diferentes meios de pagamento influencia o consumidor no momento da compra

O consumidor moderno é complexo. Para garantir que a venda aconteça é preciso não só oferecer produtos e serviços de qualidade, mas facilitar o acesso às soluções oferecidas pelas empresa. Diversificar os meios de pagamento é uma das formas recomendadas para diminuir as chances de desistência no final da jornada de compra.

A emissão de boleto é uma das alternativas mais utilizadas pelos brasileiros, especialmente entre aqueles que não utilizam sistemas de cartão de crédito ou que enxergam no boleto um método de pagamento mais seguro.

Isso demonstra que o pagamento de produtos e serviços por meio dessa ferramenta ainda é uma questão que gera impacto nos negócios de pequenos, médios e grandes empresários. Inclusive, fazem parte desse grupo os profissionais liberais e os microempreendedores individuais.

Quer saber mais sobre essa meio de pagamento? Confira os tópicos a seguir.

O que é um boleto bancário?

O boleto bancário é um documento utilizado em todo o território nacional como instrumento de pagamento da compra de produtos e serviços. Por meio desse documento, o emissor pode receber do pagador o valor devido referente a uma negociação mantida entre as partes.

A utilização de boleto bancário é uma prática muito comum no Brasil, sendo sua utilização estendida para vários tipos de negócios e empresas, independentemente do tamanho e ramo de atuação.

Muito se fala sobre o fim do boleto bancário, principalmente após a popularização de sistemas de pagamento com cartão de crédito. Entretanto, esse cenário está muito longe de acontecer, já que milhões de brasileiros ainda preferem essa forma de pagamento. Inclusive, recentemente o mercado sofreu mudanças com a extinção do boleto sem registro e a substituição pelo documento com registro, o que demonstra uma evolução e a permanência da forma de pagamento em nossas rotinas.

Por que fazer pagamento via boleto?

O primeiro motivo pelo qual você deve considerar o boleto bancário em seu negócio é pelo fato de que, além de ser uma das modalidades de cobrança mais antigas do mercado, ele está entre uma das formas de pagamento mais utilizadas para compras online no Brasil.

Além de ser uma solução interessante para fidelizar seus clientes atuais, essa opção pode ser utilizada para atrair a atenção e o interesse de novos clientes para a sua empresa.

Confira as principais vantagens a seguir!

Diminui os seus custos

Reduzir os custos é um assunto que interessa a qualquer empresário, seja ele atuante no comércio online ou presencial, seja um prestador de serviços.

E é justamente na redução de custos que o boleto se torna uma opção interessante. Comparado com outras formas de pagamento, ele ainda se apresenta como a solução menos onerosa para o empresário e, em muitos casos, também para o cliente.

O custo para emitir um boleto é muito mais baixo se comparado com os custos do cartão de crédito (que tem taxa de administração, aluguel de máquina e retenção do pagamento do valor da compra por 31 dias) e de formas de pagamento como a Transferência Eletrônica (TED).

Dessa forma, a primeira vantagem que merece destaque no pagamento via boleto bancário é a diminuição geral dos custos para o empreendedor e possivelmente também para o seu cliente.

Traz segurança para o consumidor 

A segunda vantagem está vinculada diretamente ao consumidor. Nessa modalidade de pagamento, o comprador não precisa fornecer os seus dados bancários, o que se torna um fator atrativo para alguns perfis de consumidores, especialmente aqueles que gostam de realizar compras em e-commerce que oferece boleto online ou que já tiveram problemas com roubo de informações e clonagem de cartão de crédito.

Outro aspecto que está relacionado à segurança dos consumidores é a operação de emissão de boletos registrados e o fim dos boletos sem registro, que representa ainda mais proteção para todos os envolvidos na negociação.

Otimiza os processos 

Para as empresas e profissionais liberais, a possibilidade de receber pagamentos por meio de boletos torna os processos internos muito mais práticos, ajudando a otimizar a organização e o acompanhamento dos pagamentos. 

O gestor tem condições, por exemplo, de realizar um faturamento recorrente por meio da emissão de vários boletos referentes à mesma compra de forma totalmente automatizada. 

Outro fator interessante para o empresário é que com pagamentos via boleto é possível fazer a conciliação dos pagamentos, um serviço oferecido por plataformas de emissão e gestão de boletos que ajuda muito na organização e no gerenciamento do negócio.

Estimula a fidelização 

A autonomia que é concedida ao consumidor por meio do boleto bancário traz vantagens também no processo de fidelização. Isso acontece porque esse meio de pagamento dá mais liberdade ao cliente para, por exemplo, atrasar alguns dias o pagamento sem que haja o consequente cancelamento do serviço, mas apenas a incidência de uma multa e juros

Assim, em vez de afetar a relação com o cliente por causa de um cancelamento, você cobra uma pequena multa pelo atraso, evitando a suspensão da compra ou do serviço e estimulando o consumidor a continuar mantendo uma relação negocial com a sua empresa.

