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A diferença entre canal, veículo, meio de comunicação

26/12/2018

Não há dúvidas sobre a importância dos anúncios para o sucesso de uma empresa. No entanto, na hora de pensar na publicidade de um negócio é preciso saber em qual formato e lugar ela será veiculada, certo?

Nesse momento, os conceitos de canais, meios e veículos de comunicação podem acabar se misturando, dificultando as escolhas de anunciantes e o trabalho de profissionais de equipes de marketing.

Para evitar que isso aconteça, explicaremos neste artigo a diferença entre cada termo e como cada um deles pode ajudar a publicidade de um negócio. Continue a leitura e descubra quais as diferenças que não podem ser ignoradas!

O que são canais, meios e veículos de comunicação

Por mais que canais, meios e veículos de comunicação sejam, muitas vezes, usados como sinônimos, cada um desses termos tem um significado diferente. Veja o que é cada um deles abaixo.

Canais de comunicação

O termo “canais de comunicação” se refere à forma como uma mensagem será transportada até o seu público. Ou seja, ela fala sobre o tipo de espaço em que a comunicação estará. Por exemplo, uma organização pode utilizar canais impressos, optando por estar em meios como jornais e revistas, ou utilizar canais eletrônicos, que abarcam televisão, rádio e internet.

Apesar de ser mais abrangente, essa definição informa as opções para trabalhar uma mensagem — que pode focar mais em estratégias visuais, auditivas, etc.

Meios de comunicação

Os meios de comunicação consideram o formato do conteúdo de cada “ambiente”. Eles são subdivisões dentro dos canais que detalham melhor as ferramentas que serão utilizadas para cada mensagem e os espaços em que elas estarão.

Por exemplo, dentro do canal impresso há as opções de meios jornal, flyers, folhetos, revistas e cartazes. Já no canal eletrônico há rádios, televisão e internet. Dessa forma, uma organização pode optar por utilizar um canal e produzir um material específico para um dos meios disponíveis.

Veículos de comunicação

Os veículos são o conceito mais específico entre os três que apresentamos neste artigo. Isso porque eles são as organizações que divulgam as mensagens produzidas em seus meios de comunicação.

Alguns exemplos de veículos são a emissora de televisão NSC TV, os jornais DC, AN, Santa e Hora, os portais NSC Total e G1, a revista Versar e os canais de rádio Atlântida, Itapema, CBN Diário e Rádio Globo.

Leia também o artigo Anúncios de jornal.

Como usar publicidade em cada um

Após saber o que cada um desses termos significa, será possível se preparar melhor para traçar uma estratégia de marketing eficaz, avaliando os melhores espaços e formatos para alcançar o público-alvo de uma organização. A seguir, falaremos um pouco mais sobre como eles podem ajudar na publicidade.

Canais de comunicação

Os canais de comunicação podem ser muito úteis para começar a pensar nas melhores formas de alcançar a audiência. Antes de tudo, é muito importante conhecer a persona do negócio. Esse conhecimento guiará a escolha do melhor formato de comunicação para chegar até as pessoas certas.

Com as informações sobre o público em mãos, será possível definir a linguagem mais adequada para a campanha, considerando as estratégias disponíveis em cada canal.

Ao optar pelo canal impresso, por exemplo, os profissionais têm um direcionamento para  escolher entre as estratégias visuais disponíveis, pensando nas melhores formas de alcançar o público-alvo. Seguindo essa lógica, o canal deverá ser escolhido, colaborando para a construção de uma campanha eficaz.

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Meios de comunicação

Após definir o canal da comunicação e já ter em mente as opções de formatos de mensagem disponíveis, os profissionais poderão estudar os meios mais adequados para a campanha.

Os meios são especificações dentro dos canais. Portanto, é preciso prestar atenção nas características deles e estudar as possibilidades que cada um oferece. Na televisão, por exemplo, podem ser feitos comerciais, patrocínios de programas e merchandising. Já na internet, podem ser criados sites, anúncios em diversas plataformas, patrocinar conteúdos, usar mídia display, etc.

A definição do meio é muito importante para o sucesso do investimento. Há opções que podem trazer resultados melhores para uma organização por alcançarem o seu público-alvo com mais eficácia. Por isso, a escolha deve ser feita após muito estudo.

Quer saber mais sobre os principais meios para anunciar? Leia o artigo Como fazer um anúncio e quais os principais meios de divulgação.

Liste os meios mais interessantes para o negócio de acordo com a persona e as ferramentas que podem ajudar a apresentar um produto, serviço ou falar sobre uma marca. Considere o orçamento disponível e analise as opções selecionadas para seguir adiante e escolher os melhores veículos.

Veículos de comunicação

Após pensar nos tipos de linguagem e em formatos considerando os objetivos, o público e o orçamento da empresa, o profissional deverá encontrar os veículos ideais para a estratégia da organização.

Esse momento será a etapa final para construir uma comunicação capaz de alcançar as pessoas certas. Para garantir que isso aconteça, procure emissoras, canais de rádio, jornais e revistas que abordem temas relacionados com os do negócio e que sejam interessantes para o público-alvo.

Entender qual veículo é mais relevante para os potenciais clientes e que tem maior poder de alcance é uma forma de tornar o investimento mais certeiro e ter o seu retorno mais visível.

Além disso, escolha empresas e marcas relevantes, que além de oferecer bom alcance sejam vistas como fontes confiáveis de informação. Estar em espaços seguros é uma forma de alcançar diversos benefícios, como aumentar tráfego de um site, conquistar mais leads, aumentar o número de vendas de algum produto ou serviço e reforçar uma marca.

Se você tem dúvidas sobre os melhores formatos e espaços para fazer um anúncio, pode obter ajuda usando o simulador multimídia de publicidade.

Nele, há algumas perguntas sobre os objetivos, o público e o orçamento de uma campanha. Ao respondê-las você oferece as informações necessárias para que um algoritmo que filtra, qualifica e ajusta cenários de investimento de acordo com o orçamento e a melhor entrega de publicidade entregue uma recomendação de mídia em TV, rádio, jornal ou digital em Santa Catarina.

Já sabe as diferenças entre canais, meios e veículos de comunicação? Leia o artigo Como anunciar na NSC e veja como essa ação pode aprimorar a estratégia de marketing de um negócio!


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