logo Negócios SC
Simule sua Campanha
Marketing

Dia do Rádio: os números e as possibilidades para anunciar neste meio

25/09/2019

A rádio entrou na vida dos brasileiros em 1922, quando foi realizada a primeira transmissão radiofônica no país, em comemoração ao centenário da Independência. Quase 100 anos já se passaram e, de lá para cá, a rádio se consolidou como um dos meios de comunicação mais presentes no cotidiano dos brasileiros.

Para os anunciantes, ela é uma das mídias essenciais que devem constar no planejamento de marketing. Com custo de produção e veiculação mais baixo, possibilita campanhas massivas com investimento inferior e que, ainda assim, atingem em cheio o público-alvo.

Em comemoração ao Dia da Rádio, trouxemos hoje alguns dados importantes (e surpreendentes!) sobre o consumo de rádio no Brasil. Além disso, apresentamos algumas inspirações de campanhas que provam que dá para ser muito criativo e marcante em apenas 30 segundos.

Os expressivos dados sobre a rádio no Brasil

Em 2018, a Kantar IBOPE Media divulgou os resultados da pesquisa sobre o consumo de rádio no país e constatou que 86% da população das regiões metropolitanas aferidas ouve rádio.

O número é expressivo, mas um outro dado também chama a atenção: o tempo médio de consumo. Hoje, os brasileiros ouvem rádio por, em média, 4h40, sendo que 3 em cada 5 escutam todos os dias.

Os dispositivos utilizados para ouvir rádio

  • Rádio comum: 85%
  • Smartphone: 18%
  • Computador: 4%
  • Outros devices: 5% 

De onde os ouvintes acompanham a programação

  • 71% de casa;
  • 21% no carro;
  • 12% no trabalho;
  • 7% durante o trajeto diário;
  • 3% outros locais.

A rádio na web

  • Em 2017, o tempo diário dedicado a ouvir rádio pela internet era de 2h07. Em 2018, essa média subiu para 2h21;
  • A maioria dos ouvintes de rádio na web é pertencente às classes A e B e a faixa etária que mais se destaca é de ouvintes entre 20 e 39 anos.

Esses são apenas alguns dos dados obtidos pela pesquisa. Se você quiser ter um panorama local, o Mídia Kit Rádios da NSC traz dados sobre audiência e mais detalhes sobre as 8 emissoras que falam diretamente com os catarinenses. Para baixar, basta clicar aqui.

Muito além dos 30 segundos: 3 spots memoráveis

Ainda segundo a pesquisa da Kantar IBOPE Media, durante o período da aferição, as emissoras analisadas somaram mais de 1 milhão de horas de publicidade na rádio, resultado de mais de 3 milhões de reais investidos em inserções.

Se destacar em apenas alguns segundos e entre tantos outros anunciantes, pode ser difícil, mas esses spots que trouxemos mostram que a criatividade é capaz de fazer toda a diferença na hora de anunciar na rádio. Confira!

“Filho”, Panamericana Escola de Arte e Design

Com o mote “Até onde vai sua criatividade”, a agência AlmapBBDO criou um spot onde uma simples pergunta dá margem à várias respostas. Dê o play!

 

“Hino”, Forbes

A revista Forbes criou jingles com “hinos” para grandes executivos. Neste abaixo, a criação da agência Ogilvy Brasil para o “país Mark Zuckerberg”. 

“Drunk Driver”, Safe Kids Worldwide

Esta criação da agência Talent prova que um bom roteiro, aliado ao tom de voz ideal, é capaz de prender a atenção do ouvinte por mais que apenas 30 segundos. O spot, criado para a ONG Safe Kids Worldwide, foi o vencedor do Leão em Cannes, categoria Rádio, em 2013.

Case NSC: Bayer Bier

Se a sua marca quer falar com os catarinenses, precisa estar onde eles possam ouvi-lo. A Cervejaria Bayer Bier investiu em uma campanha de rádio (com veiculações na CBN Diário e Atlântida) para a divulgação do Festival Bayer Bier. Em apenas uma semana, o resultado foi tão expressivo que a marca foi convidada a abrir suas portas para receber o evento Estádio CBN. A casa foi cenário para a gravação de um programa e recebeu um público variado.

Confira o depoimento do proprietário da Bayer Bier sobre o retorno do seu investimento nas mídias da NSC.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=11&v=bkXTjQCltpA

Alcance o seu público com a NSC

A NSC Comunicação conta com 8 emissoras e alcança mais de 1 milhão de ouvintes em toda Santa Catarina. Entre em contato com um dos consultores da NSC Comunicação

através do telefone (48) 3216.3216 ou do WhatsApp (48) 99174.3847, de segunda a sexta, em horário comercial e saiba como anunciar onde os catarinenses ouvem!


Content Creator

Estúdio NSC Branded Content

Tenha uma marca inesquecível! Comece agora
Sucesso! Sua mensagem foi enviada.
Ops! Nós tivemos um problema mensagem não enviada.
Negócios SC NSC Comunicação linkedin facebook infograico