Facilita as operações bancárias 

Os pagamentos com boletos são realizados à vista, diferentemente do que acontece com os realizados via cartão, cujo repasse pode demorar até 30 dias. 

Essa situação faz com que as transações bancárias realizadas por meio dele sejam mais rápidas, com o recebimento do valor pago em um prazo máximo de até dois dias após o efetivo pagamento por parte do cliente, em razão dessa agilidade, muitas empresas dão descontos aos clientes que optam por essa opção. 

Além disso, outro fator que demonstra a facilidade desse método de transação financeira é a simplicidade na emissão de novas vias, umas vez que ao utilizar plataformas de gestão específicas, o empresário tem condições de emitir segundas vias de forma rápida e descomplicada. 

Todo o processo que vise facilitar o pagamento é bem vindo, uma vez que as operações bancárias devem ser uma etapa simples no processo de compras.

Permite o controle de inadimplência 

Ao escolher um sistema de pagamento por boleto, a empresa tem a possibilidade de conhecer melhor o perfil dos seus clientes e entender como é o fluxo dos seus pagamentos. É possível identificar, por exemplo, aquele indivíduo que paga seus boletos sempre após o vencimento. 

Além de ajudar a conhecer melhor o perfil dos clientes, ele permite que o empresário tenha condições de elaborar estratégias visando melhorar a relação e estimular essas pessoas a realizar seus pagamentos em dia. 

Uma boa estratégia para incentivar o pagamento em dia é oferecer descontos, por exemplo.

Como o boleto pode ser emitido? 

A emissão de boletos bancários pode ser feita tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas. Assim, não possuir um CNPJ não deve ser motivo para não oferecer essa modalidade de pagamento. 

Quando se fala na emissão desse documento, é possível prever duas alternativas: a primeira é o Internet Banking, que é gerido pelo banco no qual você tem uma conta. A segunda por meio de plataformas de intermediação de cobrança, que são serviços extremamente interessantes para vários perfis de empresários e profissionais que atuam de forma autônoma e querem emitir boletos

A seguir, você vai entender um pouco mais sobre essas duas formas de pagamento.

Internet Banking 

O empresário ou profissional liberal tem a possibilidade de fazer a emissão do boleto bancário diretamente pelo sistema de Internet Banking de uma instituição financeira.

Nesse caso, o processo para emissão do documento varia de um banco para outro, entretanto, no geral, os dados solicitados para emitir o boleto são:

Na emissão via Internet Banking, o empresário precisa ter uma conta-corrente aberta e deverá solicitar à instituição bancária a inclusão desse serviço no seu pacote, já que ele não é oferecido automaticamente para todas as pessoas que têm conta-corrente ativa.

Após preencher os dados solicitados pelo banco, o emissor pode optar pela impressão do documento, pelo envio do arquivo por e-mail ou pelo envio de um link para pagamento.

Plataformas de gestão e cobrança 

Com a popularização da internet, os empresários tiveram a possibilidade de contar com serviços diferenciados, como as plataformas que oferecem serviços de recebimento, envio e gestão de dinheiro

Seu principal objetivo é facilitar a vida do empreendedor por meio de soluções que atendam a todas as suas necessidades para a gestão de pagamentos e controle financeiro do negócio. 

Por meio desse tipo de sistema, o profissional tem condições de emitir boletos com a mesma segurança daqueles emitidos via Internet Banking, mas pode contar também com alguns serviços extras, como a integração com outros sistemas e soluções para gestão de clientes e serviços. 

Você tem à sua disposição todas as facilidades que o sistema de emissão do Internet Banking oferece sem a necessidade de passar pelo processo burocrático de fazer contratos com bancos. Além disso, a complexidade de integração desse tipo de plataforma é muito baixa, tornando o custo de implementação bastante atrativo para qualquer modalidade de empresa e até mesmo para os profissionais liberais que têm pequenos negócios. 

Como você pôde ver ao longo deste artigo, a emissão de boleto é um aspecto estratégico importante no seu negócio, por isso é necessário adotar medidas que facilitem o pagamento dos produtos ou serviços que você oferece ao seu cliente, estreitando o relacionamento com ele e facilitando a gestão do seu negócio. 

O portal Negócios SC é um hub de conteúdos relevantes para quem quer vender mais em Santa Catarina. Para mais informações sobre marketing, comunicação e vendas acesse o nosso blog

 

Conteúdo produzido em colaboração com ASAAS.

Compartilhe:

Veja também

Veja mais
#

Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais

Ouça aqui