logo Negócios SC
Simule sua Campanha

voltar

Negócios SC

Negócios SC

Inovação

Dicas para criar um bom texto de comercial de rádio

24/05/2022

A rádio é essencial no cotidiano de 87% dos catarinenses, de acordo com uma uma pesquisa da Kantar IBOPE Media para a Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT). Em Santa Catarina, quatro em cada dez pessoas (43%) ainda revelam ouvir o meio todos os dias. Isso equivale a um grupo de mais de 3 milhões de habitantes no Estado.

Em termos de alcance e visibilidade para a marca, então a rádio é um dos meios mais interessantes. No entanto, assim como um anúncio de televisão, o comercial de rádio deve seguir algumas boas práticas para que traga bons resultados com a comunicação.

Com isso em mente, veja a seguir mais dados sobre a importância de anunciar na rádio e dicas para fazer um comercial de sucesso.

Anunciar na rádio pode aumentar as vendas

Existem muitos bons motivos para anunciar na rádio. Entre eles, podemos destacar o fato de ser um investimento bastante acessível para o alcance que ela oferece, o efeito de aproximação da marca com os ouvintes ou até o impacto no meio digital, a exemplo do case de sucesso da Floripa Lançamentos.

Mas também podemos ir direto ao ponto: anunciar na rádio pode aumentar as vendas. A mesma pesquisa da Kantar IBOPE Media mostra que 40% dos ouvintes catarinenses já pesquisaram ou compraram algum produto anunciado no meio.

Um número ainda maior de pessoas em Santa Catarina lembram-se dos comerciais ouvidos. Quase nove em cada dez indivíduos (89%) têm lembrança de algum comercial de rádio que ouviu nos últimos 30 dias.

Isso acontece porque a rádio não se trata apenas de uma mídia popular. Ela é, acima de tudo, uma mídia de confiança. Tanto que 75% dos ouvintes no Estado confiam igualmente nos comerciais durante a programação.

Portanto, é essencial estar presente nas emissoras com maior afinidade com o público-alvo. Afinal, o intervalo da rádio é uma poderosa vitrine comercial para os negócios.

Leia também: Pesquisa mostra a força da rádio em Santa Catarina

O anúncio na rádio deve representar a personalidade da marca. (Foto via Freepik)

Como criar um bom texto de comercial de rádio?

Um bom texto de rádio começa, na verdade, com uma boa estratégia para o comercial. Saber quem é o público-alvo do spot, durante quais programas ele será veiculado e qual é o tempo ideal para se transmitir a mensagem é fundamental para o correto direcionamento da criação.

Por exemplo, conhecendo-se bem o público-alvo e o conteúdo dos programas em volta, pode-se ajustar melhor o tom do anúncio. É importante pensar que a experiência com a publicidade não pode destoar da programação em si, por isso deve haver uma harmonia entre programas e comerciais de rádio.

Já o tempo do anúncio está relacionado às possibilidades criativas. No caso de um comercial de rádio de 10 ou 15 segundos, talvez não seja a ideia mais adequada criar um jingle, porque não há tempo suficiente para desenvolver uma música memorável. Por outro lado, spots de 30, 45, 60, 90 e até 120 segundos, embora deem mais flexibilidade para o texto, exigem mais recursos criativos para reter a atenção do público.

A partir dessas considerações iniciais, acompanhe as dicas para criar um bom texto de comercial de rádio.

Leia também: O segredo para fazer um spot de rádio (com exemplos)

Dicas para fazer seu comercial de rádio

1. Encontre o tom adequado

Entenda-se aqui o tom tanto do texto quanto da locução. A escolha das palavras — descontraídas, neutras ou mais formais — e das vozes para narrá-las será a representação da personalidade da marca na rádio. Isso é fundamental para que o anúncio ressoe com o público-alvo.

2. Dedique-se aos primeiros cinco segundos

O ouvinte decidirá em pouquíssimo tempo se vai prestar atenção ao comercial de rádio ou não. Então, comece com um gancho para mantê-lo interessado. A dica é abrir o anúncio com uma pergunta que fale diretamente com o ouvinte, ou relatar um problema comum à audiência que o produto ou serviço pode resolver. Ainda, uma terceira opção é iniciar com um elemento inesperado, como um som diferente e chamativo.

3. Desenvolva a ideia, mas não exagere

O meio do spot é onde o texto vai abordar mais detidamente o produto ou serviço. Porém, foque nas informações essenciais. Quanto mais se diz, menos detalhes o ouvinte vai lembrar de fato. Além disso, os locutores precisam de tempo para falar as palavras de forma que o público as compreenda. Para facilitar, use um cronômetro de texto e deixe alguns segundos de folga para uma boa atuação das vozes do anúncio.

4. Finalize com uma chamada para ação

Esta parte é simples: se a marca deseja que o consumidor responda ao anúncio, precisa indicar qual é a ação esperada dele. Em outras palavras, é o momento de indicar o que o ouvinte deve fazer para aproveitar o que foi anunciado. Aqui também evite exagerar — quanto mais direto, melhor.

5. Aposte na criatividade

Seja curto, seja longo, todo comercial de rádio deve criar um cenário auditivo para envolver o público. Pode ser um locutor falando com a audiência, um diálogo entre dois personagens, um jingle etc. Mas, independentemente do formato, a criatividade é o que o destacará entre os demais anúncios.

A criatividade, inclusive, é o que permite quebrar certas práticas comuns. Por exemplo, o famoso jingle do Guaraná Antarctica “Pipoca na panela, começa a rebentar” não termina com uma chamada para ação, porque todos os elementos sensoriais do texto — “que sede que dá” — cumprem esse papel.

Ou seja, criar um bom texto de comercial de rádio não é exatamente como seguir uma cartilha. Existem sim boas práticas, mas acima de tudo deve prevalecer a criatividade.

Agora, para saber como anunciar na rádio em Santa Catarina, veja a tabela das emissoras da NSC.


Negócios SC


Já ouviu o podcast Negócios SC? Conteúdo direto ao ponto com convidados super especiais Ouça aqui
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook youtube infograico